O convite de casamento é o primeiro contato dos seus convidados com os detalhes da cerimônia. Ele é responsável por demonstrar como será não só a cerimônia em si, mas a recepção também. É uma pequena amostra do que está sendo feito pelos noivos.

Contudo, o convite possui muitos detalhezinhos técnicos que podem deixar o casal perdido. Ainda mais se considerarmos que há uma série de outras coisas que será preciso acompanhar ao longo dos preparativos do casamento. Então, vou explicar alguns detalhes técnicos que você precisa saber para evitar problemas (por exemplo, gafes na subscrição dos convites) e ficar despreocupada em relação ao convite.

convite-de-casamento-5-detalhes-tecnicos-que-voce-precisa-saber18002

frufru1. Gramatura e tipo de papel

Dois detalhes importantes são: escolher o tipo de papel a ser utilizado e a gramatura (a medida da grossura e da densidade de um papel).

Normalmente, nos convites são usados determinados tipos de papel e suas respectivas gramaturas:

  • Color plus: 80-240 g de gramatura e com maior variação de cores.
  • Colur plus texturizado: 180-240g — menor variação que o anterior, mas ainda assim com ampla possibilidade de cores.
  • Vergê plus: 80-180 g, cores em tons pastéis.
  • Metálicos: 120-250 g — cores neutras em tons metálicos.
  • Vegetal transparente: 100-200 g — ampla variedade de cores.

Usualmente são usados os papeis com maior gramatura nos convites de casamento, principalmente se você quer um perfil mais elegante.

frufru2. Tipografia

A tipografia está relacionada com as fontes que você usará, tanto na parte interna do convite quanto na nomeação dos convidados. Vocês podem usar letras cursivas, por exemplo, que são mais usuais e remetem a convites clássicos e formais ou utilizar algumas fontes diferentes, mais informais e mais divertidas, que estejam de acordo com o tipo de cerimônia que vai fazer.

Quando for subscritar os convites, para os mais clássicos, vale a contratação de um especialista em caligrafia, para dar um ar mais sofisticado e elegante. Mas se você quer um toque mais pessoal, escrevam vocês mesmos os nomes dos convidados.

frufru

3. Convite e paleta de cores

É preciso que o convite siga a paleta de cores do casamento? Essa é uma dúvida bem comum dos noivos, e a resposta é: não, não é obrigatório que seja assim. Você pode, por exemplo, ter uma paleta de azul-turquesa e rosapink, e fazer um convite em rosa bebê ou em preto, por exemplo. Isso não é problemático. Entretanto, fique atento se o convite destoar demais da paleta de cores: ela é uma das partes da “identidade visual” da sua cerimônia, por isto é importante que, mesmo que não siga a risca, que o convite dialogue com as cores escolhidas.

Mas lembre-se sempre: no casamento nada é obrigatório!

frufru

4. Como economizar ao fazer o convite

Apesar de os convites não serem a parte mais cara do casamento, qualquer economia é bem-vinda, não é mesmo? Então, vão aí algumas dicas para economizar:

  • Faça todo o seu serviço de papelaria no mesmo lugar: combine descontos com a gráfica se fizer os convites do chá de panela/chá bar/chá de lingerie, impressão de cardápios, impressão de adesivos de lembrancinhas, entre outros serviços desse tipo, no mesmo local.
  • Peça a um amigo para fazer a arte do convite: muitas pessoas têm algum amigo designer que pode fazer a arte do convite por um preço mais barato (ou até mesmo de graça).
  • Faça os convites em casa: em caso de mini-wedding, pode compensar mais fazer a impressão em casa do que levar a uma gráfica (onde o valor só é baixo para volumes grandes de impressão).

frufru

5. Nomes dos convidados

Há algumas especificidades em relação a nomear os convites: para casal de amigos que estejam apenas namorando deve-se enviar o convite para o casal ou em separado? Se não for convidar as crianças, como escrever no convite que devem ir apenas os pais? Esses e outros detalhes devem ser pensados na hora de preparar o convite para entregar aos seus convidados. Há algumas regras de etiqueta que você pode seguir, mas, como há casos em que elas não se encaixam, a regra é: siga o bom senso!

frufru

Então, você tem dúvidas sobre os convites? Deixe nos comentários para que eu possa tentar te ajudar!