O casamento é um dos momentos mais esperados na vida de algumas mulheres. E se você é uma dessas noivas, com certeza espera que dê tudo certo na hora de dizer “sim” no altar. Mas antes de sonhar em entrar na igreja é preciso planejar o casamento civil.

Embora seja uma cerimônia “burocrática”, ela é parte da vida dos noivos e muitos escolhem fazer uma comemoração exclusiva — mas essa decisão varia de casal para casal. E para ajudá-la nessa importante decisão, resolvi reunir algumas dicas e os prós e contras de uma festa pós-cartório. Venha conferir!

34726-vale-a-pena-fazer-festa-para-o-seu-casamento-civil

frufru

Devo fazer uma festa?

A opção de celebrar esse momento depende do seu estilo e, também, das suas possibilidades financeiras. Com tantos gastos com a cerimônia  religiosa, a lua de mel e a casa nova, a comemoração do casamento civil pode acabar comprometendo muito o orçamento.

Se o seu bolso já está muito apertado e você não se importa tanto com esse tipo de celebração, você pode simplesmente assinar os papéis e seguir sua rotina normal, sonhando com o momento inesquecível que está se aproximando dia após dia.

Também é importante ficar atenta ao estresse que duas festas muito próximas uma da outra podem gerar. Se você é demasiadamente participativa e “neurótica” com a organização, pode acabar se desgastando ao organizar dois grandes eventos tão importantes. Lembre-se que o é importante ser feliz já nos preparativos do casamento, e não só no dia do casamento!

Por outro lado, se você tem uma reserva suficiente para arcar com os custos e bastante disposição, nada a impede de fazer uma festa após o casamento civil. Celebrar é sempre bom!

O evento pode contar com bolo, decoração, comes e bebes, champanhe, música e tudo o mais que uma boa festa pode ter. É aconselhável que o local da festa seja próximo ao do cartório, para evitar o deslocamento muito grande dos convidados.

Vale lembrar que o casamento civil normalmente é realizado pela manhã, em dias da semana. Portanto, antes de começar a preparar a sua festa, cheque com seus convidados se eles poderão comparecer. Já pensou organizar tudo e depois descobrir que todos estarão trabalhando e não poderão comparecer? Se previna.

frufru

E se eu não quiser que passe em branco?

Se a ideia da festa não te agrada, mas você não quer que passe em branco esse momento tão importante, vou te dar duas sugestões:

1- Almoço ou jantar no restaurante

Muito comum atualmente, comemorar o casamento civil em um restaurante próximo do cartório é uma pedida agradável e prática. Faça reservas com antecedência, defina os pratos e, se os noivos não forem arcar com os custos, deixe isso claro para os convidados ao fazer o convite. Hoje em dia as pessoas estão tão acostumadas com esse formato de festa que já se preparam para pagar o próprio almoço, fique tranquila, isso não será nenhum susto para seus convidados. Afinal de contas, eles sabem que vocês estão com o orçamento comprometido com a casa e a festa que virá em breve.

frufru

2- Recepção em casa

Outra forma de comemorar é organizar um pequeno coquetel em casa para os amigos e familiares mais próximos. Você pode oferecer petiscos, salgadinhos, doces e bebidas. Aposte em uma decoração simples e inspirada no casório.

O coquetel é apenas uma sugestão, mas pode ser também um almoço, um brunch, (normalmente os cartórios realizam os casamentos civis pela manhã), etc. O tipo do evento não importa, fica a seu critério. A ideia aqui é reunir esse seleto grupo de amigos de forma bem íntima e aconchegante. E nada como a casa da gente pra fazer isso, né?

vale-a-pena-fazer-festa-para-o-seu-casamento-civil

frufru

Será que vai dar tudo certo?

O importante na hora de definir a sua escolha é refletir sobre o que realmente se encaixa no seu perfil e saber se você terá disponibilidade para participar de todo o processo de organização das duas festas de casamento.

É fundamental ter em mente que, ao optar por dois eventos de casamento, a responsabilidade aumentará significativamente. Reflita com carinho e planeje com atenção o seu casamento civil e religioso que tudo dará certo.

Afinal, essa é a realização de um grande sonho e será inesquecível.

frufru

E você? Quer ter uma festa de casamento civil ou prefere uma reunião em casa com os mais íntimos? Me conte nos comentários!

E já que estamos falando em casamento civil, que tal entender melhor o processo e saber quais os passos e documentações necessários?