Hoje vou falar de um assunto bem “trash” (que eu preferia nem falar, mas é necessário, né?): o orçamento do casamento. Esse é um assunto chato, que costuma gerar um estressezinho entre o casal.

É complicado mesmo sentar pra conversar sobre isso – mas precisamos encarar a realidade!

Por isso, chame o seu(sua) noivo(a) e vem ler esse post (mas só se vocês estiverem em um dia bem tranquilinho! Rs).

quanto-custa-casar

frufru

Casar é caro?

Esta é uma pergunta que eu sempre recebo: “Casar é caro?”. E as pessoas me perguntam isso porque ninguém responde a essa pergunta… como eu vou fazer agora! (não me xinguem, rs). Pois é. Eu também não posso responder a essa pergunta, porque ela simplesmente não tem resposta!

Casar PODE ser caro, sim. Mas casar PODE ser barato também.

A variação de preço com a qual você pode se deparar quando você planeja um casamento é MUITO, MUITO grande.

 frufru

Quantidade de itens no seu casamento

Um dos motivos dessa variação de preços entre um casamento e outro é porque a variação de itens que você pode ter no seu casamento TAMBÉM é muito grande!

Eu me lembro que, quando eu casei, eu fiz uma listinha bem minuciosa (porque eu gosto de pensar os mínimos detalhes) das coisas que eu tinha que lembrar de ver – por exemplo, a caneta de assinaturas. E tinham 150 itens! E isso só de detalhes e coisinhas pequenas, hein. Por isso que eu digo que é muito grande a quantidade de coisas que você pode ter num casamento (que você PODE ter, mas não necessariamente que você PRECISA ter, ok).

Portanto, isso já vai interferir no seu preço. Afinal, se você quiser um casamento com tudo que você tem direito, das escolhas principais até os mínimos detalhes, isso vai ter um preço. Já se você quiser um casamento mais básico, só uma cerimônia e um brinde por exemplo, sem muitas firulas, o preço vai ser outro.

quanto-custa-casar

frufru

Variação de preço dos fornecedores

Outra coisa: Dentro de cada um desses itens, existe uma variação gigantesca de preço!

Por exemplo, o local: se você pensa em se casar num salão de festas novo, bem estruturado e bem localizado dentro da cidade, isso tem um preço; já se você pensa em se casar no salão de festas do prédio da sua mãe mesmo, que é legal e comporta a quantidade de pessoas que você quer, apesar de não ter a mesma estrutura do outro – isso já tem outro preço. Ou então, por exemplo, o buquê: o preço vai depender até de quais tipos de flores você vai escolher! Assim, dentro de um mesmo item, você tem infinitas possibilidades de preços.

frufru

Não adianta se desesperar

Normalmente essa variação de preço dentro de um mesmo item se deve a diversos fatores: qualidade do produto, tipo e estilo do fornecedor e do produto, know-how do fornecedor, tipo da matéria-prima, quantidade de mão-de-obra necessária para aquele serviço, dentre outras variáveis que podem interferir nos preços dos itens de um casamento.

Assim, não adianta você ficar desesperada(o) e pensar: “Socorro, vou perguntar para as minhas amigas pra saber quanto elas gastaram no casamento delas!”, porque não dá pra comparar um casamento com outro. O valor final vai depender muito das escolhas que cada casal faz.

quanto-custa-casar

frufru

“Casamento basiquinho”

Quando eu digo às pessoas que não tem como eu mensurar um preço de um casamento pra elas, muita gente me retruca com o argumento “mas eu quero saber o preço pra um casamento bem simples, o meu vai ser assim, ‘basiquinho’.”

Só que mesmo assim, não tem como saber. Vai depender basicamente das escolhas que vocês fizerem e do orçamento que vocês mesmos traçarem!

E tem mais. Se você está aqui procurando essa informação, então é porque muito provavelmente você não vai ter um casamento “basiquinho”. Afinal, pessoas que querem se casar de forma simples e básica não costumam pesquisar exaustivamente na internet atrás de informação sobre casamento, sobre custos, valores, etc, porque geralmente são aquelas pessoas despreocupadas que organizam tudo em poucos meses, de forma despojada, e quando perguntadas, às vezes nem se lembram que vão casar!

frufru

E não se trata aqui de luxo

E mesmo que alguém diga “Mas eu já sei, eu juro que quero um casamento bem básico!”, normalmente é porque essa pessoa ainda não “adentrou” no mundo do casamento. Porque quando a gente começa a ver as coisas de casamento, inspirações, ideias, detalhes, os noivos (principalmente as mulheres) dão uma “pirada”!

