Quem aí já está pensando na decoração da casa nova? Todo mundo, né?

Eu confesso que amo essa parte!

Mas sei que às vezes nós já estamos investindo tanto no casamento que ficamos sem saber como fazer para ter uma casa linda sem gastar tanto.

E hoje a minha amiga querida e expert no assunto “casa” vem dar dicas especiais para vocês de como dar uns toques mágicos na casa sem ter que investir muito dinheiro. Vamos?

Com vocês, a Ju, do blog Vida de Casada!

“Durante os preparativos do casamento, outro assunto que também entra em pauta nas nossas vidas são os assuntos de casa e decoração. Por isso, nada melhor do que dicas para quem procura decorar a casa nova com estilo e praticidade.

Pensando nisso, resolvi separar 7 dicas baratas para decoração. Tenho certeza que vocês vão adorar!

1. Papel de parede

O papel de parede é uma forma barata de acrescentar estilo, cor ou textura para o seu espaço. Seja um ambiente que você quer redecorar ou um novo projeto, ele sempre é uma boa opção.

Por ter uma variedade enorme de opções, fica fácil encontrar um que se encaixe perfeitamente no que você deseja e que combine com o seu gosto. Além do mais, a aplicação é bem simples e não faz muita sujeira como pintura ou texturas!

papel-de-parede

2. Gesso acartonado

Outra forma barata e cheia de vantagens (a aplicação é limpa e muito mais rápida que o gesso normal, por exemplo), é o drywall ou gesso acartonado. Ele é a escolha certa para quem quer fazer mudanças maiores, como painéis, projetos de iluminação ou divisão de um espaço.

E o gesso acartonado é bem flexível: você pode usá-lo de diversas formas diferentes e pode também dar o acabamento que melhor couber no seu projeto!

3. Trabalhe o layout do espaço

Uma dica bem simples e barata de decoração e que não vai custar nada do seu orçamento, é trabalhar o layout do seu espaço. Muitas vezes basta mudar móveis de lugar ou reorganizar um cômodo para que ele se transforme.

Na hora de rever o layout, leve em consideração coisas como equilíbrio — seja radial, simétrico ou assimétrico, ele diz muito sobre o seu espaço; experimente mudar para ver se o resultado te agrada —, disposição dos móveis — vale a pena considerar outros ambientes da sua casa; às vezes um móvel que está sendo usado no quarto vai combinar melhor com o layout da sala — e luminosidade: muitas vezes o próprio layout está atrapalhando a passagem de luz, que é um fator importante na forma como percebemos um espaço.

4. Prateleiras

As prateleiras são quase como um coringa da decoração. Elas se encaixam bem em quase todos os projetos e te fornecem um espaço extra para expor objetos decorativos ou organizar as coisas que você já possui em casa, como livros.

E por serem uma forma arejada e aberta de dispor as coisas, elas também são uma dica chave para quem mora em apartamento pequeno!

prateleiras-decoracao-casa

5. Faça-você-mesmo

Se você ainda não conhece o movimento DIY (do it yourself, que é a sigla em inglês para “faça-você-mesmo”), ele vai se tornar o melhor amigo do seu orçamento! A ideia é que nós mesmos podemos criar e reaproveitar materiais sem uso na decoração. Hoje em dia existem diversos projetos de DIY na internet, que vão de luminárias à jardim de suculentas em um quadro.

É possível encontrar um jeito de fazer você mesma e sem gastar muito quase todo tipo de objeto decorativo. Além do mais, o DIY te dá a oportunidade de colocar ainda mais de você na sua decoração. Afinal, quando a gente mesma cria, o espaço se torna mais pessoal e personalizado!

6. Reaproveite

Nossa penúltima dica está ligada à ideia do faça-você-mesmo. Muitas vezes temos todo o mobiliário para redecorar e transformar o nosso espaço dentro de casa, só precisamos de uma nova perspectiva ou de criar uma nova cara para esse mobiliário. E não tem nada mais amigável para um orçamento do que reaproveitar algo que você já tem.

Pinte aquele móvel que você já não usa mais de outra cor, troque os puxadores ou procure um projeto de DIY na internet para fazer uso dele de uma forma completamente diferente. Existe um mar de opções para redecorar o seu espaço sem você precisar sair de casa!

DIY-decoracao-casa

7. Plantas

Por último, mas não menos importante, tente trazer mais vida ao seu espaço com plantas. Principalmente se você mora em um apartamento pequeno, elas criam a sensação de um lugar mais arejado, limpo e fresco. E elas realmente te ajudam a limpar o seu ar também! Além do mais, hoje em dia existem diversas formas de dispor o seu jardim de forma interessante, como jardim suspenso ou vertical.

Se você não é muito fã de plantas ou não tem muito tempo para cuidar delas, pesquise na internet por opções que precisam de menos sol e de menos cuidado, como as plantas que são recomendadas para um jardim de inverno, por exemplo.

Bem pessoal, espero que tenham gostado de conferir as dicas! Espero vocês no Vida de Casada para falarmos mais sobre casa e decoração.”

Eu amei, Ju! Obrigada e volte sempre. Nós amamos diquinhas como essa, não é meninas?