Há poucos dias atrás o MGTV fez uma reportagem muito interessante sobre os exames pré-nupciais, da qual uma cerimonialista de Belo Horizonte participou, falando sobre a importância de realizar um check-up geral da saúde antes do casamento. 

Pra quem não sabe por onde começar, procure um médico clínico, ou ginecologista e urologista do casal.

exames pre nupciais

Cuidar da saúde é sempre bom! E os exames pré-nupciais não servem só pra detectar doenças sexualmente transmissíveis, mas também para verificar problemas de fertilidade do casal (se pretendem ter filhos, quanto antes forem descobertos os problemas, melhor para tratar), ver a compatibilidade sanguínea (importante para prevenir futuros problemas na gravidez),  verificar a saúde em geral (hemograma, glicemia, etc), assim como detectar possíveis problemas de útero ou próstata, que, como eu já disse, quanto antes detectados, mais fáceis de serem tratados.

Há também a possibilidade de verificar possíveis problemas genéticos na gravidez, principalmente se há histórico na família (chamado aconselhamento genético), e, claro, a famosa conversa com o médico acerca dos métodos contraceptivos mais adequados para o casal. Recomenda-se que ao menos uma vez por ano, o casal volte ao médico para repetir alguns dos exames.

O casal deve conversar francamente antes sobre possíveis enfermidades,  pois se detectadas algumas doenças ou problemas, maior a confiança que o casal ganha um no outro, e maior a possibilidade de juntos contornarem a situação. E quanto antes o diagnóstico, maior a chance de tratamento. Além de tudo, realizar o exames pré-nupciais já é o início de um casamento com qualidade de vida e saúde.

exames pre nupciais

No meu caso, o noivo já havia realizado alguns dos exames e eu também. Não fizemos juntos, mas o importante é que a maior parte dos exames já havia sido feita, e já conhecíamos alguns de nossos problemas – como os meus ovários policísticos, por exemplo, que já trato há algum tempo.