Por exemplo, no começo a gente diz “Ah, eu quero um vestidinho simples, básico…” Aí quando você começa a ver os vestidos, nos blogs, revistas, lojas, e começa a se apaixonar cada vez mais pelos modelos, você pensa “É, talvez eu não queira um vestido tããão básico assim…”

E não se trata aqui de luxo. Porque, ok, talvez você não queira de fato um casamento luxuoso, aqueles lustres gigantes, esplêndidos… Mas você vai querer uma coisa mais arrumada, elaborada, diferente, um ou outro detalhe ali, mesmo que não seja tão luxuoso… Sim, pois é, a gente acaba querendo. Existe isso. Em se tratando de organizar casamento, a gente começa a “querer coisas”. E coisas têm preços, né?

frufru

Casar sai caro (?)

Por isso que muita gente fala que casar sai caro. Porque, à medida que vamos olhando e pesquisando o mundo do casamento, a gente começa a querer coisas que talvez nem tivessem passado antes pela nossa cabeça!

E, por fim, mesmo que de fato você queira um casamento super simples, o SIMPLES também tem uma variação enorme! Por exemplo, você pode querer casar com um vestido de noiva simples que era da sua mãe (muitas noivas gostam de resgatar esse valor afetivo e simbólico e casar com o vestido da mãe ou da avó), fazendo apenas uma adaptação nele; ou você pode comprar um vestido de noiva novo e simples; ou você pode ter um vestido de noiva simples alugado de uma loja mesmo. Ou seja, mesmo dentro do “simples” existe uma variação de preço que pode acontecer e que ainda pode ser muito grande!

quanto-custa-casar

frufru

Quantidade de convidados

Eu não sei se vocês viram o meu post e o meu vídeo sobre mini wedding, nos quais falei sobre a quantidade de convidados e o valor do casamento. A questão é que NEM SEMPRE uma quantidade de convidados menor vai te proporcionar uma economia no custo. Às vezes, um casamento menor pode até ser mais caro do que um casamento maior. Tudo depende, como já disse, das escolhas desses casais.

Portanto, não dá pra prever quanto você vai gastar só porque você já sabe a quantidade de convidados que você tem.

frufru

Mas a minha amiga casou e me disse que…

Outra coisa que NÃO vai definir nem te ajudar a saber quanto custará o seu casamento é o casamento da sua vizinha ou da sua amiga.

As pessoas podem te dizer, por exemplo: “Ah, fica tranquila, seu casamento é pra 200 pessoas? Então seu casamento vai custar em média por volta de setenta mil reais.” – e falam isso baseando-se na própria experiência delas, porque elas gastaram esse valor.

Só que não, né?

Porque a menos que você vá fazer um casamento exatamente IGUAL ao dessa pessoa, você não vai gastar o mesmo valor. Tudo depende de cada pequena escolha que você fizer!

quanto-custa-casar frufru

Estipule o SEU orçamento

Aí você me fala “Mas Bel, então como eu vou conseguir saber quanto eu vou gastar no meu casamento?”.

Bom eu sugiro um caminho inverso. Você não vai primeiro tentar saber “quanto custa um casamento” pra depois organizar seu orçamento. Primeiro você estipula o seu orçamento (quanto você pode ou está disposto a gastar?) e depois é que você vai ver como vai encaixar as coisas dentro desse orçamento.

Pra estipular seu orçamento, verifique quanto vocês pretendem e/ou podem gastar; se terão ajuda financeira de algum familiar; etc.

É claro que essevalo vai mudar um pouco, com o passar do tempo: a gente acaba gastando às vezes mais, às vezes menos. Mas o ponto de partida mesmo é estipular um valor que representa quanto os noivos querem ou podem gastar com esse evento.

frufru

Adapte o orçamento

Ao longo dos preparativos, esse valor pode ir sendo ajustado. Afinal, num primeiro momento, os noivos não tem muita noção dos valores do mercado. À medida que você começa a pedir os orçamentos, aos poucos você vai descobrindo a faixa de preço que os fornecedores com os quais você se identificou ou que fazem seu estilo estão cobrando.

Como eu disse, a variação de preços num mesmo item é enorme! O que vai definir em que faixa de preço vocês se encaixam é o seu critério de escolha para o fornecedor.

quanto-custa-casar

frufru

Estabeleça prioridades

Também é importante estabelecer prioridades. Algumas pessoas ficam com dúvidas quanto a isso, porque acham que precisarão escolher entre “um lugar ruim com comida bonita” e “um lugar bonito com comida ruim”. Não é bem assim! Você não precisa abrir mão de qualidade, apenas vai estabelecer em que itens você vai focar um maior investimento e quais itens podem ser (agora sim) mais simples.

