Mas será que noiva pode usar vestido vermelho? Ou sempre tem que se casar de branco? Não é uma pergunta frequente, mas volta e meia ela aparece por aqui.

E como essa semana recebi uma mensagem de uma noiva sobre o tema, achei que seria legal montar um post e gravar um vídeo para vocês. A noiva que me mandou a mensagem está passando pela seguinte situação. Ela adora vermelho (e noivo dela também) e gostaria muito de se casar usando um vestido dessa cor. Mas está um pouco desconfortável em relação ao que as outras pessoas vão achar disso.

Vamos falar então um pouco mais sobre vestido de noiva vermelho?

frufru

Porque a noiva usa vestido branco?

A rainha Vitória, da Inglaterra, popularizou essa tradição, no século XIX. Ela foi a primeira nobre a se casar por amor. Desde então a mulherada adotou o costume e determinou-se que o branco seria a cor oficial das noivas.

frufru

Tem a ver com ser virgem?

Não. Não mais. Esse significado se perdeu há muito tempo. Mas porque então as noivas continuam optando pelo branco? Porque ele virou uma tradição. Se eu pedir para você fechar seus olhos agora e imaginar uma noiva, fatalmente você vai imaginar uma mulher usando um vestido branco. Não é verdade? Por mais que você ame vermelho ou rosa, você não vai imaginar uma noiva usando essas cores. Está no nosso inconsciente coletivo.

Uma mulher, em geral,  “se sente” noiva quando usa um vestido branco. E quando uma tradição invade nosso inconsciente… Não é fácil tirá-la de lá. Por essas e outras que tantas vezes vocês tem que lidar com pessoas ditando regras que elas mal sabem explicar a razão. Noiva tem que usar cabelo preso, casamento tem que ter festa, e por aí vai…

O casamento é um ritual repleto de tradições e costumes culturais que estão muito arraigados na nossa sociedade. Ir contra eles, muitas vezes parece ser remar contra a maré.

Portanto, as noivas hoje em dia usam branco porque… porque sim.

 

frufru

O que as pessoas vão achar se eu usar vermelho?

Conte sobre sua ideia pra meia dúzia de pessoas e você vai descobrir o que elas vão achar. Aliás, você já sabe o que elas vão achar, não é verdade?

Como falamos aí em cima, o vestido de noiva branco está tão arraigado em nossa cultura que “descumprir” essa regra vai sim causar alvoroço. E sim, a maior parte das pessoas não vai gostar. E provavelmente você vai ouvir muitas coisas para te desanimar: que não é bonito, que não combina, que não pode, que não vale a pena, e por aí vai…

O vermelho é uma cor audaciosa, que sugere ousadia e personalidade. É o oposto do branco. E isso vai chocar as pessoas ainda mais.

Portanto, para usar um vestido de noiva vermelho você vai precisar de muita auto estima e segurança. Vai precisar se lembrar que o dia é seu, e as escolhas também devem ser suas. Procure se lembrar também, que vestir de noiva não é se fantasiar. Por isso não existe cor certa ou errada. Noiva é um estado e não um figurino. Você pode ser noiva até mesmo de preto, se quiser. Não é a roupa que vai te definir, ok?

vestido de noiva vermelho


frufru

Como lidar com o falatório?

Você tem duas opções:

1.Fazer o que sonha e deixar os comentários pra lá. Lembrando que isso é muito fácil e bonito de ser dito, mas na prática a gente sabe que não é bem assim. Para a maioria das pessoas, dói receber críticas e olhares de reprovação. Principalmente num dia tão especial como o do casamento. Portanto, não tome sua decisão num impulso. Avalie com calma se você será capaz de passar por cima da reprovação das pessoas.

 

2. Se adequar à tradição e não usar a cor que gostaria no seu casamento. Também é difícil, né? Não dar voz à nossa personalidade num dia especial também não é nada fácil. Nesse caso um bom meio termo pode ser usar o branco na cerimônia e um vestido vermelho na festa. Ou mesmo numa sessão de fotos pós wedding.

 

frufru

Como você deve ter percebido, nenhum das duas decisões vai te tirar ilesa do conflito. Em ambos casos você terá que abrir mão de alguma coisa.

E é exatamente por isso que você não deve se cobrar tanto.

Estamos falando de um momento muito especial, que é sua união com outra pessoa. Não “sofra” pela cor da sua roupa. Em qualquer uma das hipóteses, foque no principal. Na razão de tudo isso. Faça sua escolha e não fique sofrendo por isso. É só uma cor. Branco ou vermelho. No fim das contas não é isso que importa, não é mesmo?

vestido de noiva vermelho

frufru

Agora vem comigo assistir esse conteúdo em vídeo para saber um pouco mais sobre o assunto. E não deixe de comentar aí embaixo qual a sua opinião sobre esse tema. Você usaria um vestido de noiva vermelho? E o que acharia se visse alguém usando? Me conta? Amo ouvir a opinião de vocês!

frufru