Noivos não participam dos preparativos do casamento.

Mito!

Eu não sou pesquisadora, muito menos socióloga. Mas vou falar sobre a minha pequena amostra. Através do blog a gente acaba conhecendo muitas pessoas, e é verdade que eu já conheci uns dois ou três noivos que estavam cuidando de todos os preparativos do casamento praticamente sozinhos!!! Ok, a margem comparativa com as meninas que fazem a mesma coisa é muuuito pequena. Mas em nome desses poucos rapazes acho injusto generalizarmos a questão. Além disso já conheci muitas, muitas meninas que afirmam que o noivo participa bastante! Não é raro.

Eu acho que a proporção é bem boa, visto que esse sonho (não o de casar, mas o de “bordar” o casamento) é 99,99% das meninas!! Tô errada? Porque eles morreriam de preocupação com as lembrancinhas da festa se eles nem entendem direito pra que servem? Porque eles tem que saber a diferença entre rosa bebê e rosa pink? Porque eles perderiam noites de sono por causa daquele tapete verde (ai meu Deus, como eu sofri por causa do tal tapete verde) se para eles não faz a menor diferença se é verde, azul ou amarelo? A maioria deles nem sabe que precisa de um tapete – se é que precisa mesmo.

Se essas coisas são importante pra gente, nada mais justo que nós gastarmos nosso tempo com elas, não é?

 tapete_verde_casamento

No meu caso o noivo foi bem participativo. Mas no ritmo dele. Enquanto eu estava na velocidade 5 da dancinha do créu, ele estava dançando uma valsinha. Ficava chateado se eu decidisse alguma coisa sem conversar com ele antes, mas me olhava com aquela cara de interrogação quando eu vinha perguntar se ele queria opinar no que a florista deveria usar no cabelo.

 noivo_participa

Sabendo disso, eu também maneirei. Não ficava falando no assunto toda hora. Não exigia que ele ficasse horas e horas debatendo comigo sobre o tom do papel dos bem-casados (como eu gostaria). Eu falava disso com as minhas amigas do blog e com ele eu falava de forma mais objetiva. Afinal de contas, eu sei que ele queria se casar comigo. E se tivesse sido no quintal de casa, só nós dois, eu usando o vestido do réveillon passado e no fim tivéssemos brindado com um copão de cerveja, ele teria se emocionado do mesmo jeito.

noivos_apaixonados

 

Acho que temos que tomar cuidado para não cobrar do outro um sonho que é nosso. Então, na minha opinião: os noivos, em geral, participam sim. Talvez não tanto quanto gostaríamos, mas na medida e do jeitinho deles, hehe.