Cortar ou não a gravata do noivo: eis a questão! Visto como uma excelente forma de conseguir uma graninha para aproveitar a lua de mel, o momento de passar de mesa em mesa, pedindo doações no casamento em troca de um pedaço da gravata do noivo é bastante tradicional. No entanto, alguns casais acham a prática constrangedora e acabam procurando outros métodos para conseguir doações.

Também há quem considere esse um dos momentos mais legais para o noivo durante a festa. Ele tem a oportunidade de se divertir com seus amigos, além de poder estar, ainda que de forma breve, com cada um de seus convidados.

Para acabar com a ideia de que esse pode ser um momento desagradável, separei quatro dicas para vocês surpreenderem seus convidados na hora de pedir dinheiro no casório.

cortar-a-gravata-ideias-para-pedir-dinheiro-no-casamento

frufru

Vaquinha para arrecadar doações no casamento

Uma forma mais delicada de arrecadar dinheiro no casamento é substituir o corte da gravata por um cofre em formato de vaca. Em um trocadilho com a famosa “vaquinha” que fazemos para juntar dinheiro, alguns noivos têm inovado nesse momento e surpreendido seus convidados.

Normalmente, os padrinhos passam nas mesas com o objeto, perguntando se os convidados querem contribuir com a lua de mel do casal. Em alguns casos, os contribuintes ganham um adesivo com dizeres como “Patrocinador Oficial de Lua de Mel” ou “Operação Lua de Mel: Eu contribuí”, por exemplo.

frufru

Leilão do buquê para conseguir o máximo de doações no casamento

Para arrecadar dinheiro de homens e mulheres, deixe a gravata do noivo e o sapato da noiva de lado e invista no leilão do buquê. A ideia é substituir o famoso momento de jogar o arranjo por uma divertida brincadeira entre homens e mulheres.

A noiva vai leiloar as flores entre as mulheres, enquanto o noivo deve incentivar os homens a darem lances maiores para evitar que alguma mulher fique com o buquê e seu companheiro esteja “fadado” a ser o próximo a casar.

Antes de iniciar o jogo, os noivos podem avisar que o objetivo é arrecadar dinheiro para a lua de mel e que gostariam de contar com a participação de todos. Se possível, combinem antes com os padrinhos para que eles iniciem os lances e engajem os demais convidados a participar.

frufru

Leilão do uísque é garantia de sucesso de arrecadações no casamento

Essa brincadeira é semelhante à anterior, mas envolve apenas os homens. Nos últimos tempos, temos notado que, enquanto as mulheres jogam o buquê para as amigas, os homens “jogam” uma garrafa de uísque para os amigos. Não dá para negar que a maioria dos rapazes faria de tudo para levar esse presente para casa, não é mesmo? Por isso a ideia de leiloar esse item também.

Mas esses leilões devem ter uma peculiaridade para atingirem seu objetivo: todos os lances deverão ser pagos, ou seja, o valor arrecadado não vai ser apenas o maior entre todos os lances, mas sim o valor de todos os lances juntos.

frufru

Lua de mel turbinada com as doações no casamento

Essa ação também pode ser liderada pelos padrinhos. O objetivo é pedir aos convidados o patrocínio para algumas “regalias” que os noivos gostariam de ter na lua de mel. A ideia é semelhante à das plataformas que vendem passeios ou drinks para a viagem dos noivos, mas será feita em tempo real.

Os padrinhos podem preparar um cardápio com opções de passeios e refeições e passar pelas mesas perguntando se os convidados gostariam de participar da brincadeira. Depois, vale enviar uma foto aos convidados que colaboraram quando os noivos estiverem fazendo a refeição ou o passeio que foi dado a eles.

frufru

Lembre-se de que a festa de casamento passa muito rápido! São poucas horas para que os noivos vivenciem o que foi planejado durante meses. Assim sendo, o melhor é tentar aproveitar cada momento junto aos amigos e familiares. Com essas dicas, além de poderem conseguir muitas doações no casamento, vocês ainda promoverão um entretenimento diferente aos seus convidados!

E se você quer economizar no casamento para ter uma lua de mel incrível, não deixe de conferir este outro artigo sobre as vantagens e desvantagens do casamento DYI.