Como todas as tradições, o casamento é uma celebração que continua a acontecer pelo mundo afora, mas sofreu algumas evoluções e mudanças nas últimas décadas. Para acompanhar os tempos modernos, as mudanças no casamento vão desde o tipo de festa, passando pelo planejamento e chegando até o número de divórcios.

Para que você possa ficar antenado nas diferenças do casamento moderno em comparação com as celebrações antigas, montei esse post para falar de tudo o que mudou até aqui.

Continue a leitura e confira!

o-que-mudou-no-casamento-ao-longo-dos-anos-(1)

frufru

As pessoas estão postergando o casamento

Se na época de nossos pais era comum se casar na faixa dos 20 anos, hoje em dia esse número mudou. A média da idade das noivas é de 30 anos e dos noivos, 33.

A geração atual busca estabilidade financeira, subir de cargo no emprego, viajar e conquistar muitas coisas antes de pensar em se casar. Por isso, grande parte das pessoas anda adiando o dia de subir ao altar e selar a união com seu par.

frufru

Não existem mais regras rígidas

As noivas e noivos estão muito mais livres para escolherem o que quiserem fazer no dia da celebração do casamento. Nessa novidade, entram não só as grandes festanças, mas também os chamados mini weddings, cerimônias menores com até 50 pessoas.

Apesar de existir a etiqueta do casamento, a festa pode ser mais intimista e contar apenas com familiares e amigos próximos sem causar constrangimentos.

frufru

As festas estão mais personalizadas

Antigamente, havia praticamente um protocolo nupcial a ser seguido: músicas, cardápio, bolo e decoração eram itens parecidos em todas as cerimônias.

Hoje, é possível personalizar a festa e deixá-la com a cara dos noivos, com o cardápio escolhido por eles, músicas preferidas, lembrancinhas e decoração da festa. Além de haver uma infinidade de mimos, tipos de convites e docinhos para que cada noivo possa escolher o que melhor representa a personalidade do casal.

frufru

Divórcios também fazem parte das mudanças no casamento

Apesar da felicidade compartilhada pelos noivos na festa de casamentos, também há os momentos ruins: entre 2013 e 2014, foi contabilizado um aumento de 45% no número de divórcios no Brasil, segundo dados do IBGE.

Isso se deve à mudanças na legislação brasileira que ocorreram entre esses e facilitaram o processo, assim como a aceitação maior da sociedade para com o divórcio.

frufru

Os noivos cuidam de tudo

Antigamente, os pais dos noivos eram, pela tradição, quem bancava o casamento dos filhos. E, na maioria das vezes, os familiares da noiva ficavam com essa tarefa. A partir disso, as mães e pais corriam atrás dos preparativos da festa e eram responsáveis por toda sua organização. Hoje, esse posto passou a ser dos noivos, que têm completa autonomia para de decidir como querem a festa.

As mudanças no casamento foram inúmeras e hoje é possível perceber que as pessoas podem dar um toque de personalidade em toda a festa, além de terem livre arbítrio para tomar as decisões de seus relacionamentos sem passar por tantos julgamentos. Mais do que as mudanças na festa e em sua organização, a sociedade passou por uma evolução que permite aceitar as preferências dos indivíduos, sejam elas nos tipos de festas, relacionamentos e em diversos outros aspectos da vida.

frufru

E você, já sabe qual será o tipo de festa de casamento que mais gosta? O que você acha dessa evolução pela qual essa comemoração passou? Deixe seu comentário para mim no espaço abaixo e vamos conversar!