Hoje vamos falar sobre brincadeiras para chá bar. Aqui no blog tem post sobre brincadeiras para chá de panela, que normalmente é composto só por meninas.

Mas hoje a ideia é te dar dicas de brincadeiras para seu chá bar, que é o nome dado para o evento onde os homens também participam.

Atenção: peca ajuda a alguém para cuidar das brincadeiras do seu chá bar. Cuidar de tudo sozinha vai te dar muito trabalho e te deixar ainda mais estressada. Você vai ter que receber os convidados, conversar com todo mundo, se divertir… Peça ajuda para sua mãe, uma amiga, uma madrinha… Elas poderão te ajudar com essa tarefa para você não ficar sobrecarregada. Além disso, vai ser muito mais legal se as brincadeiras forem surpresas para os noivos!

Outra dica: não exagere na quantidade de brincadeiras. Com umas cinco brincadeiras vocês já conseguem se divertir muito, sem ficar cansativo os convidados.

brincadeiras-para-cha-bar

frufru

1.Adivinhação

Existem duas versões dessa brincadeira e ela é um clássico nos chás.

Na primeira versão, o casal tenta adivinhar o que é cada um dos presentes que recebeu. Sem abrir os pacotes, só pelo tato, eles tentam adivinhar o que é e quem deu aquele presente.

Na segunda versão, ideal para quem não vai receber presentes físicos no dia do chá, os noivos estarão de olhos vendados e tentarão adivinhar o que são alguns utensílios de casa entregues pelo organizador.

O organizador da brincadeira deve levar objetos comuns de uma casa como: controle remoto, papel higiênico, porta-retratos, liquidificador, sabonete, etc

O noivo que acertar mais ítens, ganha o jogo. O outro, paga uma prenda.

Brincadeiras-para-chá-bar

frufru

2.A metade da laranja

O organizador vai preparar alguns post-its com o nome de casais famosos: Romeu e Julieta, Sandy e Junior, Sansão e Dalila, Rachel e Ross, e por aí vai.

No início do chá bar, cada convidado vai ter um desses post-its colado nas costas costas dos convidados.

A meta é que cada um consiga encontrar a sua metade até o final da festa. Mas para isso, a pessoa tem que descobrir qual o nome que está colado nas suas costas. E para isso, ela pode fazer perguntas aos outros, mas perguntas que só podem ser respondidas com “sim” ou “não”.

frufru

3.Quiz para noivos

Nesse jogo, os noivos ficam de costas um para o outro, e os amigos começam a fazer perguntas sobre cada um, para ver o quanto o casal se conhece, como “Qual o perfume favorito dela?”, “Qual o dia do aniversário da sogra?” e muitas outras perguntas. Mescle perguntas mais fáceis com perguntas mais difíceis.

Você também pode fazer perguntas para ambos. Perguntas como “qual a data do primeiro beijo?” “qual a música do casal?” “Qual foi o primeiro beijo que um deu para o outro?” E se as respostas do casal não coincidirem ambos tem que pagar uma prenda.

Não se esqueça de preparar quadrinhos ou mesmo uma folha de papel para os noivos escreverem suas respostas.

brincadeiras para cha de panela

frufru

4.Encontre a aliança

Esse aqui é uma disputa entre os noivos. Os organizadores vão esconder a aliança dentro de uma tigela grande, cheia de farinha, e os noivos disputam quem consegue encontrar o anel primeiro!

Você pode colocar uma enorme tigela para os dois, ou uma para cada um (como uma aliança em cada, claro!)

Quem demorar mais a encontrara aliança, paga uma prenda.

frufru

5.Quem é você?

A noiva será vendada. Diante dela o organizador colocará vários homens, incluindo o noivo. E só pelo tato ela tem que descobrir qual deles é o seu amor. Mas ela só pode tocar uma parte do corpo de cada um. Por exemplo, tocando as mãos de todos eles, ela tem que descobrir qual é a mão do seu noivo. Mas também pode ser através do joelho, da orelha, do queixo, etc.

Na segunda rodada, o noivo será vendado e terá que descobrir qual é a sua noiva, no meio de várias mulheres. Vale a mesma lógica.

