Você está com dificuldades para escolher as músicas da sua cerimônia de casamento? Imagino que sim, já que a gente tem milhares de músicas incríveis por aí e não é fácil selecionar só algumas para o casamento.

A minha ideia aqui hoje é te dar algumas dicas para você saber o que levar em conta na hora de escolher as suas músicas.

Isso mesmo, porque não dá para escolher de forma aleatória as músicas que vão dar todo o clima da sua cerimônia, né? Você sabe que uma escolha acertada da música pode fazer toda a diferença no clima criado, né? Para se ter uma ideia basta imaginar um filme sem trilha sonora. Imagine uma cena de filme de terror sem aquelas músicas de suspense. Zero graça. Ou uma cena super dramática sem um bom acompanhamento musical.

Por isso saiba que as músicas que você escolher vão interferir diretamente na energia e no clima do momento. E é por isso que eu quero te dar algumas dicas especiais.

musicas para casamento

frufru

Primeiro passo

O ponto de partida na hora de escolher as músicas da sua cerimônia de casamento é definir quantas serão elas. Tudo vai depender do roteiro da sua celebração. Vai ser um casamento na Igreja Católica? Vai ser um casamento celebrado por amigos?

Só depois de ter um roteiro definido você saberá quantas músicas vai precisar escolher e mais, em que momento da cerimônia ela será usada. Assim ficará mais fácil escolher o estilo musical de cada uma.

O roteiro mais comum é o de, mais ou menos, sete músicas.

frufru

Analise como será a sua cerimônia

Mas é claro que isso pode variar muito. Alguns casais optam, por exemplo, por colocar noivos e padrinhos com a mesma música. Ou separar a música do momento da assinatura do momento da saída dos noivos. Em outros casos, a celebração será toda personalizada e terá momentos completamente distintos dos que eu citei acima.

É importante separar esses momentos, não só para saber a quantidade de músicas que você vai precisar, mas para você começar a pensar em músicas específicas para cada um deles. Por exemplo, na hora dos votos, é bacana que escolham uma música que seja só instrumental para não atrapalhar a fala de vocês. Para a saída, podemos pensar em uma música mais animada? Cada momento terá o “clima” que a música ditar.

Muita gente sugere, por exemplo, que o casal opte por músicas mais tranquilas para as primeiras entradas e deixe para a entrada da noiva a música de maior impacto. Mas isso, é claro, se a sua ideia for mesmo ter uma entrada de maior impacto.

frufru

Comece a sua lista de músicas com antecedência

Outra dica super importante!

Não importa quando será seu casamento, comece hoje mesmo a sua lista! Não importa se você vai começar a anotar num caderno, numa planilha no seu computador ou no bloco de notas do celular. Mas comece já.

Se você deixa a escolha das músicas para a última hora, provavelmente não fará boas escolhas. Existem milhões de canções no mundo e a gente não consegue se lembrar das mais especiais assim, de uma para outra.

Portanto, crie a sua lista e reserve. Sempre que escutar ou se lembrar de uma música especial, corra e anote na sua playlist. Mesmo que ainda não esteja segura sobre ela. Vá anotando ao longo dos meses todas as músicas que achar que podem se encaixar em algum momento do casamento.

É claro que no final você vai fazer um garimpo e selecionar as finalistas. Mas é legal já ter um arsenal bem personalizado para poder decidir quando for a hora, né? E durante todo esse tempo, deixe as suas antenas ligadas. Vai a um casamento? Preste atenção nas músicas que o casal escolheu. Está assistindo um filme? Se ligue na trilha sonora dele. E assim, pouco a pouco, você vai encontrando as músicas mais perfeitas para vocês.

 

frufru

Cuidado com as músicas “da moda”

Muito, mas muito cuidado com isso. Em geral elas são sim, lindas. Se não fossem, não estariam na moda, né? Mas o que costuma acontecer é que sempre tem uma música que a gente (muita gente!) se apaixona e ela começa a ser tocada sem parar nos casamentos. Até aí, tudo bem, não tem problema nenhum isso.

