Hoje vou falar de um estilo de casamento que está cada vez mais popular: o destination wedding. Nada mais é do que um casamento em outra cidade, ou seja, diferente daquela onde vivem os noivos. Pode ser em uma cidade bonita, com uma praia paradisíaca, por exemplo, ou em um lugar que tenha a ver com a história do casal, como o local onde se conheceram.

Tem gente que pensa que este tipo de casamento é muito caro, mas vou mostrar a você que isso não é verdade. Tudo depende do que você vai incluir no pacote. Os noivos não precisam arcar com todos os custos. E no final, você perceberá que essa opção pode ser bem vantajosa.

frufru

casamento-em-outra-cidade-devo-arcar-com-todos-os-custos

Frufru

Devo arcar com as despesas de transporte e hospedagem dos convidados?

Não necessariamente. É claro que é “simpático” se oferecer para bancar estas despesas, mas não é obrigatório. Você pode dar opções de hotéis para os convidados (aliás, deve fazer isso), após uma pesquisa que envolva conforto e praticidade, e providenciar as reservas de quartos. A assessoria contratada deve elaborar e manter uma lista de onde cada convidado estará hospedado para providenciar seu deslocamento até o local da cerimônia e demais compromissos que envolvam o evento.

As passagens aéreas, terrestres ou marítimas também não precisam ser custeadas pelo casal. Mas, é interessante oferecer opções de horário, informações sobre o tempo de viagem, mapas e negociar preços com companhias aéreas.

A “vantagem” do casamento em outra cidade é que acaba indo quem pode e a lista de convidados diminui consideravelmente, o que é econômico. A “desvantagem” é que talvez você queira muito a presença daquela sua amiga de infância e ela não tem condições de pagar pela viagem. Neste caso, se você puder, é legal custear as despesas, principalmente se ela for uma das madrinhas.

frufru

Mas, e os outros custos, como a infraestrutura? Será que vou gastar demais?

O importante é escolher um local que ofereça uma boa infraestrutura de hotéis e serviços. Como o destination wedding está na moda, há uma série de resorts que já oferecem pacotes completos para este tipo de casamento. Ou seja, você pode contratar pacotes all inclusive, nos quais já terá o buffet da festa, a hospedagem dos convidados e até mesmo a lua de mel! Contratar uma assessoria especializada em destination wedding e, de preferência, que conheça a cidade onde você vai se casar, é importantíssimo para economizar e evitar surpresas desagradáveis.

A decoração também pode ser um ponto a seu favor. Se você for se casar na praia, em um lugar romântico da Itália (olha esse casamento, que sonho!), ou ainda, em um barco no Rio Sena, você terá o cenário pronto. Então, a decoração passa a ser algo secundário.

destination-wedding

frufru

Como posso deixar meus convidados à vontade, mesmo sem custear as despesas?

Além de providenciar as reservas de hotel e passagens, é legal montar uma programação interessante que inclua passeios pelos pontos turísticos da cidade. Como o destination wedding costuma durar dois ou três dias, você pode passar aos convidados um roteiro de onde os noivos estarão nos horários de almoço e jantar, por exemplo.

Você também pode incluir dicas de restaurantes, salões de beleza para que as mulheres possam fazer unhas, cabelo, maquiagem, e outros deslocamentos de conveniência. E que tal fazer um roteiro que lembre a forma como os noivos se conheceram? É uma forma de envolver os convidados ainda mais na história de vocês.

Ao final da festa ou do evento, fim de semana, etc., você pode deixar um mimo nos quartos dos convidados, como um vale-spa, massagem, lava-pés ou um produto local, como uma cachacinha, um doce. O convidado se sentirá querido e mostrará que você valorizou a sua presença.

frufru

Viu? Casar em outra cidade pode ser vantajoso. Espero que essas dicas tenham ajudado, mas se quiser saber mais, lá no nosso canal do YouTube tem um vídeo super explicativo com mais informações sobre esse tipo de casamento.
Aproveite, ainda, para curtir nossa página no Facebook, onde dou muitos exemplos deste tipo de casamento e outras dicas em postagens diárias.