Banda ou DJ? Qual a escolha mais acertada para uma festa de casamento?

Essa é uma dúvida recorrente dos noivos. E é sempre uma polêmica, muitas opiniões favoráveis a ambos os lados. Pontos positivos e negativos das duas partes. E por isso todo mundo fica confuso, sem saber como escolher.

Já começo deixando claro que não existe uma resposta certa ou única para todo mundo. Cada casal precisa encontrar o que é melhor para o SEU casamento. Muitas variáveis devem ser levadas em conta na decisão.

No post/vídeo de hoje quero te ajudar a fazer essa escolha. Vou te dar algumas dicas para você saber o que levar em conta na hora de decidir.

DJ ou banda no casamento

frufru

Qual dos dois garante uma festa mais animada?

O grande consenso que ronda esse assunto é que a música é sim fundamental para uma boa festa de casamento. Mas não vale qualquer música, tem que ser uma música boa. Mas o que é uma música boa num casamento? Depende. Isso vai variar muito de festa para festa. Depende do horário, do estilo dos seus convidados e da vibe que você quer dar para o seu casamento.

A pessoa responsável pela música, seja ela uma banda ou um DJ, interfere na animação na pista, mas não é o único fator relevante para o sucesso dela.

É bem provável que você já tenha ido a festas maravilhosas animadas por uma boa banda mas que também já tenha ido a festas maravilhosas animadas por DJs.

E isso nos leva a conclusão de que existem bandas e DJs que são igualmente capazes de animar uma festa. Portanto, a razão de uma festa ser mais ou menos animada não está diretamente relacionada ao tipo de profissional, mas sim às habilidades dele.

DJ ou banda no casamento

frufru

Um bom profissional

Se você quer uma pista de dança bombando, preocupe-se mais com a qualidade do profissional que vai contratar do que com o fato de ser banda ou DJ. Isso, por si só, não diz muita coisa.

Mas é claro que cada uma dessas opções tem suas vantagens e desvantagens. Vamos falar um pouco sobre isso para você saber o que levar em conta.

DJ ou banda no casamento

frufru

Vantagens e desvantagens de se contratar uma banda

Já que sabemos que animar uma pista de dança não é característica inerente às bandas, quais são as vantagens delas?

A banda tem uma interação maior com os convidados. O cantor conversa, chama pessoas para o palco, pede para a galera cantar junto… Ou seja, a probabilidade deles conseguirem envolver os convidados é maior. É mais fácil para a banda “conversar” com o público.

Mas em contrapartida a banda tem um repertório limitado. Os noivos não conseguem pedir que eles toquem uma playlist específica. A banda já tem seu estilo próprio e as suas músicas previamente ensaiadas. Não dá pra mexer muito. É claro que uma ou outra coisa provavelmente eles consigam incluir e retirar mas a flexibilidade não é tão grande quanto no caso de um DJ.

Por isso, escolha a banda já pensando no estilo que vocês e seus convidados gostam. Não contrate pensando em grande mudanças.

frufru

Vantagens e desvantagens de se contratar um DJ

Agora vamos trocar ideias sobre o DJ, que também é uma ótima opção para se ter uma festa animada.

Os DJs costumam ser mais baratos que as bandas. É claro que os DJs mais famosos cobrarão mais caro, mas em geral, quando comparamos uma banda com o DJ, eles costumam ganhar no quesito preço.

Outra vantagem dos DJs: a logística é muito mais fácil. As bandas precisam de mais espaço e infra estrutura na festa para os equipamentos e integrantes. O DJ precisa de menos espaço e menos infra. Eles não precisam de um palco, por exemplo.

E o repertório? No caso dos DJs costuma ser mais fácil de se fazer alterações na playlist. É possível, inclusive, que o DJ consiga fazer uma playlist bem adaptada aos seu estilo e gosto.

E não acabou, eles ainda tem uma outra vantagem: com o DJ você não corre o risco do cantor desafinar ou errar a letra da música. Para quem se incomoda com isso, os DJs são boas escolhas.

frufru

Um pouco mais sobre o repertório

Como já comentei, no caso da banda podemos mexer menos na playlist e no caso do DJ, podemos mexer mais. Mas tem um aspecto importante disso que quero comentar.

Na maioria das vezes não é uma boa ideia mudar muito a playlist do profissional que você contratou. Temos que nos lembrar que aquelas escolhas feitas por ele são embasadas em experiência. Eles, melhores do que nós, sabem que tipo de música usar para animar as pessoas, que tipo de música usar no início da festa, no final, etc.

Existe um know how do profissional que não deve ser ignorado. E é muito bom que ele tenha autonomia para usar o talento que tem para “ler” o público e escolher que tipo de música usar em cada momento para animar sua festa.

Não vejo problema em inserir ou retirar uma ou outra música, mas faça isso sempre respeitando a pessoa que mais entendo do assunto – afinal é por isso que você está contratando essa pessoa, não é?

Escolha bons profissionais e confie neles!

DJ ou banda no casamento

frufru

Mas espera aí, você sabe o que é um DJ?

Muita gente acha que DJ é a pessoa que fica colocando músicas para tocar. O cara da música, sabe? E não é isso. Essa pode ser uma opção para você, porque é a mais econômica e você pode pedir para qualquer pessoa fazer isso.

Mas o DJ é um profissional que sabe “ler” o público, que faz mixagens interessantes, que seleciona e reproduz as músicas de uma forma autoral. Aquele equipamento dos DJs não é uma mera caixa de som, rs. É ali que ele cria e faz com que suas músicas sejam reproduzidas de forma totalmente exclusiva.

Fique atento para isso! Tem pessoas que não gostam do trabalho dos Djs, porque os confundem com pessoas que simplesmente cuidam da caixa de som 😉 E nesse caso, a interação com o público não acontece.

frufru

É legal contratar uma banda ou DJ famoso?

É claro que vai muito do gosto de cada um. Mas eu acho importante frisar que o cantor ou DJ famoso pode “roubar” um pouco a cena do seu casamento. As pessoas podem acabar se empolgando muito mais com o artista do que com o momento em si que estão vivendo com vocês.

A festa deixa de ser a comemoração do casamento dos meus amigos para ser o show do fulano.

Se você acha isso legal, tudo bem! Contrate sem medo. Mas esteja preparada para ouvir referências ao artista mais do que a você mesma 😉 Não vale achar ruim ao encontrar no Instagram mais fotos dos seus convidados com o DJ famoso do que com os noivos, tá?

DJ ou banda no casamento

frufru

O que realmente influencia na animação dos convidados

Quer saber o que realmente faz a diferença em uma pista de dança? Os noivos.

Se os noivos estão animados, dançando na pista, todo mundo estará lá. São os noivos que ditam o ritmo e a energia da festa. Noivos animados e felizes, convidados idem. Noivos desanimados e quietos, convidados idem.

Esse é um dos poucos consensos dos casamentos, rs. Você já viu algum casamento onde os noivos estavam super animados e felizes na pista de dança e os convidados estavam sentados, desanimados? Eu nunca vi.

Portanto, mais do que o profissional da música que você vai contratar, saiba que são vocês os responsáveis pela animação da festa de casamento. E cuidem-se para estarem felizes e animados nesse dia tão importante! Essa é a receita mais certeira para tudo dar certo!

frufru

Quer assistir esse conteúdo em vídeo? É só pegar a pipoca e clicar no play: