O que é noivado? É a mesma coisa que pedido de casamento? É uma festa? Nós temos que fazer? No post de hoje vamos papear sobre tudo para organizar seu noivado.

Para que você saia desse post sem nenhuma dúvida!!

frufru

O que é noivado?

Antes as coisas eram mais “certinhas’. O homem ia à casa da namorada, pedia sua mão em casamento para o seu pai e a partir daí eles eram considerados noivos, até o dia do casamento. Hoje as coisas são menos óbvias. E é comum se ver chamarem de noivado:

  1. O pedido de casamento (feito de um pro outro)
  2. O pedido de casamento/consentimento feito para os pais
  3. A comemoração da decisão de se casar
  4. O comunicado da decisão de se casar

As quatro coisas são tratadas como noivado, não é verdade?

Bom, se as suas dúvidas estiverem relacionadas ao 1) pedido de casamento, tem um post só sobre isso, passa lá.

Mas se estamos falando um evento (seja ele para comunicar, comemorar ou mesmo fazer o pedido) então vamos definir que é isso que estamos chamando de noivado, ok?

noivado

frufru

Tenho que fazer um evento de noivado?

Eu sou suspeita porque adoro comemorar! Acho uma delícia comemorar as coisas boa da vida com as pessoas que amo, então acho que sim, é uma ótima ideia! Mas se não é seu caso, se você não é muito fã de festa e de oba-oba, não faça. Simples assim. Tem sido cada vez mais comum a comemoração do noivado, mas faz quem quer, quem gosta, quem vê sentido.

frufru

E como deve ser o evento de noivado?

A festa de noivado em si não tem uma identidade específica. Eu sugiro que você encare como uma festa de aniversário. Da mesma forma que você pode comemorar ou não um aniversário, pode fazer um jantarzinho íntimo ou uma super festa de arromba, funciona um evento de noivado, sabe?

Mas independente do formato, depois que todos os seus convidados tiverem chegado, concretize o noivado. O que isso quer dizer? Pode ser o pedido de casamento, pode ser simplesmente o anúncio da decisão de se casarem ou mesmo da data, enfim… o momento ápice. Se a gente for comparar a um aniversário seria o equivalente a “hora do parabéns”.

Um momento bom para esse “auge” acontecer é mais ou menos uma hora e meia depois do início da festa. Porque aí já deu tempo de todo mundo chegar e o pessoal ainda não está tão felizinho, rsrs. E é legal que isso aconteça no início porque todo o resto da comemoração vai girar em torno disso.

Ah, uma pergunta frequente: temos que fazer declarações de amor  (#votos) em público no dia do noivado? Só se quiserem! É importante que digam alguma coisa, mas pode ser somente o anúncio da data, um agradecimento aos presentes, etc. Se não se sentem confortáveis, deixem as declarações para a intimidade. Mas se gostarem, sugiro que falem dos sentimentos de vocês sim, deixa o momento ainda mais romântico e inesquecível.

frufru

Onde fazer a festa de noivado?

Mais uma vez encare como uma festa de aniversário. Você pode fazer na sua própria casa, na casa de um amigo/parente, pode alugar um espaço de eventos, etc. Tudo é possível, vai depender do estilo da festa de noivado que você está preparando, da quantidade de convidados…

Se for para eu opinar, meu voto é de que seja na casa de alguém da família, porque tem a ver com o tema. Noivado, casamento e família são coisas bem próximas no meu dicionário. Na minha opinião, combinam muito bem, então: festa de noivado na casa dos noivos, por exemplo, é perfeito!

noivado

frufru

Quem convidar para a festa de noivado?

Mais uma vez, tudo vai depender de como você quer que seja o evento. Cabe fazer um jantarzinho romântico só para vocês dois mas também cabe fazer um festão de noivado para 500 pessoas. Não tem certo e errado não, vai depender mesmo da “carinha”que você quer dar para a sua celebração.

