Eu não fiz curso de noivos porque não me casei na igreja, mas depois do que soube até gostaria de ter feito.

Confesso que a primeira vez que ouvi falar nisso fiz a maior cara de argh. Mas após conversar com várias meninas que fizeram o curso fiquei positivamente espantada!

Apesar da igreja Católica estar, em relação a algumas coisas, estagnada no tempo, no que diz respeito ao curso de noivos ela tem se mostrado moderna e antenada.

Não posso garantir que isso esteja acontecendo em todas as igrejas de BH, mas várias estão promovendo cursos que realmente agregam à vida do casal.

curso noivos igreja

Foto: Justin Melia

Como é que é isso? A duração do curso varia muito de igreja para igreja, e os temas apresentados nas palestras são bastante atuais. Quem ministra essas palestras normalmente são médicos, sexólogos, psicólogos e casais que estão juntos há muito tempo e relatam as dificuldades encontradas e como lidaram com elas.

Outros temas comuns: finanças do casal, filhos (e são abordadas questões como: e se um de vocês for estéril, como lidar com isso?), sexualidade (sim!!), e muitos outros.

Enfim, temas que são extremamente pertinentes aos casais que estão se propondo viver uma longa vida a dois. E não um sermão de caráter puramente religioso como muitos pensam.

Se você, como eu, não vai se casar na igreja, pense na possibilidade de fazer o curso assim mesmo. É uma boa oportunidade de discutir vários assuntos com seu bonitão e fortalecer a relação.

PS: no curso de noivos do meu irmão o padre chegou a dizer que acha importante que os casais façam um test drive antes de dizer o SIM. Um viva para pessoas que vivem no mundo real!