A Clarissa e o Bernardo fizeram algumas escolhas que tornaram o casamento deles mais sustentável e responsável. Quando ela me contou isso, pedi que me mandasse as dicas para que eu pudesse compartilhar com vocês.

Quem sabe (e tomara que) outros casais também tenham essa preocupação e possam se inspirar com esse post.

Não é nada de outro mundo, gente. Ao contrário, é super possível e de fácil execução. Mesmo que você não seja pessoa mais preocupada desse mundo com o meio ambiente, que tal dar uma lida e repensada no caso? Um pouquinho de cada um e de repente temos um montão!

frufru

Como tudo começou

“De uns tempos pra cá passei a me preocupar mais com o lixo que gero. E a tentar diminuí-lo, de pouco em pouco. Passei a seguir perfis que tratam de uma vida mais sustentável. E essas reflexões acabaram orientando algumas decisões que tomei durante a organização do meu casamento. Algumas bem simples.

frufru

1. Convites sustentáveis

Inicialmente pensei até em abrir mão do convite físico. E enviá-lo apenas por meio eletrônico. Mas algumas pessoas, especialmente familiares mais velhos, não usam.

E acabei optando por imprimi-los. Mas nunca entendi pra que a aquele plástico em volta do envelope? A amiga designer que desenvolveu o envelope sugeriu que fizéssemos o envelope de tecido. A ideia deu super certo. Os envelopes – ou saquinhos – de linho branco, amarrados com um sapé, servem pra levar peças pequenas na mala, ou até pra fazer compras a granel.

frufru

2.  Menos flores de corte

Outro pedido que fiz à decoradora foi o uso de menos flores de corte. Assim os convidados poderiam (e fizeram isso!) levar os arranjos pra casa. E quem sabe replantá-los.

frufru

3 – Canudinhos de inox

O casamento foi um mini wedding, com 120 convidados.

Então comprei 80 canudos de inox para quem fosse beber drink. Além disso, as pessoas poderiam levá-los pra casa, e já era uma lembrancinha. Não tinha uma escovinha pro canudo, mas como alguns convidados eram da mesma família, podiam compartilhar escova.

Mais importante que o uso do inox, em si, foi o fato de os convidados virem conversar comigo depois da festa sobre produção de lixo. Que só assim souberam da campanha contra o uso de canudos e onde poderiam comprar canudos.

Em festas maiores pode ficar mais pesado pro bolso. Mas o canudo de papel já ajuda, né?

frufru

4 – Não teve mesa de doce

Isso não quer dizer que não teve sobremesa.

Teve a mesa de bolo (um naked cake de Red Velvet). E sobremesas do Bistrô que estavam deliciosas. Assim todo mundo adoçou a boca. Sem precisar pensar naquela montanha de papel (e plástico, né?) gerada pelas forminhas.

frufru

5 – As cervejas

As cervejas artesanais servidas tinham casco retornável.

Abraços,

Clarissa”

frufru

Eu não disse que as dicas era de fácil execução?

A Clarissa e o Bernardo escolheram fazer o evento em um restaurante que já é muito charmoso e tem uma decoração super característica, cheia de detalhes. Isso deixou tudo ainda mas bonito!

Agora chega de papo e vem ver como esse casamento foi lindo e inspirador!

 

casamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelcasamento sustentávelfrufru