Eu recebo muitos e-mails de noivas me perguntando quanto tempo antes do casamento elas devem começar a pesquisar os convites. Em contrapartida já ouvi também muitos profissionais da área chateados porque as noivas os procuraram muito em cima da hora, impossibilitando o fechamento do contrato.

Para resolver de vez essa questão e esclarecer para as noivas qual o momento certo de eliminar esse ítem do seu check list, segue o parecer de quem entende do assunto: Wagner Cruz, da Ofício Convites:

Antigamente definir o convite de casamento era simples. Íamos à gráfica e lá encontrávamos três ou quatro opções de convites.

Mas as coisas mudaram, e muito! O conceito atual é personalizar. E para personalizar é necessário tempo. Hoje em dia escolhemos fita, papel, cor da escrita, estampa e muitos outros detalhes! Então quanto tempo preciso para olhar meus convites? Sugiro em média 5 meses. Parece muito tempo, mas vamos aos motivos:

frufru

1. A escolha do fornecedor

Olhando com antecedência é possível escolher com calma o seu fornecedor. Olhar pelo menos em três gráficas renomadas é uma dica muito boa. Se tiver uma indicação de confiança então, melhor ainda!

convite-de-casamento

Foto: Lutterbach Fotografia

frufru

2. Falta de papel no mercado

Papéis são produzidos por grandes empresas, uma que domina o mercado Brasileiro atualmente é a Arjowiggins. Eles têm papéis belíssimos, mas nem sempre em estoque. O que pode demandar, em média, quinze dias para chegar na gráfica.

frufru

3. Produção de clichês

Os brasões em alto relevo tem sido muito usados e geram efeitos lindos. Mas em contrapartida requerem um tempo hábil para execução também, que é de, em média,  dez dias.

frufru

4. Criação de estampa exclusiva

Hoje em dia a ideia é  personalizar. Ter o convite com a sua cara e do seu noivo é fundamental para passar a mensagem correta para os seus convidados sobre como será o evento e o que ele deve esperar dele.

E para o designer entender seu momento e desenvolver seu conceito vai levar mais tempo. Uma estampa única é desenvolvida em média em 10 dias, sem contar as alterações que são necessárias para que realmente ela fique muito sua.

frufru5. A execução em si

Aqui na Ofício Convites, por exemplo,  nosso processo é todo artesanal. Todas nossas estampas são feitas em silk-screen e para chegar ao momento mágico do convite impresso precisamos de no mínimo cinco dias, além claro, do processo de acabamento que tem que ser impecável. Laço Chanel, ponto de cristal e muitos outros pequenos detalhes são importantes e enriquecem.

convite e identidade pessoal

frufru

6. A caligrafia

Em média de 15 a 20 dias para executar. É o que as profissionais que indicamos pedem. Fazer uma caligrafia corrida é um risco muito sério. Fazer aquele convite lindo para depois fazer uma caligrafia torta, tremida, sem estética alguma é o fim.

frufru

7. A entrega

Além de todos esses motivos dados eu ainda sugiro que seus convites estejam em mãos 60 dias antes do casamento, prontinhos!

Pois com 60 dias entregamos para convidados de fora, outros estados e cidades – esses convidados precisam de mais tempo para organizarem a ida ao seu evento. Eles precisam muitas vezes reservar passagens aéreas, hotéis, salão de beleza e muitos outros pequenos detalhes importantes.

Contando exatamente 50 dias comecem a entregar os convites para seus convidados mais próximos, amigos e familiares. Aí começa a maratona. É de bom tom entregar pessoalmente mas sabemos que nos dias corridos de hoje nem sempre é possível.  Mas tente, faça o possível! É  muito gostoso ver no rosto do seu convidado a felicidade de ser agraciado com seu convite. Ele se sente importante! E ele é, não é mesmo?

Por fim todos os convites têm de ser entregues em até 20 dias antes do casamento. Qualquer coisa fora disto sugere desfeita. E isto é muito feio! Seus convidados têm de se preparar para seu momento. Comprar ou alugar uma roupa, enfim, se preparar!

frufru

Ciente que nem tudo sai como esperado, relaxe! Se fez sua parte e infelizmente não saiu exatamente como esperava, bola para frente. Não permita que nada, nada mesmo! Atrapalhe seu dia único e especial.

Abraços!

Wagner Cruz.”

frufru

Ofício Convites