Você decidiu (ou decidiram por você, rsrs) fazer um chá de panela e não sabe por onde começar? Vou dar algumas dicas para ajudar na decoração e ambientação do seu chá!

A ideia aqui é abusar da simplicidade porque você já tem preocupações demais com o casamento, não é mesmo?

frufru

1. Defina a paleta de cores

A primeira coisa a se definir é a paleta de cores que você quer usar, porque isso vai te direcionar.

Se você optar por vermelho e branco, por exemplo, pode abusar dos corações. Se optar por verde, plantas poderão fazer parte da ornamentação. E por aí vai…

Se você está completamente sem ideias, pode procurar um tecido estampado que te agrade e se basear naqueles tons. O tecido vai nas mesas como toalhas (é super simples, só mandar fazer uma barrinha neles – ou, se você for prendada, fazer você mesma) e te ajuda a harmonizar o ambiente. Se for usar um tema (corações, borboletas, xadrez, flores,…) é o momento de definir também.

Outra maneira de escolher uma boa paleta de cores é passear pelo Pinterest. Lá você vai encontrar lindas combinações de cores, paletas já prontas, porque a ideia aqui é ter praticidade!

frufru

2. Pense na mesa principal

Depois de definir as cores é hora de pensar em uma mesa principal.

Ela será a “queridinha” do ambiente e para onde todos os olhares se voltarão. Lá você colocará o bolo (ou novas versões como mini bolos, cupcakes, torre de macarons, etc), docinhos e outros mimos.  O charme fica por conta dos  enfeites que você colocar. Podem ser flores, utensílios de cozinha, forminhas delicadas ou os próprios vasilhames onde estarão os doces.

decoracao para cha de panela

 

frufru

3. Hora de pensar na mesa dos convidados

Feito isso é hora de pensar nos enfeites das mesas dos convidados.

Essa etapa é mais fácil: uma toalha bonita ( e dependendo da mesa – se ela for linda – nem precisa) e um arranjinho. Pode ser uma flor (ou várias), mas cabe usar a originalidade aqui também.

Cerimônia de casamento ao ar livre

 

frufru

4. Cuide dos detalhes

São ideias para personalizar e deixar o ambiente mais fofo, aconchegante ou divertido – variando de acordo com a intenção da sua decoração.

Algumas delas:

* Mesinhas onde você pode colocar um (ou vários) porta-retratos com fotos do casal, deixar o livro de assinaturas ou de receitas, várias “orações do desencalhe” para as amigas solteiras, etc.

* Um varal de papéis em forma de corações (ou de utensílios domésticos) para enfeitar ou mesmo para seus convidados deixarem recados.

* Uma árvore de maçãs do amor, que servem como lembrancinhas.

* Salgados e doces com formatos temáticos (eu particularmente adoro biscoitos e doces em formato de coração!).

decoracao para cha de paneladecoracao para cha de paneladecoracao para cha de panela

decoracao para cha de panela decoracao para cha de panela decoracao para cha de panela decoracao para cha de panela

Aí é só abusar da criatividade!

E se você quer dicas do que servir no seu chá de panela, venha ver esse post super completo com várias dicas de comidinhas práticas e gostosas!!!

frufru