Uma das coisas que ajuda muita gente nos preparativos do casamento é o DIY, ou Do It Yourself (Faça você mesmo). É uma forma de tornar a preparação menos impessoal, mais personalizada, talvez até mais econômica, mas sempre com um toque caseiro e artesanal pelas próprias mãos dos noivos.

Lembranças, decoração, comidinhas, detalhes, mimos… Madeira, vidro, feltro, tecido, papel, fogão, jardinagem… Muita gente já tem dons e talentos artesanais, é criativo e tem muita facilidade para pensar e fazer seus DIY. E há outras pessoas que têm muita vontade, mas que desistem por pensarem que o fato de não terem desenvolvido habilidades manuais é um empecilho.

Esse post é pra você que está aí, com toda aquela vontade de fazer seus DIY, mas por alguma razão acha que isso não é pra você: a não ser que realmente não faça questão, ou que seja muito inseguro ou tem medo de gastos extras (sim, pra quem não está acostumado a trabalhos manuais, projetos DIY podem não ser tão econômicos), não desista assim tão fácil!

diy-casamento-porta-guardanapo

Lembre-se que o objetivo não é fazer de você um profissional da área, mas fazer com que você (ou outras pessoas, como família e amigos) se envolvam mais nos preparativos do próprio casamento, e deixem alguns detalhes ainda mais com a cara dos noivos. 🙂

Portanto, isso não vai te exigir dotes tão qualificados, mas sim uma grande disposição, vontade de aprender e disciplina na criação! (e também, muitas horas de diversão, que é o que realmente faz valer a pena, não é? Afinal de contas, se os projetos DIY estiverem te deixando somente mais estressado(a) ou preocupada(o), então é melhor esquecer essa ideia! 😉 ).

Então, vamos às dicas pra quem tá pensando em colocar a mão na massa!

 

frufru

INSPIRE-SE em galerias de imagens

Visite a galeria dos casamentos reais aqui do blog que tiveram projetos DIY. Faça uma conta em redes sociais de imagens, como Pinterest e Instagram, e navegue bastante por esses sites procurando inspirações e ideias pra você.

Existem vários aplicativos de DIY também nos quais você pode buscar inspirações (como a maioria deles não tem muito passo a passo, geralmente servem mais de inspiração mesmo).

Eu já dei algumas dicas aqui no blog sobre como você pode utilizar melhor o pinterest nos preparativos do seu casamento.

No Instagram, use e abuse das hashtags nas suas buscas, como: #diy, #doityourself, #diydecor, #diyproject, #diywedding, #diyweddingideas, #diyweddings, #wedidngdiy, #weddingdiys, #facavocemesmo, #facavocemesma, e por aí vai (você vai encontrar imagens e também mini vídeos). À medida que você vai colocando algumas tags, você vai achando outras no mesmo estilo.

diy-casamento

 frufru

Pense no que você QUER e PODE fazer

Após ver muitas imagens ou minivídeos e inspirar-se bastante, e após já ter decido qual será o estilo do seu casamento (nem todo objeto DIY combina com todo estilo de casamento, portanto, pondere bem), dentre outras decisões básicas dos preparativos, pense sobre o que você realmente deseja fazer no seu casamento (ou outros eventos como chás de panela, chá de lingerie, chá bar), assim como a sua disponibilidade para isso.

Serão itens artesanais? Serão itens de material reciclável que envolve um mutirão de recolhimento? Serão itens de corte e costura, ou bordado? Serão itens de jardim que envolve tempo de plantio? Serão receitas, que precisam ser bem treinadas e feitas mais perto do dia do evento?

diy-casamento

Pensar e planejar é importante pra você poder organizar seu tempo e também saber definir quais materiais (assim como a quantidade) você precisará pesquisar e comprar, os locais certos onde comprar, assim como a mão de obra (só a sua, ou você e mais alguns amigos) que a sua criação demandará.

frufru

Algumas ideias de itens para colocar a mão na massa:

– Decoração dos chás, ou uma parcela da decoração do casamento: porta-guardanapos, sousplats, garrafinhas, bastidores, quadrinhos, vasos, dentre outros… (se você também contratou um(a) decorador(a) e está fazendo alguns itens DIY para a decoração, não se esqueça de conversar e compartilhar essas suas ideias com ele(a). Ouça a opinião do seu profissional também, ele tem muito mais experiência em organização de festas que você).

