Elas tem papel importantíssimo no dia do casamento, afinal de contas, são as mães dos protagonistas, né? E, com toda razão, querem fazer bonito e se destacar.

Como então escolher o look dessas mulheres que tem papel tão importante nas nossas vidas?

Vamos falar sobre algumas regras e dicas para te inspirar e ajudar a escolher o vestido mais lindo e adequado para a sua mãe!

Vestido mãe da noiva
frufru

Alinhamento com a cor do vestido das madrinhas

A maioria das mães prefere escolher cores diferentes dos vestidos das madrinhas para não serem confundidas com as mesmas.

Na verdade elas não são confundidas com ninguém porque mãe é mãe, né? E terão seu lugar de destaque independente da cor que escolham vestir.

Mas pode ser mesmo interessante que elas tenham uma cor específica diferente das já destacadas madrinhas.

Para escolher esse tom, procure por tons que sejam diferentes mas ao mesmo tempo, harmônicos. Paletas de cores que conversem entre si são muito interessantes na hora de decidir.

Dica para te ajudar: busque no Pinterest por paletas de tons específicos. Por exemplo, se as suas madrinhas vão usar marsala, digite no campo de busca do Pinteres: “paleta cores marsala casamento” e você vai encontrar várias opções de bonitas paletas para, dentro delas, escolher a cor do vestido da sua mãe.

E se quiser ajuda para descobrir a paleta de cores ideal, assista o vídeo:

frufru

A cor da decoração interfere?

Sim e não.

A mãe (ou as madrinhas, ou as damas) não tem nada a ver com a decoração. Elas não fazem parte da decoração e portanto não precisam “combinar” com a decoração.

Mas por outro lado, é claro que queremos que todo o casamento seja agradável a harmônico visualmente.

Por isso, é legal pensar em cores que conversem umas com as outras, que funcionem bem juntas.

Vestido mãe do noivo

Por exemplo, se você escolheu cores vibrantes e muito coloridas para a decoração do seu casamento, pedir à sua mãe que use preto, por exemplo, pode ficar muito contrastante. Em contra partida se a sua decoração e todo o ambiente estarão em tons mais neutros numa vibe mais industrial, se a sua mãe usar o amarelo forte o contraste também será muito grande.

É claro que essa regra só vai funcionar se vocês concordarem que a ideia é ser harmônico. Porque se a sua mãe quiser chamar atenção e realmente criar um contraste (o famoso “chegar chegando”) não tem problema nenhum em ela escolher tons diferentes e ousados!

Respeitar a personalidade da sua mãe é o mais importante, sempre!

Vestido mãe do noivo
frufru

As mães precisam usar a mesma cor?

Uma dúvida muito comum: a mãe da noiva e a mãe do noivo devem usar vestidos da mesma cor? Ou completamente diferentes?

Cada uma delas tem seu gosto pessoal e é importante que isso seja respeitado. Elas não precisam estar com o mesmo tom. Cada uma pode escolher a cor e o modelo que mais lhe agradar.

Vestido mãe do noivo

Mas vale lembrar das regras anteriores. Se uma usar um vestido com um tom de nude e a outra usar um vestido vermelho, é claro que a de vestido vermelho vai chamar mais atenção. Isso é um problema para elas? Se não for, está tudo certo!

Caso elas gostem da ideia e vocês também, vocês podem escolher uma paleta de cores similares para ajudá-las na harmonia. Mas só vale se todo mundo comprar a ideia e se sentir bem com isso.

Ah, e se você quer se inspirar, criei uma pasta cheinha de inspirações maravilhosas para você no Pinterest, corre lá pra conferir!

frufru

Alguns lembretes importantes

Mãe de noiva pode usar preto?

Pode sim, mas é importante saber que existe um preconceito à respeito. Quando a mãe da noiva (ou do noivo) usa preto ela passa a mensagem de que não está satisfeita com aquele casamento.

Se os noivos não se incomodarem e as mães também não, está tudo certo. Mas é importante saber que a escolha vai gerar comentários dos convidados mais tradicionais.

Se não for um problema para vocês, pode ir de preto sem problema!

Mãe de noiva pode usar branco?

Essa é mais uma regrinha de etiqueta. Nos casamentos só a noiva pode usar branco.

Uma convidada, ou mãe, usando branco pode ser considerado uma afronta à noiva.

Mais uma vez, siga as crenças e valores da família de vocês. Se essas regras não fazem sentido para esse casal, não há problema em usar branco. Só não se esqueça de checar com a noiva como ela se sente em relação a isso.

E nesse caso, cuidado com tecidos em tons que ficam muito claros (principalmente com as luzes mais fortes de flashes) para que seu vestido não fique “parecendo branco”. Sem querer você pode acabar causando um mal estar com a noiva.

frufru

Mas o que importa mesmo…

é que a mãe esteja feliz, radiante e com a auto estima lá em cima! Nada pode ser mais importante do que isso.

Não importa a cor que ela vai escolher, desde que ela esteja se sentindo muito bem consigo mesma no dia do casamento e possa se concentrar em mandar energias boas e viver o momento com toda a sua intensidade e amor.

E lembre-se que casamento não é um teatro onde o figurino é mais importante do que o sentimento 😉

Vestido mãe do noivo
frufru

Ah, e se quiser assistir esse conteúdo em vídeo, é só clicar no play:

frufru