De um ano para o outro, muita coisa muda na forma como o ritual do casamento costuma acontecer. Mudam os estilos, as cores mais desejadas para as decorações, as comidas e bebidas servidas e por aí vai.

E em 2020? Em que direção os casamentos estarão indo? Eu te conto!

A maior tendência é a individualidade. Cada vez vai ser mais difícil colocar o casamento em caixinhas de estilo. Os convidados não vão mais ter aquela sensação de que “casamento é tudo igual”. E é essa forma de pensar o casamento que vai nortear praticamente todas as tendências do ano que vem!

frufru

1.Personalização

A principal tendência para o próximo ano é a personalização. Com certeza a gente já tem visto muitos casamentos personalizados por aí. Mas agora a coisa vai ficar melhor!

A tendência principal agora é a individualidade porque os casamentos começam agora a ter características muito pessoais.

Hoje em dia muito já se fala sobre personalização mas na verdade o que a gente acaba vendo, na maioria dos casos, são casamentos muito parecidos entre si. Mas a tendência é que isso mude e os casamentos tenham cada vez mais características próprias e únicas.

A ideia é que as ccelebrações tenham uma mistura de estilos, de acordo com o perfil dos noivos.

Um bom exemplo de casamento personalizado (na foto abaixo) são os detalhes do casamento da Karol Pinheiro Na foto à esquerda, o drink com a carinha do “Cookie”, cachorrinho da Karol. Na foto à direita, as lembrancinhas do casamento. A Karol e o Artur amam livros e buscaram muitos livros de romance em sebos para entregarem aos convidados na saída do evento.

Kasamento personalizado

frufru

2. Noivas vestindo-se de si mesmas

Vestido de noiva não é fantasia. Portanto, o comum argumento de que “isso não parece um vestido de noiva/sapato de noiva/ penteado de noiva, etc”não faz o menor sentido.

O importante é que você encontre uma roupa (e acessórios) que te façam sentir linda e preparada para viver esse momento especial na sua vida. Se será branco ou não, longo ou não, encorpado ou não… Nada disso importa. Você não precisa se enquadrar em um estereótipo pré determinado.

Estereótipo que, inclusive, volta e meia traz muito sofrimento porque “exige” que a mulher esteja magra, alta, com os cabelos longos lindamente organizados em um coque, esteja usando salto, e por aí vai… E isso simplesmente não é a fotografia da maioria de nós, mulheres reais.

Noiva de tênis

Foto: Aproximar Fotografia

frufru

3. Madrinhas com vestidos de cores diferentes

Outro dia mesmo essa moda da noiva escolher uma paleta de cores para as madrinhas chegou aqui no Brasil e lá vai ela, já se despedindo.

Depois de fotos lindíssimas da mulherada usando cores harmônicas – e de muita polêmica e discussões entre elas e as noivas – o que vale agora é deixar as madrinhas livres.

Sim, porque a ideia não é que somente a noiva se vista de si mesma, mas também as madrinhas. A tendências é que elas possam escolher o modelo e as cores que mais tem a ver com a personalidade de cada uma e estejam radiantes de felicidade no seu casamento. Totalmente autênticas e livres para serem quem elas são. Porque o que a gente mais quer são pessoas felizes no nosso dia, né?

noivos-madrinhas-rosa

frufru

4. Casamentos mais sustentáveis

Enfim, essa tendência chega com força aos casamentos. Consciência ambiental é responsabilidade de todos nós. Não adianta postar textão na rede social se indignando pelas queimadas na Amazônia mas fazer um evento totalmente irresponsável do ponto de vista sustentável, né?

Tem post aqui no blog onde dou várias dicas para um casamento sustentável. Mas sem fazer muito esforço a gente consegue se lembrar de várias boas práticas. Menos plástico, mais flores plantadas, trocar a lista de presentes por doações a quem realmente precisa,… e por aí vai.

Aliás, não definir a cor do vestido das madrinhas também é uma dica sustentável, sabia? Seria ótimo se as suas amigas não precisassem comprar vestidos novos para irem ao seu casamento, mas que pudessem usar aqueles que elas adoram e que já estão no armário 😉

casamento sustentável

Lembrancinhas para casamento sustentável

frufru

5. Bouquets cada vez mais pessoais

E olha aí quem está entrando na onda da personalização e ficando cada vez mais parecido com a sua dona. Sim, os bouquets. Além da gente já se sentir mais livre para escolher a cor, o formato e as flores, estamos agora incorporando objetos aos bouquets.

Um relicário com a foto de alguém especial, um terço enrolado no bouquet, uma flor especial representando alguém em meio à outras e por aí vai…

A tendência é usar o bouquet como seu amuleto da sorte, e incluir nele aquilo que mais te agrada. Não importa se à vista ou escondido no meio das flores. Mas você vai poder esconder ali tesouros especiais para você. De forma literal, ou simbólica.

casamento-boho

frufru

6. Decoração menos estereotipada

A proposta é que a decoração dos casamentos não seja mais tão facilmente definida por um rótulo. Ao invés de casamentos rústicos ou modernos, teremos muitas misturas de estilos.