– Lembrancinhas do casamento ou dos chás: tome cuidado ao dar muitos bibelôs inúteis de lembrancinhas, pois pode virar apenas lixo. Uma ideia boa é fazer você mesmo lembrancinhas comestíveis: geleias ou docinhos ou biscoitinhos caseiros (comestíveis são os itens mais arriscados pra DIY, porque como costumam ser feitos nas vésperas, se der errado já era… então só assuma essa responsabilidade – ou delegue – se realmente tiver segurança de que pode fazer isso – a pessoa a quem você delegou). Para os chás preparativos, existem diversas opções de lembrancinhas DIY interessantes, bonitinhas e fáceis;

– Mimos e detalhes dos chás ou do casamento (como topo de bolo, plaquinhas, livro de assinaturas, etc).

– Comidinhas do chá de panela ou chá de lingerie ou chá-bar (não arrisque muito esse item para o casamento – somente para eventos em pequena escala, como esses preparativos que vai haver na sua própria casa): docinhos, brigadeiros de colher, mini mousses, mini sanduíches, etc.

frufru

Assine canais e veja vídeos de tutoriais de DIY para casamento

O Youtube é outra ótima ferramenta no momento de você aprender a fazer alguns itens DIY! Com os tutoriais, ficou bem mais fácil aprender e acompanhar algumas criações, como esses DIY que já ensinei lá no meu canal:

frufru

Existem vários outros canais muito legais no youtube, nacionais e internacionais, através dos quais você pode aprender muita coisa interessante (o que o Youtube não ensina a gente a fazer nos dias de hoje, né?).

Por exemplo, o Handiworks é um canal internacional (mas você não precisa saber inglês, pois os vídeos não são narrados! Você aprende tudo apenas olhando) que tem vídeos-tutoriais pra você aprender origami, bordado, quilling, dentre outras coisas.

Alguns canais em português: Casando com Amor (claro!!) temos alguns projetinhos DIY lá, dê uma conferida), Alessandra – Projeto DIY, Dona Engenhosa, The DIY Dept. Noiva Prendada, Isabelle Verona, Ricota Não Derrete, Katherinne Ribeiro, DIYcore com Karla Amadori, Paula Stephânia, Dany Martines DIY, POC Gabi Lourenço, Ideias Personalizadas, Mania de Artesanato, Do Jeitinho da Gi, Amélia Requintada

É preciso garimpar bem os canais e vídeos de DIY pra achar aquilo que você quer pro seu casamento. A busca interna do Youtube é uma boa maneira de peneirar isso aí. Por exemplo, se você digitar “DIY Wedding” ou “DIY Casamento” na busca direta do youtube, você também vai achar muita coisa interessante e que pode lhe servir!

O facebook também tem algumas páginas que reúnem vídeos ou fotos variados com DIY: O Sagaz, Kincrível, Fazendo a sua própria festa, DIY Home Decorating, DIY-Tudo,

Tem também o site Artesanato Passo a Passo.

frufru

Pesquise materiais

Depois de já ter decidido o que você planeja, você precisa comprar (ou arrecadar) os materiais que você vai precisar.

Se você não tem nem ideia de quais materiais precisa para fazer um bordado, por exemplo, vai ser necessário pesquisar qual linha, agulha e tecido específico você vai precisar (tem blogs especializados em trabalhos manuais que dão todas essas dias).

Se vai trabalhar com tecidos, feltro, talvez seja importante conhecer quais colas específicas te pede cada material, por exemplo.

