No vídeo dessa semana eu quero dar algumas dicas para vocês na preparação do chá de panela/ lingerie/bar, etc.

frufru

1. Quem organiza o chá de panela?

Normalmente é a própria noiva que cuida de tudo. Mas se você, noiva, está muito sobrecarregada com os preparativos finais para o casamento, delegue! Mães, irmãs, amigas, madrinhas… Com certeza tem muita gente por aí disposta a te ajudar nessa tarefa. Não se intimide e peça ajuda.

Você pode delegar toda a organização ou pode gerenciar tudo e só distribuir as tarefas entre elas. Madrinhas tem essa função já implícita, né?

frufru

2. Quem convidar para o evento?

É uma dúvida frequente. Às vezes você vai fazer um casamento para muitos convidados e fica na maior saia justa achando que vai ter que convidar todo mundo pro chá também. Se fizer isso, no fim das contas serão duas festas de casamento, né? Essa não é a ideia.

O chá de panela (ou de lingerie, bar, etc) deve ser um eventinho menor, mais íntimo, com a intenção de ser uma pré celebração do casamento. Uma festinha divertida, só para quem  é íntimo mesmo.

Um bom critério para te ajudar a definir quem serão os convidados é: entre quais convidados você ficaria à vontade de participar de brincadeiras engraçadas? Mesmo que você não vá fazer as brincadeiras. A ideia é conseguir selecionar as pessoas que te deixam mais à vontade!

E não fique se martirizando por não pode convidar todo mundo, achando que as pessoas ficarão chateadas. As pessoas que não são tão próximas ficam até incomodadas quando são convidadas para um evento assim. Em geral, as pessoas sabem que esse momento é restrito aos  “de casa”.

frufru

3. Quando devo fazer o evento?

Não tem um momento especifico, mas na minha opinião o ideal é fazer o mais próximo possível do casamento, mas não tanto que te atrapalhe de cuidar dos preparativos finais. Ou seja, entre um e dois meses antes do casamento.

Quando você faz o chá muito antes do casamento você perde o clima (que eu costumo chamar de chuva de amor) gostoso que antecede a aproximação do dia especial. As pessoas ainda não entraram no “espírito”e é bem provável que encarem o momento muito mais como uma festinha qualquer do que como um evento pré wedding. Em contrapartida, se você realiza o chá com uma antecedência menor, as pessoas já estão totalmente envolvidas no clima e o casamento vai ser o tema central do evento. É muito mais gostoso, sério.

frufru

4. Onde fazer o chá?

Como a ideia é ser uma festinha mais íntima, o ideal é que o local também seja um espaço mais íntimo. Na sua própria casa, na casa ou salão de festas do prédio de um parente ou amigo. Principalmente se a ideia for fazer brincadeiras divertidas.

Pense num espaço onde você e seus convidados possam ficar bem à vontade! Mesmo que seja um restaurante, procure um que tenha uma área mais reservada.

frufru

5. Como convidar

Não há necessidade de formalidades num evento como o chá de panela. Como a ideia é convidar somente as pessoas mais íntimas, vale convidar via telefone ou até através de um convitinho fofo feito whatsapp. Mas eu acho que um telefonema nesse caso é a melhor pedida!

frufru

6. O que servir no evento?

Procure colocar comidinhas que sejam mais fáceis de serem servidas, que dispensem a necessidade de garçons para aumentar o caráter íntimo do evento. Disponha os comes e bebes de forma que cada convidado possa se servir de forma simples e descomplicada. Preocupe-se somente em repor sempre (ou deixe alguém responsável por isso).

Aqui no blog tem um post suuuuper completo, cheio de dicas do que servir, passa lá 😉

frufru

7. Como decorar o chá?

Procure usar utensílios na decoração que poderão ser reaproveitados depois do decor da sua casa! Porta retratos, vasos bonitos, gaiolinhas, e até mimos fofos de cozinha (ralador, rolo de macarrão) se a ideia for fazer um chá de cozinha temático.

frufru

8. Fazer brincadeiras ou não?

Depende do estilo de vocês e dos seus convidados. Se a sua turma é animada, descontraída e gosta de brincar, acho que tem tudo a ver, vai ser uma diversão.

Mas se vocês são mais sérios, acham essas brincadeiras sem graça, é claro que o ideal é não fazer, caso contrário vai ficar fake, né?

frufru

9. Preciso fazer lembrancinhas?

Precisar você não precisa, faça somente se couber no orçamento e se você quiser, claro!

Mas se a ideia for dar lembrancinhas no final da festa, opte por comprar mimos que realmente agradem e sejam úteis aos convidados. Caso contrário é jogar dinheiro no lixo. Na dúvida escolha coisinhas gostosas de comer: chocolates, docinhos, bolinhos… Todo mundo ama!

E tente personalizar o mimo de acordo com sua festinha.

frufru

E só para terminar, saibam que existem empresas hoje em dia que organizam e cuidam de tudo no seu chá de panela. Uma mão na roda para quem quer fazer mas está sem tempo e não pode/quer delegar.

E se quiser ver esse conteúdo em vídeo, é só clicar no play:

frufru