Parece uma tarefa fácil, mas não é bem assim. Alguns ítens que você deve ou não levar em conta no momento de definir a data do seu casamento. Já vi muitos casais definirem a data do casamento na empolgação e depois ter que se virar porque aquele dia específico não ia dar certo porque caía num feriado, ou porque era no meio da Copa do Mundo, etc…

Para te ajudar nessa tarefa elenquei algumas considerações que você deve levar em conta na hora de definir a data do seu casamento!

Confira!

frufru

O dia da semana

 

Você faz questão que o casamento seja num sábado? Gosta do clima bucólico do domingo? Ou prefere a sexta-feira?
O sábado tem a vantagem da disponibilidade dos convidados ser maior. Todo mundo fica mais animadinho quando a festa é no sábado. Se a sua ideia é fazer uma festa com balada, esse provavelmente será o dia da semana mais indicado.
Mas a sexta e o domingo tem certa vantagem financeira (os salões, em geral, são mais baratos) e a festa costuma durar menos = menos custos.
E claro, a semana tem sete dias! Você ainda pode se casar na segunda, terça, quarta e quinta! Os artistas e celebridades adoram se casar nos dias da semana. Pode ser que a festa não fique tão animada assim, mas os custos com certeza vão cair! Além disso é possível driblar o fato de ser dia da semana se você escolher uma véspera de feriado 😉
Foto: Ryan Jorgensen

Foto: Ryan Jorgensen

 

frufru

Uma data especial?

Você faz questão que seja uma data (já) especial? Algumas pessoas acham romântico, por exemplo, se casar no dia dos namorados. Ou na mesma data em que vocês comemoram o início de namoro, o primeiro beijo, quando se conheceram,… Ou a data de aniversário de uns dos dois, ou da mãe, do pai, de um parente que já se foi, e por aí vai.

Eu acho que essa moeda tem dois lados: é legal escolher uma data que seja importante para o casal, é simbólico. Mas, em contrapartida também é interessante fazer com que uma data que não tem nada demais vire um dia especial.

frufru

Brincando com a sorte

Você acredita em astrologia, numerologia, datas cabalísticas ou similares? Joga no time dos nãocustanadadarumaolhadinha ? Então recorra às suas crenças e patuás atrás de dicas de boas datas.
frufru

Datas raras, números que “combinam”

Gosta de datas raras, como 12/12/12?  O bom é que vai ficar difícil o marido esquecer a data do casamento no futuro, rsrs. Vamos facilitar as vida deles, né?

data do casamento

frufru

Avalie os feriados

 

Não se esqueça de dar uma olhada na tabela de  feriados da sua cidade (não vale calendário nacional – nele você não vai encontrar os feriados municipais).
E cuidado! Não adianta só bater o olho no dia que você escolheu e ver se é feriado ou não. Veja também os feriados próximos. Isso pode (e deve) interferir muito na sua escolha. Porque? Vou dar um exemplo: dia 25/06 (sábado) não é feriado. Mas dia 23/06 (quinta-feira) é. Ou seja, dia 25 cairá no meio de um feriado prolongado.
E mais: se você conta com muitos convidados de outras cidades, deve levar em conta os feriados das cidades deles também.
frufru

E os meses do ano?

Algumas pessoas simplesmente não gostam do mês de agosto (mas não me venha falar que você é uma delas, porque eu nasci em agosto e me sinto ofendida com esse negócio de agostomêsdodesgosto).

Outras têm verdadeira adoração por maio (mês das noivas e das mães). Você tem preferências?

Vá eliminando os meses que não te agradam. Lembre-se também do clima de cada um deles. Alguns meses são mais frios, mais chuvosos, mais abafados. Se você pretende se casar – ou fazer uma recepção – ao ar livre, isso é um fator essencial para ser analisado.

O clima é uma das variáveis que você deve levar em conta na hora de definir a data! Foto: Julia Shcherbakova

O clima é uma das variáveis que você deve levar em conta na hora de definir a data!
Foto: Julia Shcherbakova

frufru

Pense nos grandes eventos

 

Fique atenta(o) aos grandes eventos: Copa do Mundo, Olimpíadas, Campeonato de Futebol e até final de novela (principalmente se for das oito – mas que passa às 21 hs).
Sim, muitas pessoas não deixam de ver quem matou Odete Roitman por casamento nenhum!  Ah, inclua finais de realities que tem feito muito sucesso (BBB, The Voice, e por aí vai…) e lançamento de novas temporadas de séries famosas.
frufru

A lua de mel também deve ser levada em conta

 

Já sabe para onde quer ir na lua de mel? Desde criancinha se imaginou tomando vinho na neve com seu amor? Então lembre-se de casar no inverno!!! Se ir para tal lugar é sua prioridade, adeque sua data ao clima do local.
frufru

Verifique se a Igreja tem essa data disponível

Vai se casar na Igreja Católica? Algumas Igrejas têm enormes filas para agendar as datas e muitas vezes você não vai conseguir aquela data que gostaria. Procure se informar. Cada uma tem suas especificidades: algumas não celebram casamentos aos domingos, outras não celebram em determinados horários.

Se isso é uma prioridade, investigue as possibilidades na sua Igreja.

frufru

Simples não é. São muitas variáveis a serem levadas em conta. Mas é uma tarefa gostosa, vai…

Ah, e se quiser ver esse conteúdo em vídeo, é só clicar:

 

frufru