Quem tomou a decisão de iniciar a vida a dois sabe que passará por diversas etapas até o dia em que poderá dizer “enfim sós”. Uma delas é o casamento civil, o passo burocrático, porém importante da união. Como tudo que envolve papelada e documentação, é comum haver dúvida — e uma das mais comuns é como escolher as testemunhas que estarão no cartório.

Se você também fica um pouco confusa com essa questão, confira as dicas a seguir e veja como tudo ficará mais fácil!

casamento-civil frufru

Testemunhas para a habilitação do casamento civil

Primeiramente, saiba que os noivos devem comparecer ao cartório no mínimo 30 dias antes da data que pretendem casar para fazer a habilitação do casamento civil. Nessa ocasião, é preciso duas testemunhas, que devem ter mais de 18 anos. Não é necessário que seja um casal (pode ser dois homens ou duas mulheres), mas é importante que estejam com os seus documentos de identidade originais nesse dia.

Essas duas pessoas assinarão o documento comprovando que não há impedimento para a realização do casamento, portanto é importante que sejam próximas dos noivos — desde que não sejam pai ou mãe. Além disso, essas duas testemunhas não precisam ser obrigatoriamente as mesmas do dia cerimônia.

frufru

Saiba como escolher as testemunhas para a cerimônia do casamento civil

1 – Não é preciso ser um casal

Para o dia da cerimônia do casamento civil, no mínimo duas testemunhas deverão assinar o documento que comprova a união. Alguns cartórios permitem que sejam quatro pessoas. Essas são consideradas como padrinhos pelos noivos, mas, diferente do casamento religioso, não é obrigatório que seja um casal — pode ser apenas homens ou mulheres, mesmo que sejam quatro testemunhas.

frufru

2 – As testemunhas devem ter mais de 18 anos

Assim como as testemunhas que estiveram presentes no momento da habilitação, os padrinhos da cerimônia também devem ter mais de 18 anos. Além disso, devem chegar mais cedo ao cartório e apresentarem o documento de identidade com foto.

frufru

3 – Pai e mãe podem ser testemunhas do casamento civil

Como já mencionamos, os pais não podem ser testemunhas no momento da habilitação do casamento no cartório, porém na ocasião da cerimônia eles podem sim assinar o documento sem problemas. Lembrando que não precisa ser um casal, ou seja, pode ser o pai ou mãe da noiva ou do noivo.

frufru

4 – As pessoas devem ser próximas

Escolher pessoas bem próximas dos noivos é importante, pois esse é um momento de celebração na vida do casal e o ideal é que estejam rodeados de pessoas especiais. Além disso, ao ter testemunhas da sua confiança, saberá que realmente poderá contar com a presença delas, e sem atrasos.

Caso não compareçam, pode ser bem difícil remarcar a data e inclusive ter que pagar outra taxa, portanto, trate as testemunhas do cartório como padrinhos queridos, assim como serão aqueles da cerimônia religiosa.

Uma dica final é preparar a documentação exigida com antecedência para evitar correrias de última hora, tanto dos noivos quanto das testemunhas. Dessa forma, o dia do casamento será apenas de celebração!

frufru

Gostou dessas dicas para escolher as testemunhas do casamento civil? Então curta a minha página no Facebook e acompanhe muito mais dicas sobre casamentos!