Qual a sua opinião sobre o corte da gravata na festa de casamento? É uma brincadeira ou um constrangimento para os convidados? Esse é um tema polêmico que sempre gera boas discussões. É possível encontrar quem adore a ideia e quem odeie. Muitos acham divertido e muitos acham deselegante.

E se você ainda não sabe muito bem o que pensar sobre o corte da gravata, vem comigo. Hoje eu vou te ajudar a decidir se essa brincadeira é uma boa ideia para se ter no seu casamento, ou não.

corte-da-gravata

frufru

Mas afinal, o que é esse corte da gravata?

O corte da gravata é uma brincadeira comum nas festas de casamento onde os padrinhos vão passando de mesa em mesa pedindo uma doação em dinheiro dos convidados para ajudar na lua de mel dos noivos. Quando o convidado doa (qualquer valor) ele recebe um pedacinho da gravata do noivo como prêmio.

É como se pedaços da gravata estivessem sendo vendidos para que os noivos possam arrecadar fundos para ajudar na viagem de lua de mel.

frufru

Onde está a polêmica nessa brincadeira?

A brincadeira em si não tem nada demais. O que incomoda muita gente é quando os padrinhos, ao pedir o dinheiro para os convidados, acabam passando dos limites. Quando eles são muito incisivos ao pedir que os convidados colaborem eles acabam deixando as pessoas sem graça, se sentindo “obrigadas” a doar.

Mas não é só isso. Existe uma segunda parte na brincadeira que costuma desagradar. Para deixar a história ainda mais engraçada, alguns casais começaram a usar os adesivos. Quando a pessoa doa um valor ela recebe um adesivo onde está escrito :”Eu dei para o noivo”. Caso a pessoa não tenha comprado um pedacinho da gravata ela recebe o adesivo de “Mão de vaca”. A intenção pode ter sido boa, mas a verdade é que os convidados acabam é ficando constrangidos ao serem rotulados dessa forma.

Como se não fosse o bastante, ainda tem a polêmica da máquina de cartão de crédito. Muitas pessoas, quando abordadas pelos padrinhos alegavam não poder doar nenhuma quantia por não terem levado dinheiro para o casamento. Por essa razão os noivos começaram a levar maquininhas de cartão de crédito para a festa. O fato é que com essas maquininhas os convidados ficam ainda mais constrangidos porque não tem argumentos caso não queiram doar – por qualquer razão – e se sentem obrigados a entrarem na brincadeira.

 

frufru

Faço ou não faço?

Para decidir se essa é uma boa ideia para a sua festa de casamento, vou te dar algumas dicas:

  1. Quem são seus convidados? São pessoas mais íntimas e próximas de vocês? São pessoas animadas, que gostam de brincadeiras? Ou são pessoas mais reservadas e sérias?
  2. E vocês como casal, como são? São pessoas que estão sempre brincando com as pessoas? São divertidos e animados? Ou são um casal mais sério e reservado?
  3. Qual o estilo do seu casamento? Será um evento mais formal? Ou será mais leve, com pessoas mais íntimas?

Tudo isso você deve levar em conta na hora de decidir se essa brincadeira será bem vinda ou não na sua festa de casamento

frufru

E se você decidir brincar

Mas se você acha que pode sim ser uma boa ideia fazer a brincadeira do corte da gravata no seu casamento, é importante que tenha alguns cuidados.

Escolha com cautela os amigos que serão os responsáveis pela brincadeira. Escolha pessoas com bom senso, que saibam a hora de diminuir o ritmo da brincadeira. Aquele seu amigo brincalhão que costuma exagerar e passar dos limites, com certeza não é uma boa ideia, né?

Converse antes com essas pessoas, explique que elas devem ter empatia e brincar somente com aqueles convidados que dão abertura para isso. E não insistir com aqueles que demonstrarem minimamente não estarem a fim de participar.

É fundamental que eles saibam com quem vão brincar e até onde a brincadeira pode ir.

E cuide também para que esses amigos estejam sóbrios na hora de fazer esse corte da gravata, hein? Porque a gente sabe que se estiverem “alegrinhos” demais podem acabar passando dos limites e constrangendo alguns convidados, né?

frufru

E para assistir esse conteúdo em vídeo, é só clicar no play:

Não se esqueça agora de deixar a sua opinião nos comentários para enriquecer a nossa discussão.

frufru