Sabe o famoso “livro de assinaturas” em que os convidados deixam recados para os noivos no final da festa? Então, ele não precisa necessariamente ser um livro! Hoje em dia, já existem várias outras formas originais dos convidados deixarem registrado sua presença e carinho…

Vou mostrar algumas opções aqui pra vocês (e também o livro de assinaturas, de qualquer forma, pra quem gosta )

frufru

Árvore de digitais

Moda americana, ela se tornou cada vez mais popular nos casamentos antenados brasileiros. A vantagem é que ela vai se tornar uma lembrança linda em casa, para o resto da sua vida, se tornando um objeto de família.

Algumas dicas pra você não errar:

– Você vai precisar de uma mesinha para apoiar a sua árvore (que você pode mandar emoldurar antes, pra ficar bem bonita), e de carimbos.

– Disponibilize lenços umedecidos para os convidados limparem os dedos após carimbarem, e uma pequena lixeirinha para eles jogarem os lencinhos depois.

– Disponibilize também um recado perto da sua árvore orientando os convidados sobre o que deve ser feito. Ou mesmo uma recepcionista explicando o que é a árvore de digitais, pois nem todos conhecem essa “moda”.

 

 

Uma alternativa para Árvore de Digitais é a Árvore de Assinaturas. Nessa árvore os convidados vão escrever seus nomes ao invés de carimbarem as digitais. Esse modelo não costuma funcionar muito bem se você tiver um número de convidados muito alto! Ele é ideal para mini weddings e casamentos com até 100 convidados.

 

frufru

 

Máquina de escrever

Casamentos com onda retrô ficam lindos com essa ideia aqui: uma velha máquina de escrever para os convidados deixarem recados!

– Disponibilize várias folhas A4 de papel, ou metade de uma folha A4. Podem ser coloridas ou brancas. Lembre-se que não podem ser menores que isso senão não rodam na máquina.

– Você pode colocar uma cestinha ou uma maleta, por exemplo, ao lado da máquina, para os convidados deixarem os recados após escritos.

– Coloque uma cadeira perto da mesinha da máquina para facilitar que o convidado deixe o recado, tornando o seu cantinho mais confortável. Assim, seu convidado pode sentar-se enquanto escreve (muita gente esquece disso).

– Enfeite o seu cantinho onde estará a máquina! Flores, letras, porta-retratos são exemplos do que pode ser usado.

 

frufru

Recados escritos à mão

Na mesma onda da máquina de escrever, os recados escritos à mão também são super usados. É uma delícia poder ter a recordação de um recadinho de cada convidado. A desvantagem é você se organizar para guardar tudo isso depois.  Nesta categoria também entra a ideia da “Advice Box“, que seriam conselhos para o casamento, deixados pelos convidados para os noivos em uma caixa. Vejamos as dicas:

– Disponibilize vários pedaços de papel. Podem ser coloridos ou não. Eles podem ser recortados de várias maneiras, como corações, estrelas. Algumas pessoas também gostam de usar “post-it”.

– Outra ideia é disponibilizar pedacinhos de madeira em vez de pedaços de papel. A vantagem é que são mais duradouros.

– Deixe em cima da mesa várias canetas. Não é legal deixar lápis porque, além de algumas pessoas escreverem muito clarinho com eles, com o tempo podem apagar. Ah, e a ponta pode quebrar, né? Canetinhas hidrocores podem ser uma alternativa se você gosta de opções coloridas, mas lembre-se que podem ficar mais difíceis de ler.

– Os recados podem ser colocados em cestas, malinhas “retrô”, gaiolas, ou mesmo em um varal!

– Enfeite o seu cantinho de recados com muito charme!

 

frufru

 Recados nas madeirinhas ou letras decoradas

Uma ideia super original é deixar as assinaturas em letras decorativas ou em madeirinhas cortadas em tamanhos diversos! Não é lindo? Você pode guardar essa lembrança na sua casa depois, na sua prateleira, no seu escritório. Pode ser as iniciais dos noivos, ou na palavra “love”, “amor”… use a imaginação!

– A ideia é super válida pra quem tem pouco espaço para o cantinho dos recados na festa, pois não necessita de muito espaço. Mas lembre-se sempre de sinalizar de alguma forma aos convidados para que deixem as assinaturas. Se o local reservado for muito discreto, eles podem nem notar e ir embora sem deixar sua marca.

– É preferível escolher a letra sem tinta (mdf puro). Se a letra for pintada, escolha a cor branca, mas certifique-se antes com o vendedor de que no material (a tinta) é possível de escrever.

primeiro beijo no casamento

frufru

Caderninho para cada mesa de convidados

Essa ideia eu vi no  site da ORIGINAL DREAMS: eles confeccionaram um caderninho para cada mesa de convidados, cada caderninho com um tema específico para que os convidados deixassem ali suas declarações, sugestões sobre esses temas… Vejam que lindo trabalho que eles fizeram!

Para colocar esta ideia em prática, lembre-se:

– Combine com antecedência com o seu cerimonial, e peça para eles começarem a distribuir os caderninhos pelas mesas na metade final da festa (mas não muito no fim, porque senão pode acontecer de alguns convidados já terem ido embora). Certifique-se de que o cerimonial organizou uma estratégia pra que pelo menos um caderninho passe por alguma mesa, pois muitas vezes não é pensado isso antes e, na hora, pode acontecer de algumas mesas passarem todos os caderninhos e outras mesas, nenhum caderninho, ficando convidados sem participarem da recordação.

– Certifique-se de ter canetas suficientes para todos os caderninhos.

frufru

Livro de assinaturas

E o tradicional Livro de Assinaturas, que é sempre uma boa pedida! Sempre que venho aqui dar novas ideias à vocês, não significa que esteja dizendo que não devam fazer o que é tradicional, viu?

A ideia é só dar mais sugestões e dicas para que vocês não fiquem sempre presas às mesmas coisas e acabando por acatar uma tradição mesmo sem se identificar com ela.

O Livro de assinaturas, por exemplo, é uma ideia incrível e uma recordação maravilhosa de se ter do seu dia especial. Pode apostar nele sem medo!

 

frufru

Porque o que importa mesmo é que todo o casamento tenha as “digitais” de vocês, né? Que seja realmente a cara de vocês! E que todos os detalhes sejam feitos com amor e muita verdade!

Gostaram? Tem mais sugestões sobre o tema? Deixe aqui nos comentários 😉

frufru