Ou se o seu plano é fazer garrafinhas pra decoração, que tal pedir a amigos e parentes para guardarem as garrafas que eles forem consumindo para vocês – ou até em grupos no facebook? (existem grupos no facebook de venda, troca e doação de materiais recicláveis). Geralmente, os próprios sites ou tutoriais que te ensinam a fazer determinado objeto dão as dicas dos materiais específicos necessários e onde encontrá-los.

 frufru

Além disso, existem lugares estratégicos em algumas cidades que você consegue comprar itens para trabalhos manuais com mais facilidade. Aqui em Belo Horizonte, por exemplo, tem a Galeria do Ouvidor, na Rua São Paulo, no Centro, onde você encontra praticamente tudo que é tipo de material para artesanato.

Também indico a 1001 Festas da av. do Contorno (não tem material específico de artesanato, mas tem muitos itens de festa – como fitas, caixinhas, embalagens, descartáveis, coisas pra fazer lembrancinhas ou docinhos, etc – que também servem para alguns projetos DIY). Ah, e no mercado central você também consegue graimpar muita coisa legal!

Em São Paulo, tem a região da Rua 25 de março, onde você pode encontrar muita coisa interessante para confeccionar projetos DIY (de tudo que é tipo de material ou técnica que você imaginar!).

Só pra vocês terem uma ideia: na 25 de março (e arredores) vocês podem encontrar uma variedade enorme de tecidos de algodão lindos e diferentes (pra costurar, pra bordar, pra enfeitar, pra decorar, pra colagens, etc) a preços muito vantajosos (já vi até pela metade do preço que costumamos ver em BH).

Veja também o que você já tem em casa! Agulhas, retalhos de tecidos, linhas, pedaços de madeira, garrafinhas de bebidas, materiais recicláveis. Veja o que dá pra ser reutilizado de acordo com aquilo que você está pensando em fazer (principalmente se for em pouca quantidade, como uma decoração ou lembrancinhas de um chá para 20 convidados).

frufru

Organize o seu tempo

Você deve estar se perguntando agora (ou me perguntando! rs), “Mas Bel, onde é que eu vou arrumar tempo pra fazer isso?”

O ideal é você separar um tempo diário durante os seus preparativos e fazer um pouquinho do seu projeto a cada dia (e aí entra a questão de quanto tempo falta pro seu casamento. 1 ano? 2 anos? 6 meses? 3 meses?).

Planeje também o que você pretende fazer (lembrancinhas? Qual a quantidade? Decoração? Qual a quantidade? Mimos? Detalhes? etc) e veja como isso vai se encaixar no seu tempo.

Por exemplo, talvez 1 ou 2 horas diárias pro seu DIY de casamento já seja suficiente!

Mas dependendo do projeto, talvez um mutirão de um final de semana com alguns amigos ou membros da família também dê conta!

diy-casamento

frufru

Convoque sua família e amigos!

Já pensou em reunir um mutirão de gente na sua casa por uma noite, um feriado ou um final de semana com objetivo de te ajudarem a fazer um dos projetos? Você pode convidar alguns membros da família ou alguns amigos, por exemplo.

Uma ideia boa é convidá-los através de whatsapp ou mesmo criando um evento no facebook e explicar o objetivo do mutirão, o que será produzido, e como eles podem ajudar na mão de obra (só pra quem quiser ire achar que dá conta de ajudar, claro).

Tem tudo pra virar um dia divertido entre família ou amigos!

Talvez seja até mesmo motivo para conversar com seu fotógrafo para tirar algumas fotos desse momento tão precioso e que provavelmente renderá belos registros! 🙂

frufru 

CUIDADO! Seja prudente!

Por fim, é sempre bom saber quais são as vantagens e desvantagens de se ter projetos DIY no seu casamento. Não ache que tudo são flores: é muito legal, mas precisamos também saber e assumir os riscos. Para isso, não deixe de ler esse post onde conto um pouco sobre isso.

Boa Sorte!

frufru