Você sabe do que se trata? Sabia que essa é uma taxa que você tem que pagar no seu casamento? Sim e é obrigatória. Mas tem pouca gente que sabe disso. E mais: pouquíssimas pessoas falam sobre isso.

E o que costuma acontecer é você ser surpreendida no meio do caminho com mais uma taxa para ser acrescentada na sua planilha de custos do casamento.

Portanto, para não ser pega de surpresa, se antecipe, se informe e descubra se terá que incluir mais esse gasto no seu orçamento, ou não.

frufru

O que é o ECAD?

A sigla significa: Escritório Central de Arrecadação e Distribuição.

E o que vem a ser isso?

É um escritório privado brasileiro que é responsável pela arrecadação e distruibuição dos direitos autorais das músicas e seus autores.

Taxa ECAD

frufru

E o que é a taxa do ECAD?

De acordo com aa lei dos Direitos Autorais, os compositores, músicas ou gravadoras de qualquer música tem que ser remunerados sempre que ela for reproduzida.

E qualquer evento que tenha a reprodução de músicas para um público tem que pagar essa taxa previamente. Isso mesmo, não adianta nada pagar somente na hora da festa, caso haja fiscalização, tá?

frufru

E o acontecer se eu não pagar?

Recomendo fortemente que você não faça isso. Caso haja uma fiscalização você pode ter problemas judiciais, terá que pagar uma multa bem alta e o evento corre o risco de ser interrompido. Já pensou que horror?

Portanto, faça a sua parte direitinho e pague a taxa, conforme orienta a lei.

frufru

E qual o valor dessa taxa?

O valor da taxa do ECAD é variável e vai depender de alguns fatores. Mas gira em torno de 10% a 15% do valor da locação do espaço onde vai acontecer sua festa de casamento.

Verifique sobre essa taxa com o local onde você vai se casar porque muitos deles já embutem o valor dela no preço que passam a você.

De qualquer forma, ao negociar com o espaço do seu casamento, deixe tudo que for acordado escrito no contrato! Você precisa se assegurar e ter certeza absoluta de que esse valor foi pago. Porque caso haja uma fiscalização no dia do seu casamento você terá todos os documentos para comprovar o pagamento feito.

frufru

Casamentos em casa também precisam pagar a taxa?

Não. Só é necessário pagar essa taxa quando o evento acontece em um estabelecimento comercial. Se é um espaço com CNPJ, que é locado para eventos, você vai precisar pagar. Mas se é o sítio onde mora a sua avó, não há a necessidade de pagar a taxa do ECAD.

frufru

Como fazer para pagar essa taxa?

Caso a responsabilidade de pagar a taxa do ECAD tenha ficado com você e não com o espaço do casamento vou te explicar como fazer. Através desse site aqui você vai encontrar a sede mais próxima do ECAD. Descobrindo a sede mais próxima você deve entrar em contato para que eles gerem um boleto para ser pago por você.

E não se esqueça de levar o documento comprovando o pagamento no dia do seu casamento (deixe com sua assessoria). Assim, caso haja uma fiscalização vocês terão como comprovar o pagamento da taxa.

frufru

E depois do casamento?

Após o casamento você deve entrar em contato novamente com o ECAD e enviar uma lista com as músicas que foram tocadas no seu casamento. Dessa forma o escritório poderá distribuir corretamente todos os direitos autorais.

frufru

Agora me conta, você já sabia sobre essa cobrança da taxa do ECAD? O espaço do seu casamento vai arcar com o custo ou não? Me conta?

E para assistir esse conteúdo em vídeo, está aí:

frufru