Ei pessoal!

Selecionei algumas dicas para vocês não cometerem algumas gafes bem comuns por aí:

frufru

1. Não coloque apenas ítens caros na lista de presentes

Coloque presentes com preços o mais variados possível. Coloque ítens mais baratos, ítens mais caros (sim!) porque você não conhece a realidade econômica de cada um e não sabe quanto aquela pessoa pode e/ou quer gastar com seu presente.

Quando você só coloca ítens caros você pode constranger seu convidado que não tem condições de gastar tanto e ele pode deixar de ir ao seu casamento comemorar com você pode causa disso ou pode se complicar financeiramente só para te agradar. Ninguém quer isso, né?

Frufru

2. Atrasos não são legais

Já se foi o tempo em que era papel da noiva se atrasar para causar suspense. Hoje em dia isso é considerado deselegante e na minha opinião, falta de respeito com os convidados e profissionais que chegaram no horário marcado.

Outra coisa: algumas pessoas colocam no convite de casamento um horário mais cedo do que ele efetivamente vai se realizar. Fazem isso para que na hora da entrada dos noivos todos os convidados já estejam presentes. Na minha opinião, fazendo isso, você desrespeita quem chegou no horário e privilegia quem chegou atrasado. Não é bacana, né?

Frufru

3. Não peça presentes

Pedir presentes, na minha opinião, também não é uma ideia muito educada. A menos que o convidado pergunte, não é nem um pouco delicado dizer o que é que vocês gostariam de ganhar. Presente é uma oferta que deve ser dada de coração, partindo da vontade do convidado. Não deve ser considerado como um “ingresso” para participar da sua festa.

Essa história de pedir que os padrinhos, por exemplo, dêem a geladeira… Acho feio. A menos que essa ideia parta deles, claro! Pode passar a sensação de que eles tem que retribuir o convite para ser padrinhos, sabe? Não pega bem.

Frufru

4. Agradeça os presentes, sempre!

Os presentes normalmente começam a chegar nas semanas próximas ao casamento e no meio de toda a correria com os preparativos finais as pessoas se esquecem desse “detalhe” tão importante que é agradecer o carinho das pessoas com vocês.

Se programe para conseguir fazer isso da melhor forma, planeje de antemão como vocês farão esses agradecimentos para não serem pegos de surpresa no meio do caos e acabarem deixando de lado esse gesto tão gentil com as pessoas que amam vocês.

presentes casamento

Frufru

5. Inclua os convidados em todas as celebrações

Eu confesso que acho bem desagradável quando os noivos convidam várias pessoas para a cerimônia e só algumas para a festa. Eu entendo perfeitamente que financeiramente falando é bem complicado conseguir fazer uma recepção para todas as pessoas que gostaríamos de convidar e por isso muitos usam essa estratégia.  Mas, na minha opinião, o tiro sai pela culatra porque o convidado que é chamado só para o religioso se sente muito desprestigiado por não ter sido chamado para a festa e isso causa nele uma sensação pior do que se você não o tivesse convidado.

Acho que faz mais sentido explicar para essas pessoas que o casamento de vocês será bem íntimo e familiar. Ou não fazer festa para ninguém. Ou ainda, fazer a festa num outro dia, fazendo com que ela perca um pouco do aspecto de evento pós cerimônia, que é o que chateia as pessoas, em geral.

Frufru

6. Faça com que seus convidados sintam-se queridos

E como fazer isso? Cumprimente todo mundo, abrace as pessoas, agradeça a presença de cada um. Faça com que eles se sintam queridos e acolhidos nesse momento tão especial da vida de vocês.

Frufru

7. Pense no seu convidado ao planejar a festa

Sim, o casamento é de vocês mas a festa não é só de vocês. A cerimônia deve ser toda voltada para o casal, mas a festa não. A festa é o momento de celebrar com. Vocês não estarão ali celebrando sozinhos.Quando você convida alguém para partilhar um momento com você, é muito bom fazer com que essa pessoa se sinta bem e feliz por ter estar ali, não é?

Então pense nos seus convidados. Se preocupe em ter um tipo de alimentação que vá agradá-los, com uma logística que vá propiciar conforto para eles, pense nos convidados que vem de fora, nos idosos, nas crianças. Acolha seus convidados, procure agradá-los.

Frufru

8. Não exagere nas bebidas alcoólicas

Cuidado para não exagerar e perder o dia mais especial da sua vida por excesso de bebidas. Infelizmente não é tão raro ver noivos tendo que ir para o hospital, desmaiando e consequentemente deixando de viver intensamente esse dia tão preparado por vocêa

 

Frufru

E para assistir esse conteúdo em vídeo é só clicar no play!


Frufru

Créditos:

Filmagem e edição: Compota IP