Se você quiser incluir os convidados na brincadeira, você pode – cada hora um – vendar  um(a) convidado (a) e colocar uma pessoa aleatória na frente dele(a). Será que ele(a) consegue adivinhar quem é?

frufru

6.Conte uma história

Cada um deve que contar uma história de amor, sendo que os convidados (um de cada vez), mostram um objeto que deve entrar na história.

Se os convidados gostarem da história, vocês não precisam pagar prenda. Mas se não gostarem… PRENDA!

frufru

7.O que você fez no verão passado?

Um amigo de infância do noivo conta uma história que a noiva não conheça. Normalmente uma história de uma época em que os noivos não se conheciam. Depois a noiva tem que dizer se a história é real ou não. Se ela errar, paga uma prenda.

Mas atenção: peça ao amigo para maneirar e não contar uma história que vá gerar qualquer tipo de constrangimento.

E se você quiser ver brincadeiras específicas para chá de panela, é só correr aqui!

frufru

8.Conselhos para os noivos

Ao chegarem na festa os convidados devem escrever conselhos para a vida de casados em uma folha de papel. Mas a ideia é que eles coloquem conselhos criativos e engraçados.

Na hora das brincadeiras os noivos devem ler em voz alta e comentar. Mas o principal é que eles precisam adivinhar quem foi o autor daquele conselho.

Brincadeiras-para-chá-bar

frufru

9.Surpresa no bolo

A ideia é colocar fitinhas dentro de um bolo (pode ser fake). Mas de um lado para homens e do outro para mulheres.

Em uma das fitinhas das mulheres estará amarrado um anel (de plástico) e em uma das fitinhas dos homens terá uma gravatinha.

Todos tiram a fita ao mesmo tempo e quem tirar os “brindes” será o próximo a se casar. Mas uma outra versão é colocar objetos variados e cada um com uma “sorte”. Por exemplo, quem tirar o aviãozinho fará muitas viagens, quem tirar um trevo de quatro folhas terá muita sorte e por aí vai…

brincadeiras-para-cha-panela

frufru

10.Enchendo o saco

A ideia agora é envolver todos os convidados na brincadeira, mas quem quiser, é claro.

Os convidados serão divididos em equipes de mais ou menos cinco pessoas cada. Cada equipe vai receber um saco e uma lista com objetos variados que têm por perto.

Depois, os participantes terão 5 minutos para achar todos os itens da lista. A equipe que conseguir encontrar mais objetos vence! E os perdedores deverão pagar prendas.

frufru

11.Fio de costura

No início do chá, o organizador vai entregar um rolo de fio de barbante ou lã e pedir para cada convidado cortar o pedaço que quer, do tamanho que preferir, mas sem contar a razão.

O convidado vai guardar o fio até a hora da brincadeira. Na hora determinada, cada convidado vai contar uma história engraçada sobre os noivos enquanto enrola o fio no seu dedo indicador. Quando acabar o fio, a história acaba.

frufru

12.Imagem e Ação

O organizador escreve nomes de filme de amor em vários papéis e coloca tudo num saquinho para sortear.

Os convidados se dividem em duas equipes.

Cada participante pega um papel e faz mímica ou desenha para que os outros da equipe adivinhem o nome do filme. Mas o tempo é limitado, no máximo um minuto.

Se ninguém da equipe acertar, os pontos vão para o outro grupo. O time que vencer o jogo ganha o direito de aplicar uma prenda na equipe que perder.

Brincadeiras-para-chá-bar

frufru

13.Competições

Assim como o jogo de Imagem e Ação que falei acima, o organizador pode criar competições entre os convidados.

A equipe que perde paga uma prenda ou a equipe que ganha recebe um brinde.

As competições podem ser de truco, batalha de karaokê e até quem vira o chope mais rápido. Não importa muito porque o mais legal é a própria competição em si.

brincadeiras-cha-bar

frufru

14.Verdadeiro ou falso

Parecida com a “O que você fez no verão passado?” que ensinei ali em cima.

Mas nessa brincadeira o noivo conta 3 histórias para a noiva, sendo apenas uma real, as outras duas ele vai inventar.

