Existe uma idade certa para se casar?

Se você procurar essa informação pela internet, vai encontrar respostas bem objetivas. O que eu acho um perigo, confesso. Mas existem estatísticas (existem estatísticas para tudo hoje em dia, né?) que garantem que se você se casar em uma determinada faixa etária, as chances do seu casamento “dar certo” – e para isso leia-se durar mais – são maiores.

Um prato cheio para deixar quem está fora desse número estimado com o pé atrás, né?

E se o momento em si já é bem sensível – as mulheres, em geral, ficam mais sensíveis na época dos preparativos do casamento – tudo pode piorar quando mulheres com menos de 28 e mais de 32 anos se deparam com pesquisas desse tipo. Sim, as pesquisas dizem que esse é o momento ideal para se casar é entre 28 e 32 anos de idade.

E como se isso não fosse suficiente para desestabilizar muitas noivas, elas ainda tem que ouvir os comentários de amigos e parentes sobre o tema. E quase sempre, não agradáveis.

Em pleno 2019, muita gente ainda acredita que se a mulher se casa com menos de 25 anos (em média), provavelmente ela está grávida. Parece absurdo? É absurdo. Mas pergunte a qualquer mulher que se casou nessa faixa etária. Ela, com certeza, ouviu questionamentos desse tipo.

É claro que não existe uma idade certa, uma idade ideal para se casar porque cada casal é único, tem suas particularidades. E só eles poderão dizer se estão ou não prontos para assumirem uma vida a dois.

Mas se você está aí sem saber se esse é o momento certo para você se casar, seguem algumas dicas e reflexões que podem te ajudar nessa decisão.

Idade certa para casar

frufru

  1. Faça uma análise do seu relacionamento

Se faça perguntas e seja bem honesto com você mesmo ao respondê-las.

  • Essa é realmente a pessoa com quem você pretende formar uma família?
  • É a pessoa com quem você quer caminhar junto e ter por perto por muitos anos?
  • A relação de vocês é respeitosa? Existe respeito além de amor?
  • Você está disposto a conviver com os defeitos dessa pessoa por muitos anos (não acredite que ela vai mudar, a chance disso acontecer é muito remota…)
  • Vocês tem ideais e propósitos de vida parecidos?

Reflita sobre esses pontos e se estiver na dúvida sobre eles, ligue o pisca alerta. Pelo menos por enquanto, deixe os planos de casamento em stand by.

frufru

2. Analise a situação financeira de vocês

Sim, é importante falar sobre dinheiro. É fundamental que vocês conversem sobre o assunto, analisem as despesas que vão surgir e como vão cuidar das finanças de vocês.

Vocês tem onde morar? Tem como custear as despesas mensais?

Eu não estou dizendo que é preciso ser rico para se casar, mas é importante pensar na parte prática da vida. Pode ser que vocês comecem a vida a dois num perrengue e que estejam dispostos a lutar juntos pela estabilidade financeira. Mas  vocês terão que estar dispostos e sabendo com clareza o que estão se propondo a fazer.

Começar um casamento sem antes ter tido uma conversa esclarecedora sobre a situação financeira e os planos do casal pode ser um tiro no pé.

frufru

3. Vocês estão maduros para se casar?

Tenho certeza de que esse é um argumento muito utilizado pelas pessoas que querem te desencorajar a casar. Mas a questão é, o que é ser maduro? Quando é que se está realmente “pronto” para se casar? E mais, a idade está mesmo relacionada a maturidade?

A questão é muito subjetiva e a verdade é que ninguém nunca está pronto para o que está por vir. Simplesmente porque não sabemos o que está por vir. O futuro é um completo desconhecido e por isso não há como se preparar para ele.

A maturidade em si não é pré-requisito para um bom relacionamento. Outras coisas são: respeito, vontade de fazer dar certo, responsabilidade e comprometimento de um para com o outro. Mas maturidade não, essa é coisa que se pode conseguir já de braços dados com alguém.

Eu me casei com 32 anos e posso dizer que em muitos momentos não me senti “pronta” para encarar a empreitada. O que me levou adiante, além do amor, foi uma enorme vontade de fazer dar certo. E uma certeza inabalável de que era aquilo que eu queria.

frufru

4. Vocês estão prontos para serem pais?

Outro argumento que os mais novos escutam muito. E quem foi que disse que as pessoas que se casam precisam obrigatoriamente ter filhos? O casal pode optar por não tê-los, por tê-los mais tarde ou pode também optarem por ter filhos já no início do casamento.

Somos seres humanos únicos, e não existe receita de bolo para um casamento (quem dera!). Alguns vão dizer que é melhor ter filhos sendo mais novos (o casal tem mais “pique”). Outros garantem que o ideal é ter filhos quando se está mais velho ( a maturidade ajuda). Portanto… não vem ao caso.

Esse argumento não se sustenta e não tem NADA a ver com  idade com a qual você decidiu se casar.

frufru

5. Quem casa cedo não aproveita a vida

A próxima vez que alguém te disser isso, pergunte à essa pessoa o que significa para ela aproveitar a vida. Porque para muitas pessoas aproveitar a vida pode ser sim, construir uma família ao lado de alguém. Viajar e sair com a pessoa que você ama.

É possível se divertir e viver aventuras fabulosas ao lado de uma pessoa especial. Não é preciso estar solteiro para “aproveitar a vida”, não é mesmo? Tem um bocado de pessoas solteiras que não curtem a vida. Da mesma forma existem muitas pessoas casadas que vivem a vida intensamente. Porque uma coisa não está atrelada a outra, definitivamente.

“Em uma idade jovem, eu conheci um bom rapaz. Não é um qualquer, não é um mentiroso, não é irresponsável, nem um fracassado. Namoramos por três anos. De acordo com [algumas] regras de como meus vinte anos deveriam ser gastos, eu deveria… fazer o que exatamente? Romper com uma pessoa que me trata bem, me faz rir, tem inteligência e ambição, que tem os mesmos valores que eu? Eu deveria fazer isso e aproveitar a vida namorando por aí?… [Por que] romper com um bom homem para sair em busca de um homem como ele?”

Julie Shockley, que se casou aos 22 anos

Idade certa para casar

frufru

Conclusão

Avalie o seu relacionamento e tome a decisão de vocês sem escutar muito os outros. Essa é a minha principal dica. E saiba que não existe idade certa para se casar. Tome sua vida nas mãos e cuide dela porque ela é única e é só sua.

E todo esse papo existe em vídeo, com a participação da minha querida amiga Ju Santiago, do blog Vida de Casada. A Ju se casou aos 24 anos e por isso tem muita coisa para compartilhar com a gente sobre esse assunto. Vem ver!

 

frufru