Se você pretende passar a lua de mel em uma cidade romântica e sem gastar muito pense em Gramado/RS.

Estive lá em 2009 – infelizmente sem o marido – e me encantei. A cidade toda é um convite ao romantismo. Ela é linda, bem cuidada e muito receptiva. Como sempre recebo pedidos de roteiros de lua de mel, decidi montar um roteirinho, dos locais que considero imperdíveis por lá.

frufru

1. Lago Negro

É um lago lindo! Dizem que ele foi construído artificialmente. Eu estive lá em Julho, mas dizem que na primavera ele é ainda mais lindo com as flores lindíssimas que ficam em seu entorno. Não deixe de fazer um romântico passeio de pedalinho pelo lago!

frufru

2. Aldeia do Papai Noel

Um dos meus passeios preferidos! Sou apaixonada pelo Natal e é claro que o Papai Noel tem um lugarzinho todo especial no meu coração. A aldeia é um lugar enooooorme onde você encontra tudo relacionado ao barbudinho: sua fábrica de presentes, sua casa, sua loja e até mesmo as suas renas (renas de verdade, diga-se de passagem). É muito mágico. Na época do Natal deve ser mais especial ainda.

aldeia papai noel

frufru

3. Mini mundo

Um parque cheio de réplicas, em miniaturas, de obras arquitetônicas reais (do mundo todo). As réplicas são cheias de detalhes, minuciosas e encantam mesmo. É uma delícia passear entre elas. Essa daí é especial apesar de não ser uma das mais bonitas porque é de Ouro Preto, MG!

mini-mundo

frufru

4. Vinícolas: na região das serras gaúchas você pode encontrar várias vinícolas. Nós escolhemos conhecer a Miolo. É um passeio muito gostoso. Além de conhecer todo o processo e fabricação dos vinhos você ainda participa de uma degustação (oba!) e tem a oportunidade de comprar as garrafas a preços ótimos!

frufru

5. Parque do Caracol: é um parque cheio de atrações. Não está na lista dos meus preferidos, mas é bem legal. Cheio de natureza, tem uma cachoeira linda. Fica em Canela (cidade vizinha grudada a Gramado).

cachoeira-caracol

frufru

6. Passeio de Maria Fumaça: esse foi um dos passeios o que mais gostei! É super animado, com direito a degustação de vinhos e regado a muita música e danças típicas! Muita tarantela (eu adoro!!).

frufru

7. Alpen Park: é um parque de aventuras e divertimento. Lá você pode praticar arvorismo, tirolesas, rapel e mais um monte de coisas legais. Mas até eu que sou medrosa não sou adepta a esportes de aventura me diverti muito! Tem cinema 4D, um trenó (como se fosse uma montanha russa)  outras coisas para agradar a todos. É uma delícia!

frufru

8. Hollywood Dream Cars: é um museu de automóveis clássicos e antigos. Para quem gosta de carros é um passeio imperdível! Muitas curiosidades e carros diferentes.

frufru

9. Mundo a vapor: Lá você encontra miniaturas de indústrias e elas “funcionam” de forma similar às reais. Super interessante!!

mundo-a-vapor

frufru

Essas foram as atrações que eu mais gostei. Mas além disso tem o próprio “centro” de Gramado com sua aconchegante rua coberta, suas inúmeras lojinhas, chocolaterias, cafés quentinhos, restaurante charmosos!…

Se esbalde! Gramado é o paraíso dos românticos!