A empresa Tecnisa criou uma página especial para as noivas, com dicas de lua de mel, decoração, fotografia e vários outros assuntos de casamento. E eu contribuí com o site com um post recheado de dicas para preparar uma festa de sucesso. Você pode ler esse post no site da Tecnisa ou aqui no nosso cantinho:

A festa, apesar de não ser obrigatória na celebração do casamento, é muito bem-vinda – afinal, é gostoso e faz bem celebrar os bons momentos.

Uma festa de casamento pode ter vários estilos e isso vai depender do gosto e do bolso dos noivos (sim, dos noivos, pois hoje em dia são eles que, em geral, bancam todo o evento – ao contrário de antigamente, cuja família é que bancava).

festa casamento

E se você não sabe por onde começar, separei aqui alguns passos básicos que devem ser pensados para que sua festa seja um sucesso:

1.A lista de convidados. Mesmo que não seja a lista oficial (porque até o dia do casamento muitas pessoas vão entrar e sair desse rol), o primeiro passo é listar os nomes dos convidados para se obter uma noção de quantas pessoas serão convidadas para a sua festa. É fundamental ter esse número em mãos porque é a partir dele que você começará a solicitar seus primeiros orçamentos e a definir o local e estilo de seu evento.

2.Estilo. Com a lista de convidados em mãos você vai, com mais facilidade, definir o estilo da sua festa. Poucas pessoas sugerem eventos mais íntimos tais como um brunch. Já festas para muitos convidados sugerem uma maior badalação. Nesse momento você definirá o tema de seu evento (se será um casamento campestre, à luz do dia, se será uma festa íntima na sua própria casa ou mesmo se será um churrasco animado). Procure encontrar um meio termo entre o tipo de evento que agradará aos seus convidados e ao mesmo tempo que tenha a ver com o casal.

3.O local. Com o estilo e tema definidos, busque o local que melhor atenderá a sua proposta. Como sua lista de convidados está pronta, você já saberá o tamanho do lugar que precisa e de acordo com o estilo vai procurar algo mais fechado, aberto, próximo á igreja ou local da celebração, com espaço para banda ou não, etc.

festa casamento

4.Buffet. A comida e bebidas servidas em sua festa também estão ligadas ao tema escolhido. Se optar por um coquetel, o cardápio será um, mas se for um jantar, outras opções devem ser servidas. Bons buffets irão te orientar sobre o assunto. Mas sempre é bom chegar aos fornecedores já com uma noção do que se deseja.

5.Música. Também está ligada ao estilo da sua festa. As opções mais usuais são a banda de baile e o DJ “multiuso”, mas outras opções também são boas pedidas como a voz e violão, típicos da MPB, ou mesmo uma banda de chorinho. Tudo vai depender do estilo da sua festa, do seu gosto e de seus convidados.

6.Decoração. Explique ao seu decorador o estilo definido por vocês. Busque referências na internet que são repletas de fotos e opções para se adequar a todos os tipos de eventos e locais. Hoje em dia também tem se tornado comum escolher um “tema”.

7.Lembrancinhas. Escolha com carinho as lembrancinhas da sua festa. É ela que vai deixar o “gostinho” do seu evento quando ele terminar. Usualmente os noivos optam pelos bem-casados, mas hoje em dia existem várias empresas especializadas que fornecem lembrancinhas diferentes e cheias de estilo, comestíveis ou não.

8.Pronto! Agora é hora de “bordar”. Escolha as coisas que serão os diferenciais da sua festa. Esse é o momento de personalizar seu evento. Vale tudo de acordo com a criatividade de cada um!

9.O último e mais importante ponto: faça o que fizer, não perca de vista o principal. Eventos e detalhes costumam nos absorver de forma a nos fazer esquecer o que é realmente primordial. A festa do seu casamento é a comemoração de um momento mágico e de muito amor. Ela é somente o símbolo de algo maior. Cuide para que este “algo maior” esteja bem vivo e fortalecido. Se isso estiver ok, seus convidados perceberão a energia no ar e sua festa será um sucesso!

10.Boa festa!

Frufru

Créditos:

Fotos: Lorenzo Lodi e Tammy Smith