Só cuide para não trocar músicas que realmente fazem sentido para vocês, que tenham a ver com a história de vocês, por músicas que estão na crista da onda. Além disso, com o passar do tempo, pode ser que você enjoe daquela canção e fique se perguntando porque é mesmo que ela foi a escolhida…

frufru

Procure bons profissionais

Não adianta nada criar uma playlist incrível e escolher profissionais ruins para executá-la. A qualidade do som precisa ser boa e os músicos também, para que a canção tenha o resultado esperado. Já imaginou que chato se o som começa a dar aqueles ruídos horríveis justamente na hora dos votos? Ou se o cantor canta uma música, em inglês, completamente errada? Ou ainda, imagine uma enorme desafinada na hora da entrada da noiva. Não dá, né?

E repare que eu não estou dizendo aqui para você contratar profissionais caros. Mas estou dizendo para você se preocupar com a qualidade dos profissionais que vai contratar.

Na dúvida, vá a audições (quase todos os profissionais costumam fazer audições para os casais conhecerem seu trabalho) ou peça para ir em casamentos em que eles vão tocar (não é pra ir na festa, hein? Só na cerimônia, rs). Mas peça indicação, referências e seja precavido para garantir que terá bons profissionais cuidando das suas músicas.

frufru

A letra da música

Já aconteceu com você, de você se apaixonar por uma música em inglês – ou numa outra língua qualquer – e quando você se dá conta do que a letra diz você tem uma enorme decepção? Comigo já.

E isso é mais comum nos casamentos do que a maioria imagina. Muitos casais escolhem a música pela melodia mas não prestam atenção no que a canção diz. Se você não ligar para isso, tudo bem.

Mas se o que é dito importa para você, cuide para não entrar na Igreja com uma música que fala sobre términos, traições, separações, etc.

Analise a letra de todas as músicas antes de incluí-las na sua listinha.

frufru

Músicas cantadas ou instrumentais?

Tanto faz. Você pode escolher só músicas instrumentais, só músicas cantadas ou mesclar os dois estilos. O que vale mesmo é pensar no momento da cerimônia em que ela será tocada e no que aquela música significa para vocês.

Importante: se você for se casar em na Igreja – seja ela qual for – procure conversar antes para saber sobre a postura deles em relação às músicas. Algumas Igrejas são mais flexíveis, outras só permitem músicas instrumentais, e outras pedem para analisar as músicas escolhidas antes de dar a permissão. Pesquise antes para não ser surpreendida e ter que acabar mudando todos os seus planos feitos com tanto cuidado.

frufru

Apps que vão te ajudar

Eu indico que você baixe dois aplicativos que vão te ajudar a encontrar as melhores músicas.

O primeiro deles é obviamente o Spotify. É bem provável que você já conheça e que até mesmo tenha esse app no seu celular. Agora é hora de criar nele a sua playlist para ir colocando as suas músicas, para ouvir sempre que quiser. Mas mais que isso, no Spotify você vai poder pesquisar muitas playlists para casamentos. Inclusive a minha 😉

Eu criei uma playlist no Spotify só com indicações de músicas para a entrada da noiva. Corre lá para seguir e se inspirar!

Outro app que vai te ajudar muito é o Shazam. O Shazam funciona assim: você está ouvindo uma música e pensa, “que música linda, como é mesmo o nome dela?” Aí você abre o Shazam, ele “escuta”um pedacinho da música e já te dá o nome. Sensacional. Já baixa ele aí porque na hora que você, do nada, escutar aquela música vai precisar abrir ele rapidão antes que ela pare de tocar. Elas sempre aparecem quando a gente menos espera 😉

frufru

E aí, gostou das dicas? Pronta para começar a sua lista de ouro de músicas sensacionais? Espero que essas dicas te ajudem a encontrar as músicas perfeitas para o seu casamento! E não se esqueça de vir aqui deixar nos comentários quais foram as suas escolhidas para que elas inspirem mais e mais pessoas.

frufru

Quer assistir esse conteúdo em vídeo? Só clicar!

frufru