Na teoria montar um chá de panela é fácil. Mas na hora de colocar a mão na massa a gente se depara com um monte de dúvidas e acaba:

  • fazendo um chá igual ao de todo o mundo, super sem graça
  • delegando a função para as madrinhas (o que não é uma má ideia se você está sem tempo, mas se você optar por fazer isso, envie o link desse post pra ela porque ela também deve estar perdida, sem saber por onde começar, e quem vai acabar se decepcionando é você se ela fizer um chá que frustre suas expectativas)
  • não fazendo nada

E como que não quero que vocês passem por isso, resolvi elencar algumas dicas de ouro para ajudá-las! frufru

1. Defina um tema

 Você não precisa mais ficar presa àquela ideia de que o tema tem que estar relacionado a cozinha, bar ou lingerie. Isso mudou!

A ideia agora é fazer um chá no tema que você escolher.

Por exemplo, se você e seu noivo se conheceram  em Paris, que tal usar a cidade luz como tema do seu evento pré wedding?

Saia do óbvio e pense em algo que tenha a ver com vocês dois. Como o chá de panela da Bianca que foi inspirado na Ladurée, famosa confeitaria francesa que caiu nas graças do mundo todo com seus macarons deliciosos.

cha panela tematico ladurre2 frufru

2. Use adornos funcionais

Para pensar na decoração tenho um post especial pra te ajudar, veja aqui. Mas uma boa dica é: se você for comprar mimos para compor a decoração compre coisas que vai poder aproveitar na sua casa depois como quadrinhos, porta retratos, caixas revestidas de tecidos, vasos, enfeites, etc.  

decoração cha panela

Foto: Filipe Pimenta

frufru

 3. Inove nas cores da decoração

Já sabe as cores que vai usar no casamento? Opte por outras completamente diferentes para o seu chá. É o momento, por exemplo, das mais clássicas ousarem e usarem cores fortes na decoração do chá!

cha de panela

Foto: Estúdio Casarte

frufru

4. Procure um local com infra-estrutura

Se você está sem tempo de organizar o evento (e suas madrinhas também), que tal fazer o chá num restaurante ou mesmo numa casa de chás? Uma patisserie, uma sorveteria…

Dependendo da sua proposta um local assim, além de charmoso, pode ser bem prático, você não precisa se preocupar com a comida, bebidas, garçons, limpeza do local após o evento…!

cha de panela

Foto: Val + Wander

frufru

5. Convide os amigos e familiares a participarem

Que tal pedir para a sua tia que faz quitutes deliciosos colocar a mão na massa? É um ótimo momento para homenagear amigos e parentes que sabem fazer comes e ou decoração artesanal. E para que todos saibam do carinho daquela pessoal por você, coloque uma tag charmosa.

chá de panela

Foto: Agência Uai

frufru

6. Opte por um formato diferente

Que tal fazer um chá com as amigas? À tardinha, uma mesa deliciosa de quitutes (encomende alguns bolos, geléias, biscoitinhos).

Você só vai precisar arrumar uma mesa com xícaras lindas!

Café colonial, ar de aconchego… Hum, delícia!

cha de panela frufru

7. Coloque charme nos detalhes

A água saborizada (ou flavorizada, que é a mesma coisa) é a água mineral comum acrescida de sabor característico de frutas. Normalmente a gente vê limão e morango mas você pode inovar usando frutas menos óbvias como tangerina, abacaxi, acerola, pera… E ficam deliciosas do mesmo jeito!

O legal de usar águas saborizadas é que todo mundo gosta, são delicinhas, fáceis de “fazer” e ficam lindas na decoração 😉

cha de panela

Foto: Val + Wander

  frufru

8. Escolha lembrancinhas fáceis

E a ideia de dar sacolinhas para os convidados levarem docinhos para casa? Quem não ama levar uns docinhos para comer mais tarde (aquelas tias que colocam docinhos na bolsa durante o casamento que o digam, rsrsrs)?

Ao invés de ficar louca pensando numa lembrancinha elaborada para dar para as convidadas, invista nos saquinhos.

Esses são da Lolli Love, ou seja, você pode encomendar prontos se estiver sem tempo de fazer os seus.

cha de panela

By Lolli Love

frufru

9. Faça diferente

Ok para todas as dicas acima, mas… que tipo de chá você vai fazer? No primeiro item falei do temático mas vamos pensar em outras possibilidades?

Quem sabe um chá da beleza, onde você e suas amigas passam a tarde se embelezando e fofocando?

cha de panela

Foto: ten22 studio

Mas essa é só mais uma possibilidade. Clique nesse link para ver várias outras opções super criativas de chás que eu selecionei para vocês.

frufru

10. Defina as brincadeiras

E as brincadeiras? Calma, nem sempre elas precisam ser invasivas ou constrangedoras.

cha de panela

Foto: Thomas Ingersoll

  Venha ver nesse link (só clicar) mais de 14 opções de brincadeiras legais para vocês se divertirem no dia do chá. frufru

E se você tá aí preocupada com o que vai servir no seu chá, venha ver esse post com várias ideias criativas e práticas de comidinhas deliciosas para seu chá de panela.

Essas foram minhas 10 dicas para ajudar vocês! Agora monte seu chá e volte aqui pra me contar como foi! Ah, e se tiver mais alguma dica legal para compartilhar comigo e com as outras noivas, comente aqui! beijos!