Além disso, a paleta de cores aumenta e a decoração deixa de ser baseada em uma ou duas cores. Sabe aquela história de dizer “a decoração do meu casamento foi marsala”? Já era. Os decoradores têm trabalhado cada vez mais com cartelas de cores, e vai ser difícil definir quais foram as cores da sua decoração. A tentativa é no sentido de criar atmosferas e ao invés embasar a decor em cores específicas.

Outra tendência de decoração é um grande foco em iluminação, que cada vez tem ganhado mais visibilidade. Lustres (até pendurados nas árvores), luzinhas e afins serão (ainda mais) as grandes estrelas das decorações de casamento.

luzinhas-decoracao-casamento-boho

frufru

7. Recepções com menos custo

Ouvi um grito de alegria aí? Pois é, é isso mesmo!

Os casamentos enormes e muito luxuosos tem perdido força. A moda agora é ter consciência ambiental, e a ostentação tem sido sinônimo de falta de bom senso.

Em tempos em que temos gritado por mais verdade, essa tendência demorou a chegar! Muitos casais não querem mais casamentos estéticos só para postar no Instagram. Não querem um luxo absurdo só para aparentar poder. Os casais tem procurado por casamentos verdadeiros. Onde o real luxo está na verdade do que está sendo feito, no que está sendo dito.

Sendo mais sustentáveis, ou seja, gastando menos no casamento, evitando os “tem que ter”que não fazem sentido para a gente e buscando por um evento mais autoral e verdadeiro, temos casamentos mais baratos. Onde o que é valorizado é o que se viveu no dia e não o que foi “criado” para o registro.

Não é maravilhosa essa matemática?

frufru

8. Casamentos em locais diferentes

O primeiro passo foi o casamento sair da Igreja. O que, na minha opinião, é muito bonito, porque hoje em dia, só se casa na Igreja quem realmente acredita e vê sentido. Aqueles casais que não eram religiosos e nem davam bola pro ritual, que antes se casavam na Igreja por não terem outra opção, hoje podem optar por casamentos mais conectados com sua intenção.

Mas, de modo geral, esses casamentos saíram da Igreja e foram para sítios, campos, fazendas e espaços ao ar livre, no geral.

E com a pegada da vez é personalizar, agora os casais estão buscando por espaços com os quais se identificam mais. Casamentos em casa, em restaurantes que significam algo para o casal, em salas de teatro, bibliotecas, praças, escolas, etc…

Saindo da obviedade de um espaço de festas os noivos tem procurado por locais que fazem parte da sua história e com os quais já existe uma relação afetiva porque buscam por algo único.

casamento na praca do papa

Casamento numa praça, a Praça do Papa em Belo Horizonte

frufru

9. Dois vestidos de noiva

Mas nem todas as tendências tem seguido essa linha da sustentabilidade. E uma que temos já visto muito entre as celebridades é a opção da noiva por usar dois vestidos.

Antes nós víamos a noiva tirar a cauda na hora da festa ou fazer alguma pequena alteração para ter mais conforto.

Mas agora não. A ideia é mesmo usar vestidos diferentes, muitas vezes até de estilos diferentes.

 

frufru

10. Dois casamentos

É claro que não estou falando do casamento civil + casamento religioso. Essa combinação já é praxe.

Mas a tendência agora é fazer mais de uma celebração de casamento. Podem ser simbólicos ou religiosos.

Vocês já devem ter visto isso entre as celebridades. Um casamento no campo, outro na cidade. Um na praia e outro na Igreja… E por aí vai.

E ao que tudo indica, isso deixará de ser privilégio das celebridades e as pessoas “comuns” cada vez mais se animarão com a ideia de ter mais de um casamento.

frufru

11. Outras tendências na decoração

  • Arranjos de flores não estruturados
  • Muita folhagem e muita cor
  • As cores mais usadas serão o rosa quente e  fúcsia
  • Frutas usadas nas decorações
  • Misturas de tecidos e de texturas
  • Paredes de balões
  • Salas inteiras montadas ao ar livre, sofás para se ver as estrelas

Cerimônia de casamento ao ar livre

frufru

12. Comes e bebes

E em relação a comes e bebes, a ideia é colocar personalidade nelas também. Escolher comidas que contem história é uma ótima maneira de fazer isso. Ofereça comidas regionais, feitas por alguém da família, que vocês amem ou mesmo drinks personalizados.

Além disso, será cada vez mais interessante levar em conta as restrições alimentares dos seus convidados. Ilhas de comida vegana, sem glúten, vegetariana, etc.

As festas sem bebidas alcoólicas também serão cada vez mais comuns.

E ainda falando em bebidas, o Gin aparece como bebida principal, a mais pedida (e desejada) pelos convidados.

Lá no Instagram deixei um destaque só com sugestões de como personalizar os comes e bebes do casamento, porque sei que às vezes é difícil pensar em coisas fora da caixa. Corre lá pra conferir.

frufru

E aí, o que você achou das tendências para casamentos em 2020? Qual você mais gostou e porquê? Quero saber!

E para ver esse conteúdo em vídeo, só clicar no play!

frufru