Essa semana quero conversar com vocês a respeito de um assunto polêmico: a compra de vestidos de noiva através de sites chineses.

Já de cara eu preciso dizer que eu tenho muito, mas muito, muito medo mesmo desse tipo de compra! Pode ser caretice minha, mas é que eu já ouvi tantos casos que deram errado, recebi tantos relatos tristes de noivas que resolveram arriscar a compra e se deram mal que acho que fiquei meio traumatizada.

Sim, eu recebo também relatos lindos, de noivas que compraram e amaram a experiência, que se surpreenderam, que estão muito satisfeitas. Mas nas minhas contas esses relatos ainda são minoria perto dos casos ruins que recebo. Então, tenho medo sim.

Sei que não vou conseguir ser imparcial nesse post mas vou tentar ao máximo, juro!

frufru

Financeiramente vale a pena?

O principal atrativo para se comprar um vestido de noiva num site chinês é claro, o preço. Caso contrário ninguém se arriscaria a “ir” tão longe para comprar uma roupa. E numa rápida pesquisa pelos sites você já consegue comprovar que realmente os preços são muitos atrativos.

Mas cuidado! Repare que em cada uma das lojas a margem de preços é grande. Você vai encontrar vestidos de noiva bem baratinhos mas vai encontrar vestidos mais caros também. Obviamente os mais caros são aqueles que foram feitos com tecidos mais nobres e que possuem melhor acabamento. Fique atenta para encontrar a melhor relação custo X benefício. Um baratinho demais pode não ser tão bem acabado e não ter um bom caimento. Já os mais caros podem não valer a pena (pode ser que você encontre vestidos pelo mesmo preço numa loja da sua cidade).

frufru

Os vestidos são bonitos?

Essa pergunta é difícil de responder porque gosto é gosto. Mas como eles sempre tem muuuitas opções dificilmente você vai sair do site sem encontrar pelo menos umas duas opções que te agradem. Mas eu confesso que achei os vestidos em geral muito bordados e todos muito voltados pro estilo princesa.

Não estou dizendo que você não vai encontrar outras modelagens, mas esses são a enorme maioria. Para quem procura um vestido mais leve e clean, por exemplo, é mais difícil encontrar boas opções.

vestido de noiva china

frufru

E o prazo de entrega?

Os vestidos demoram mais ou menos dois meses para chegarem às suas mãos. Isso se não pararem na Receita Federal ( e nesse caso só Deus sabe quando eles vão chegar ), claro.

Na hora de comprar, não se esqueça de contar com um prazo a mais para o caso de você precisar ajustar o vestido às suas medidas.

E se quer meu conselho, coloque um tempinho maior ainda para poder correr atrás de outro vestido caso essa compra não funcione da forma como você está imaginando 😉  Desculpe, mas eu não consigo me conter, e acabo deixando claro o meu medo, rsrs.

frufru

Qual site escolher?

Esse é um dos principais pontos!!! Fique bem atenta na hora de escolher o site: peça indicações, leia comentários, histórias de pessoas que experimentaram e se assegure ao máximo!!

Existem sites que são mais confiáveis e existem sites picaretas, que não entregam os vestidos ou que entregam vestidos horripilantes! Você vai encontrar de tudo, portanto, fique atenta e não saia comprando no primeiro que encontrar sem antes se aprofundar nas pesquisas!!

frufru

Minha opinião

Se você encontrar um desses sites mais sérios a chance de receber o vestido comprado é grande. Minha preocupação nem é essa. Me preocupo mesmo é com o acabamento, com o caimento do tecido, com a modelagem.

Eu compro muitas coisas pela internet e adoro! Inclusive roupas. Mas já recebi roupas que ficaram lindas e roupas que ficaram horríveis em mim! Até quem não compra pela internet sabe disso. Quantas vezes você já não foi a uma loja, viu uma roupa, amou e ao experimentar não gostou do que viu? E o inverso também: você não dá nada pela roupa, experimenta e ama!

Pois é, e isso com uma roupa do dia a dia é uma coisa, mas quando se trata do seu vestido de noiva, é outra!! Tenho corgaem não, gente!

vestido de noiva china

frufru

Devolução e reclamação

Cuidado para não jogar seu dinheiro no lixo, justamente num momento da vida em que qualquer graninha tá fazendo diferença, né?

Fique atenta pois muitos desses sites não aceitam devolução, você não tem como reclamar e nem trocar o produto! Ou seja, se sua compra não der certo, não há nada que você possa fazer. Dinheiro jogado fora mesmo. Então antes de comprar certifique-se de que site em questão facilita as coisas na hora de trocar e/ou devolver o vestido de noiva.

Ah, e se o seu vestido parar na alfândega, você vai pagar uma multa, não se esqueça dessa possibilidade na hora de montar o orçamento. Isso pode fazer com que você acabe pagando bem mais caro pelo vestido de noiva do que se comprasse (ou alugasse) numa loja física.

frufru

Atenção às medidas

Fique atenta na hora de tirar as medidas, porque o sistema de medidas com o qual eles trabalham não é o brasileiro. Em geral são usadas as medidas europeias. Preste bastante atenção na hora de fazer seu pedido.

Alguns sites tem versão em português mas outros não. Fique ligada nos sites que estão em inglês se você não é fluente na língua para não cometer um erro que vá te prejudicar depois.

frufru

E a minha dica

Quando encontrar um vestido que te agradou num site chinês, procure lojas na cidade em que possa experimentar modelos similares para se assegurar de que ele vai ficar bom em você! Não é uma garantia, mas é uma chance a mais de fazer a coisa toda dar certo, né?

frufru

E para terminar…

Sei que posso estar sendo muito tradicional e medrosa. Mas se eu que comprei meu vestido em loja física, experimentando e fazendo tudo dentro dos conformes, tive problemas, imagine se teria coragem de arriscar desse jeito.

Deixem seus comentários e opiniões, quem comprou, conte como foi a experiência para que esse tema fique bem esclarecido pra todo mundo 😉

E se quiser assistir esse conteúdo em vídeo é só dar o play:

 

frufru