Em tempos em que (muitas) pessoas pensam mais em fotografar os momentos do que propriamente vivê-los, essa é uma preocupação pertinente.

Eu não sei vocês, mas eu fico completamente chocada quando vejo mais celulares filmando do que pessoas realmente se divertindo em shows e eventos. O negócio é meio pessoal mesmo, fico tristemente perplexa. Coisa de “tia” velha? Pode ser. Sou mesmo, rs. Sou do tempo em que a gente era “obrigado” a viver as coisas, assistir e tentar memorizar as lembranças só com nossos cinco sentidos. E sou categórica em afirmar que preferia daquele jeito. Sentindo mais, gravando menos.

Casamento sem celular

 

E o celular nos casamentos?

Mas esse desabafo por aqui é porque isso, é claro, respinga nos casamentos. E volta e meia vemos os convidados nos casamentos mais preocupados em clicar do que em realmente prestar atenção no que está acontecendo ali. Chato isso, né?

Além das pessoas se dispersarem, muitas vezes ainda acabam atrapalhando o trabalho dos profissionais que foram contratados para registrarem o casamento. Fotógrafos e videomakers tem que fazer verdadeiras acrobacias para conseguirem fazer seu trabalho da melhor forma.

E é em virtude disso que muitos casais tem optado pela cerimônia desplugadas.

frufru

Placa na entrada da cerimônia

Que tal uma plaquinha logo na entrada – e de forma bem visível? Uma frase bem direta ao ponto, mas ainda assim delicada, pode funcionar bem: “Bem vindo ao nosso casamento desconectado, guarde seu celular e aproveite o momento conosco!”

Alguns casais adotam a prática de simplesmente pedir que os convidados guardem os celulares. Outros definem um local (uma mesinha ou algo assim) onde os convidados devem deixar os aparelhos. E outros ainda distribuem saquinhos charmosos para que as pessoas possam guardar seus celulares.

A verdade é que “confiscar” os aparelhos das pessoas costuma não funcionar muito bem. Além das pessoas se sentirem invadidas com tal atitude e acabarem ficando chateadas – numa hora em que a gente só quer felicidade – a logística não é simples. Leve em conta que o sumiço de um aparelho celular pode gerar uma enorme confusão no dia do seu casamento.

frufru

Aviso feito pelo celebrante ou cerimonial

Uma outra possibilidade é pedir que o cerimonial (ou o celebrante do seu casamento) nos minutos antes de começar a cerimônia, faça um pedido no microfone. Costuma funcionar super bem e as pessoas, em geral, obedecem. É claro que um ou outro convidado mais “rebelde” pode acabar nem prestando atenção ao pedido do celebrante. Mas pelo menos, será a minoria.

Uma dica: peça à pessoa que fará o aviso para que seja bem clara, mas ao mesmo tempo, bem simpática na hora de fazer o pedido. Dessa forma as pessoas se sentirão mais impelidas a concordarem com a sugestão.

celebrante de casamento

Foto: Ana Slika

 

frufru

Recado no missal

Vocês terão um missal ou um folheto de acompanhamento da cerimônia? Em caso afirmativo, uma boa ideia é colocar um aviso no início dele.

O ponto negativo dessa ideia é que a maioria das pessoas só vai começar a ler o Missal no início da cerimônia. E nessa hora, as entradas já terão passado e pode ter acontecido alguns “desastres”.

celular no casamento

frufru

Cartõezinhos nos bancos dos convidados

Para minimizar isso vocês podem fazer um cartãozinho e deixar na cadeira de cada um. Costuma funcionar muito bem! Principalmente se o texto for simpático.

Alguns casais colocam junto, inclusive, com as lágrimas de alegria.

frufru

Profissional informando os convidados

Você também pode pedir para a assessora/ cerimonialista deixar uma pessoa responsável para avisar todos os convidados na entrada. Vai dar trabalho transmitir a informação praticamente de um a um, mas é efetivo. É a forma mais fácil das pessoas entenderem o recado.

Elas podem, inclusive, explicar a razão, mostrar quem são os profissionais responsáveis pelos registros e apela para o bom senso das pessoas.
Vale também pedir que elas fiquem “de olho” durante a cerimônia e dêem um toque nos convidados que eventualmente não sigam às regras. Com carinho e educação, claro!

A desvantagem dessa ideia é que provavelmente você precisará de uma profissional a mais para desempenhar essa função. O que, na prática, significa um custo a mais.

frufru

Aviso no site dos noivos

Caso vocês optem por criar um site para o casamento, também vale colocar a informação nesse site.

Escreva um texto bacana, mostre as razões desse pedido. Explique que gostaria que eles tivessem 100% focados no momento.

Você também pode prometer liberar as fotos oficiais posteriormente para quem tiver interesse. Mas não se esqueça de cumprir a promessa depois, né?

A desvantagem dessa prática é que muita gente não lê as informações constantes no site. Outras até lêem, mas no dia do casamento já terão esquecido. Nesse caso o ideal é ter alguém no dia para relembrar todo mundo do combinado 😉

frufru

Sugestões do que escrever para pedir que os convidados guardem os celulares

Selecionei algumas frases para vocês usarem. Seja no site, no cartãozinho, no convite, etc.

É claro que todas elas podem (e devem) ser adaptadas. Coloque o estilo e a personalidade de vocês na hora de escolher a frase. A única dica que eu dou é: seja gentil ao fazer esse pedido para seus convidados. Além de ser mais educado agir dessa forma, aumenta a chance das pessoas acatarem seu pedido.

“Para que vocês possam curtir a cerimônia, contratamos um fotógrafo incrível! Pedimos que não usem o celular para tirar fotos durante o cortejo. No restante da cerimônia e festa, desde que não atrapalhe nosso fotógrafo, as fotos estão liberadas e pedimos que coloquem a nossa hashtag.”

“É um grande prazer poder dividir esse momento com você. Pedimos gentilmente que guarde o celular e a câmera durante a cerimônia. Contratamos um ótimo fotógrafo para registrar tudo. O melhor presente que poderíamos receber é ter voce participando totalmente deste momento tão especial para nós.”

frufru

Mas se você quer dicas em vídeo, temos também! Clica aí no play para ver uma reflexão que fiz sobre isso:

frufru

E já que eu mencionei a hashtag aí em cima, tem post aqui no blog falando um pouco sobre isso. Vale a pena ter uma hashtag específica para seu casamento? Como fazer isso? Passa lá pra saber mais.

E aí, o que você achou dessas ideias de como pedir para seus convidados que não usem o celular no dia do casamento? Compartilhe aqui a sua opinião e a sua dica!