Toda noiva sabe que planejar um casório envolve muitos detalhes que exigem dinheiro. Por isso, é fundamental saber como negociar com fornecedores do casamento para conseguir fazer a festa dos seus sonhos sem prejuízos, principalmente quando você pretende economizar.

O 1º passo deve ser estabelecer um limite de gastos para a festa. Sabendo quanto você está disposta a investir no total, divida os custos entre todas as necessidades da organização: fotografia, buffet, vestido, decoração etc. Dessa forma, é mais fácil avaliar se o orçamento de um fornecedor está adequado às suas possibilidades.

Além disso, anote aí: mais importante do que estabelecer um limite é respeitá-lo! Se mesmo depois de negociar o preço estiver mais alto do que você pode pagar, é hora de partir para outra. Lembre-se sempre de que a intenção é economizar para não sair no vermelho.

68159-como-negociar-com-fornecedores-de-um-casamento

frufru

Veja abaixo algumas dicas que eu preparei para você aprender como barganhar os melhores orçamentos com diferentes tipos de fornecedores:

Fotografia

Se seu orçamento estiver curto, pense em negociar as fotografias em CD em vez de encomendar um álbum impresso. Essa troca costuma render um bom desconto devido aos altos custos de impressão e de confecção do álbum.

Além disso, saiba que muitos fotógrafos costumam cobrar pelo tempo de trabalho. Então, você pode contratar alguém para registrar somente os momentos mais marcantes, como a cerimônia e a presença de convidados importantes, como os pais e os padrinhos.

frufru

Buffet

Se quiser economizar com a comida, pense em negociar um cardápio mais barato. Os buffets costumam dispor uma diversidade de opções, com diferentes pratos. As opções com camarão e frutos do mar costumam ser mais caras do que carne e frango, por exemplo.

Se mesmo assim você ainda não puder pagar, tente abrir mão de algumas coisas. Para um casamento realizado à noite, é possível dispensar o jantar e servir apenas um coquetel. Para um casamento diurno, aposte em um café colonial em vez do almoço.

frufru

Vestido

Comprar um vestido de noiva geralmente custa muito dinheiro. Por isso, considere alugá-lo, o que costuma sair bem mais em conta do que a compra. Tenha em mente que você só usará uma vez e que guardá-lo exige muito trabalho para mantê-lo bem conservado.

Se o preço do 1º aluguel estiver acima do seu limite, considere pegar um vestido que já foi usado por outra noiva. O 1º uso costuma ser muito mais caro pela exclusividade.

frufru

Decoração

A decoração é um dos itens mais caros da organização de um casamento, mas é possível diminuir seu preço com alguns passos. Você pode, por exemplo, investir em do it yourself (DIY ou faça você mesmo, em bom português). Nesse caso, envolva seus familiares e seus padrinhos na confecção de itens decorativos.

Quem preferir deixar o trabalho nas mãos de profissionais deve optar por flores da época em vez de flores exóticas, o que diminui os custos. Além disso, é possível abrir mão de alguns itens, como iluminação cênica.

frufru

Agora que você já sabe como negociar com fornecedores do casamento, veja minha lista e escolha os mais adequados!