Ela tem que adivinhar qual história realmente aconteceu com seu futuro marido. Depois eles trocam e quem conta é a mulher, para que seu noivo adivinhe.

frufru

15.Apresentação dos Padrinhos

Essa é uma brincadeira simples mas que faz com que todos se conheçam melhor e com que os convidados do chá saibam um pouco da relação dos noivos com seus padrinhos e madrinhas.

Cada padrinho deve se levantar, dizer o seu nome, de onde conhece os noivos e contar uma história engraçada que tenham passado juntos.

frufru

16.Dança da Laranja

Essa é a velha!! Eu brincava muito quando era criança!

Divida seus convidados em duplas. As laranjas devem começar posicionadas entre os corpos de cada casal, na altura da barriga. Ganha a brincadeira o casal que conseguir subir a laranja até a testa antes dos outros, sem usar as mãos, apenas contorcendo o corpo.

Mas existe uma outra versão também, que é colocar as laranjas na testa da dupla e eles tem que dançar sem deixar a laranja cair no chão. A dupla que ficar mais tempo ganha.

Essa brincadeira rende boas risadas.

frufru

17.Teste de habilidades

Esta brincadeira é para testar se os noivos estão mesmo prontos para casar!

Com um cronômetro ligado, cada hora um deles deve executar algumas tarefas do cotidiano da casa, como por exemplo, dobrar um lençol com elástico e pregar um botão em uma camisa. Deixe a imaginação fluir e pense em outras situações difíceis!

Aquele que conseguir executar as tarefas perfeitamente e em menos tempo, ganha!

brincadeiras-cha-bar

frufru

18. Mímica de situações reais

Os noivos se alternam em fazer mímicas de situações do dia a dia em que o seu companheiro se comporta de maneira peculiar/ engraçada, e o imitado deve adivinhar qual é esta situação!

Se as situações escolhidas pelos noivos forem boas, a brincadeira fica muito engraçada!

frufru

19.Feitiço Contra o Feiticeiro

No início da festa o organizador deve pedir aos convidados para que cada um escreva em um papel o seu nome e uma prenda a ser paga pelos noivos durante as brincadeiras. Eles não podem se esquecer de colocar o nome porque isso vai ser importante na hora H!

Na hora das brincadeiras, o organizador abre cada papel com as prendas propostas pelos padrinhos e explica que o feitiço virou contra o feiticeiro. Ou seja, o convidado é quem deve pagar a prenda que escreveu para os noivos. Todos ficam surpresos e é engraçadíssimo ver todo mundo tendo que pagar as prendas.

Brincadeiras-para-chá-bar

frufru

Ideias de prendas

As prendas são os famosos “micos” que o perdedor deve pagar, seguem algumas ideias:

Ser maquiada por uma criança na festa, tirar e ter que postar uma foto

Dançar uma música engraçada;

Comer vários biscoitos água e sal em alguns segundos;

Imitar um animal;

Passar um trote para alguém;

Vestir uma fantasia preparada pelos noivos e tirar uma foto (pode ser de papel higiênico);

Fazer chuquinhas na cabeça;

Desfilar com um livro na cabeça;

Dançar com uma vassoura;

Passar uma cantada em alguém;

Dançar uma dança divertida;

Imitar uma pessoa famosa;

Cantar uma música romântica;

Cantar uma música internacional;

Recitar uma poesia (tipo “batatinha quando nasce…”);

Colocar acessórios engraçados, tais como: óculos, echarpes de plumas, tiaras, etc.

frufru

Ideias de Brindes

Mas se a sua ideia é premiar os ganhadores ao invés de dar prendas para os perdedores. Ou mesclar as duas coisas. Seguem algumas dicas de brindes simples, mas que podem ser inclusive personalizados para dar um charme a mais.

Colher de pau;

Garrafinha com bebida;

Foto do casal;

Saquinho de amendoim;

Caneca;

Copos;

Bombom;

Saquinhos de surpresa com guloseimas;

Chocolates;

Flor (por exemplo: botão de rosa para mulheres);

Abridor de garrafa;

Porta copos;

Aventais;

frufru

Quer assistir esse conteúdo em vídeo?

Agora é sua vez! Me conte o que achou desse arsenal de brincadeiras e se eu esqueci de alguma que você conhece. Mas não se esqueça de compartilhar comigo!!!

 

frufru