Só não se esqueça que se o orçamento estiver apertado você não deve se empolgar na festa de noivado. Lembre-se que vem vindo casamento por aí 😉

frufru

Quando fazer a festa de noivado?

Assim que vocês tiverem definido os detalhes principais do casamento. Confesso que acho estranho quando você vai numa festa de noivado em que os noivos não fazem a menor ideia nem de quando será o casamento… Você já deve ter ido numa festa assim em que o casal se casou dez anos depois da festa em questão. Confessa, não é um pouco estranho?

Eu acho que faz mais sentido quando, no noivado, o casal já tem mais ou menos uma noção de quando será o casamento e como ele será ( se será na igreja, se será um casamento maior ou menor, etc). Não que tudo tenha que estar pronto e que nada possa ser mudado. Mas saber essas coisas ajuda até mesmo a formatar a festa de noivado.

Por exemplo, vamos supor que vocês optem por não fazer uma festa de casamento. Sabendo disso antes, vocês podem aproveitar para já comemorar com os amigos na festa de noivado. E vice versa. Vocês podem querer dar uma festa de casamento super bacana e por isso vão preferir abrir mão da comemoração de noivado. Enfim, o que eu quero dizer é que as comemorações podem ser complementares,  “conversar entre si”.

noivado

frufru

Temos que trocar alianças?

Não. A troca de alianças é um ato simbólico. Se fizer sentido para vocês, ok. Mas não é fundamental. Para os tímidos que não gostam de falar muito pode ser uma boa solução para o momento auge do noivado.

Ah, preciso lembrar que os noivos devem usá-la na mão direita?

frufru

Preciso ter um anel de noivado ou serve uma aliança?

Nos Estados Unidos é muito comum a mulher ser pedida em casamento com um anel de noivado. E até o dia do casamento ela usa esse anel (o homem não usa nenhum símbolo). No dia do casamento eles trocam as alianças propriamente ditas, colocando na mão esquerda um do outro.

Já aqui no Brasil é mais comum os noivos usarem a aliança na mão direita durante o noivado (tanto o homem qaunto a mulher) e no dia do casamento eles trocam de mão, passando a usá-la na mão esquerda. Alguns usam a mesma, outros trocam e usam alianças diferentes.

Fica à gosto do cliente 😉

frufru

Tem que ter música, bolo e decoração na festa de noivado?

Para cada um desses item eu sugiro que você avalie exatamente como se fosse uma outra festa qualquer. Decoração eu acho que sempre cabe (mesmo que estejamos falando somente de uma linda toalha de mesa e um pequeno arranjo de flores). Música já depende do tamanho do evento… Agora uma coisa que eu realmente acho que vale a pena investir é nas fotos! Ter um bom registro do momento vivido, pra mim, é fundamental!

noivado

frufru

E como convidar as pessoas para o noivado?

Se a ideia é fazer uma festa para um maior número de pessoas é importante ter um convite – mas ele só precisa ser impresso (naquele formato clássico de convite) se o evento for mais formal. Caso contrário vale fazer um convite (lindo) virtual e mandar para os amigos via e-mail e até mesmo whatsapp (sim, para a comemoração do noivado, vale!).

Mas será bem legal se, além de enviar esse convite virtualmente, vocês derem um telefonema ou encontrarem pessoalmente com o convidado reforçando a importância da presença dele no evento (quem não ama se sentir querido?).

frufru

Que roupa usar na festa de noivado?

Aquela que te deixar mais linda 😉

Você não precisa necessariamente usar branco (apesar de eu achar que cai super bem e dá o tom relacionado a casamento que às vezes falta na festa de noivado), só se gostar. O principal mesmo é estar se sentindo linda e feliz!

frufru

No vídeo abaixo eu falei um pouquinho disso tudo e ainda contei como foi a MINHA festa de noivado. Acho que ainda não tinha falando dela aqui no blog, né?

Muitas coisas que indico vocês a fazerem, eu não fiz. Mas foi lindo. Vem ver 😉


frufru