O melhor a se fazer para estabelecer suas prioridades, em um primeiro momento, é dividir os itens do seu casamento em grupos, a fim de começar a separar o que é mais importante para você.

frufru

  • Estrutura

O primeiro grupo que você vai pensar é a respeito dos itens que compõem a ESTRUTURA de um casamento, como buffet, local, música, decoração, cerimonial. Aí dentro disso, você vai começando a perceber (sem bater martelo ainda!) o que é mais importante para você: um local bem bonito e uma comida mais simples? Ou um local mais simples e um buffet que encante os convidados? Ou um local e buffet sem luxo, mas uma música bem legal?

Lembre-se, aqui não cabe radicalismo. Você não está escolhendo entre um item OU outro, apenas escolhendo o que é mais importante para você dentre essas coisas, o que você quer dar mais valor (literalmente).

frufru

  • Registro

Em segundo lugar, usando os mesmo critérios, você vai pensar nas prioridades dentre os itens que deixam o REGISTRO do evento, como Fotografia, Filmagem, Convite.

frufru

  • Pessoais

Em terceiro lugar, pense nas prioridades do grupo dos ITENS PESSOAIS, como Vestido da Noiva, Traje do Noivo, Acessórios, Maquiagem e Penteado, Buquê, etc.

frufru

  • Mimos

Por último, pense no grupo dos MIMOS, que são aqueles detalhes bonitinhos mas que não são indispensáveis, ou seja, se não tiver eles no seu casamento, não vai ser um grande problema. Exemplos: Lembrancinhas, Chinelinhos, Bem-casados, Plaquinhas, Topo de Bolo, etc.

frufru

Dicas para estabelecer as prioridades

  • Cuidado com os palpites

Tenham muito cuidado na hora de definir essas prioridades. Evitem escutar demais os palpite alheios, porque afinal todo mundo vai dar algum palpite. Todo mundo mesmo! Família, amigos, fornecedores, o blog (rs). Estabelecer essas prioridades precisar ser uma coisa MUITO PESSOAL.

Pra sua amiga, um determinado item, como por exemplo, encantar os convidados com um buffet incrível é uma coisa extremamente importante, então cuidado com a empolgação e com os argumentos que ela vai ter ao falar sobre disso. Você pode acabar entrando na onda e achando que é importante mesmo, sem que seja importante de fato PRA VOCÊ – aí depois que a poeira baixar, você pode perceber que era muito mais importante pra você ter priorizado outra coisa, por exemplo, uma música bem mais legal e animada.

Então, esse processo de estabelecer prioridades é realmente um momento de REFLEXÃO.

quanto-custa-casar

frufru

  • Ouça seu coração

E se estiver MUITO DIFÍCIL de pensar essas prioridades, porque você pode me dizer “Mas pra mim tudo é tão importante, tanto a maquiagem quando o vestido quanto os acessórios…”, então deixe passar um tempo, vai pesquisar um pouco as coisas sobre casamento, que aí NATURALMENTE vai perceber esse movimento do que é mais importante pra você. Quer ver um exemplo? Se uma pessoa gasta várias horas do dia dela pensando e pesquisando sobre a decoração, mas quando olha as fotos do vestido nem se preocupa muito e não gasta muito tempo com isso, já existem alguns indícios do que ela está valorizando mais. Entenderam? 😉

Isso é muito comum, né? A gente sempre posterga e deixa por último aquelas coisas que não nos encantam tanto, que não nos parecem tão importantes, e ficamos fissurados e obcecados em pesquisas com aquelas coisas que são mais importantes pra gente. 😉

Portanto, aquilo que faz seu olho brilhar, ou que faz seu coração bater mais forte, ou que te deixa fascinado e encantado, esse é um ótimo indício de quais são suas prioridades, daquilo que vai te deixar mais feliz no dia. 🙂

frufru

Dica Final: INVISTA NUMA BOA ASSESSORIA/CERIMONIAL

E uma última dica, dessa vez que acho que realmente pode te ajudar a economizar no casamento, é: contrate uma boa ASSESSORIA (ou cerimonial, pra alguns). Eu falei somente sobre assessoria num outro post/vídeo, mas repito aqui pra você: um bom profissional de assessoria pode te ajudar MUITO a economizar. A assessoria consegue analisar o orçamento de acordo com o estilo de vocês, o estilo do casamento, a quantidade de convidados, dentre outras informações, e pode sugerir bons fornecedores de acordo com a realidade de cada casal. Portanto, se vocês acham que assessoria ia ser um custo a mais, encarem como um INVESTIMENTO, pois no final, ela vai te ajudar a ter vários custos a menos!

Bom, é isso que eu queria falar sobre orçamento pra vocês hoje! Espero ter ajudado, e quem tiver alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários, que responderei com muito prazer!

frufru

E para assistir esse conteúdo em vídeo, é só dar o play 😉

frufru