Você já parou para pensar por que usamos o anel de noivado? Com certeza, a primeira resposta que vem a cabeça é: para simbolizar o compromisso. Mas você já se perguntou por que, exatamente, o anel? Como e onde surgiu a concepção de que seria ele o símbolo do amor?

Pois saiba que a resposta remonta à antiguidade, e é super interessante de conhecer e entender! Ah, e no final do post, ainda tem um bônus para você se inspirar — uma lista com os anéis de noivado mais incríveis de todos os tempos.

frufru

Tão antigo quanto a própria civilização

Estudos apontam que, lá pelo ano 3 mil a.C, os egípcios já usavam anéis para simbolizar a aliança entre duas pessoas — eles acreditavam que o anel, por seu formato circular, significava a eternidade. Com as invasões, greco-romanas, esse hábito foi difundido para outras civilizações.

Porém, foi na sociedade romana que o uso do anel de noivado foi determinado obrigatório. Tudo começou no ano de 860 por um decreto do Papa Nicolau I — o religioso determinou que o anel seria uma afirmação pública obrigatória das intenções dos noivos.

-por-que-nos-usamos-anel-de-noivado18993

frufru

1477: A aliança de noivado chega à realeza

Embora essa história seja muito mais antiga, o anel de noivado, como conhecemos hoje, é mais moderno. Em 1477, tem-se o primeiro registro histórico de um anel de noivado — o Arquiduque Maximiliano da Áustria ficou noivo da Duquesa de Borgonha e deu a ela um anel cravado com pequenos pedaços de diamantes que formavam a letra “M”, inicial do seu nome. Essa simbologia tornou-se, então, um costume entre a realeza — mas, devido ao alto valor das pedras preciosas, ainda era algo inacessível ao restante da população.

frufru

Séculos XV a XVII: A era dos Anéis Posie

Muito comuns na Inglaterra e França, os Anéis Posie — ou anéis-poesia — eram anéis gravados com mensagens e/ou poemas, normalmente em sua parte externa. Os apaixonados costumavam gravar mensagem como “o amor é o bastante” e “duas almas, um coração” para demostrar todo o seu amor.

frufru

Séculos XVII e XVIII: As pedras do amor

Nesse período, os diamantes e rubis eram tidos como símbolos de amor. Por isso, foram usados constantemente em anéis de noivado, muitas vezes lapidados em forma de coração.

frufru

1886: O Diamante Solitário de Seis Garras

A marca Tiffany & Co. lança seu revolucionário Tiffany Setting: um anel de noivado com um diamante solitário com seis garras. O modelo ainda fez com que o diamante se tornasse a pedra dominante dos anéis de noivado — já que, antes, pedras coloridas como safira e rubi eram consideradas exóticas e, por isso, mais cobiçadas.

frufru

Os anéis de noivado mais incríveis de todos os tempos

Os anéis de noivado ainda representam o amor contínuo entre o casal, um símbolo de fidelidade e cumplicidade. Confira a lista que fizemos para te inspirar — com os cinco anéis de noivado mais incríveis de todos os tempos!

Camilla Parker

O anel de noivado de Camilla Parker, dado pelo Príncipe Charles, possui um diamante central, lapidação esmeralda e seis diamantes laterais. Lindo de viver!

anel de noivado

frufru

Angelina Jolie

Feito com a participação mais que especial do noivo, Brad Pitt, o anel foi desenvolvido pelo joalheiro Robert Procop. A dupla levou um ano para finalizar o modelo que o ator tinha em mente, e o resultado não poderia ser outro — maravilhoso!

anel de noivado5

frufru

Grace Kelly

Com muito luxo e elegância, o Príncipe Rainier III deu a Grace Kelly um anel que entraria para a história — feito de platina, possui um diamante e lapidação esmeralda de 10 quilates, como destaque.

anel de noivado4

frufru

Jacqueline Kennedy

A ex-primeira dama americana ganhou um anel de noivado com um diamante, o famoso Lesotho III de 40 quilates — isso mesmo, você não leu errado! A joia veio de seu segundo marido, Aristotle Onassis.

anel de noivado

frufru

Kate Middleton

Esse talvez seja o anel de noivado mais famoso de todos os tempos, pela história que carrega — ele foi usado, inicialmente, pela Princesa Diana. Com um design tradicional, a peça conta com uma belíssima safira oval de 18 quilates, rodeada por 14 pequenos diamantes. Digno de princesa — ou de duquesa!

anel de noivado3

frufru

Gostou de conhecer a história do anel de noivado? Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e entre para a conversa!