O post de hoje é sobre um tema bem sensível porque se trata de saudade.

Infelizmente, nós nem sempre temos todas as pessoas que gostaríamos presentes no dia do nosso casamento. Por isso hoje eu quero dar 11 dicas pra vocês de como homenagear e trazer um pouco mais pra perto essas pessoas tão queridas no dia do seu casamento.

Eu já fiz um vídeo no canal com algumas dicas e idéias de como homenagear algumas pessoas queridas no dia do casamento.  Já nessa segunda parte eu quero dar dicas de como homenagear as pessoas que não estão mais junto com a gente.

Um parente querido que se foi, um amigo, qualquer pessoa amada que você gostaria que estivesse participando junto com você no dia do seu casamento mas que infelizmente não poderá estar presente.

parente ausente casamento

frufru

1.Relicário no bouquet

A forma mais comum ( mas não menos linda!) de você fazer essa homenagem é colocar no bouquet, um relicário, um broche, ou até um colarzinho com a foto da pessoa querida.

Essa é uma maneira bonita de deixar essa pessoa bem perto de você durante toda a cerimônia. É uma forma bonita de homenagear, principalmente quando é uma pessoa muito próxima da noiva porque ela entra em suas mãos.

relicario buque noiva

Foto: Cristina Lima

frufru

2.Uma foto no altar

Uma outra forma muito bonita também é você deixar já no altar uma foto da pessoa querida.

A Myriam, que era minha minha sócia aqui no blog, fez isso no casamento dela com uma pessoa que era muito querida para o noivo. Ele não sabia, foi uma surpresa pra ele. Quando ele chegou no altar tinha uma foto dessa pessoa que era muito querida em sua vida. Foi muito bonito. Ele se emocionou e foi um jeito especial de levar aquela pessoa para a cerimônia de casamento.

Amo essa ideia porque o que a gente mais quer é sentir essa pessoa lá no dia, né?

frufru

3.Na decoração

Uma outra forma de fazer essa homenagem de um jeito mais sutil, é colocar um objeto na decoração que tenha alguma relação com aquela pessoa. Essa ideia eu vi num vídeo que a gente gravou aqui no canal, com a Renata da Conto de Vista – celebrante de BH. Ela colocou na decoração do casamento dela uma bicicleta que tinha tudo a ver com o seu avô, porque ele sempre chegava de bicicleta em casa.

Pense num objeto que tenha muito a ver com aquela pessoa, que tenha algum elo, alguma ligação e use na sua decoração. Fica mais sutil, só as pessoas que forem bem próximas daquela pessoa é que vão entender. E é também uma forma bonita de homenagear.

bicicleta decoracao casamento

frufru

4. Na comida ou nas flores

Pense nas flores que essa pessoa gostava, ou que a representavam (pela cor, pelo aroma…) e inclua essas flores na sua decoração.

Outra possibilidade, é inserir no seu menu de casamento uma comida que aquela pessoa gostava muito, que todo mundo sempre associava com ela ou que ela sempre gostava de comer.

E para deixar isso mais claro, você pode colocar plaquinhas dizendo que aquela era a comida preferida daquela pessoa. Para que todos entendam a importância daquele prato ter sido inserido no cardápio. É um jeito delicado de homenagear e deixar que todos saibam.

 

buffet casamento

Foto: Studio Quality

frufru

5. Uma música

Um outro jeito bonito e que você pode inserir tanto na cerimônia quanto na festa é escolher uma música especial. Ou uma música que aquela pessoa gostava muito. Ou uma que ela cantava muito. Ou ainda uma música em que a letra te faça se lembrar daquela pessoa.

Você pode colocar essa música na cerimônia ou mesmo na festa, num momento especial. E para deixar bem claro você pode dizer algumas palavras e contar para as pessoas sobre aquela pessoa, sobre a escolha da música, sobre como você gostaria que ela estivesse ali… O que você diria para aquela pessoa se ela estivesse realmente ali na sua frente? Aproveite a oportunidade e abra seu coração.

frufru

6. Na entrada das crianças

Uma outra forma de homenagear um ente querido na sua cerimônia de casamento é na entrada das crianças (ou bridesmaids). Que tal se uma ou mais crianças entrarem carregando algo que simbolize aquela pessoa ausente?

U exemplo, a minha irmã se casou há alguns meses atrás e o meu pai já era falecido. E a daminha de honra, que no caso era minha filha, entrou com um arco com várias fotos dele. Um arco bem bonito, artesanal recheado de fotos importantes.

E se quiser ser mais sutil, a criança pode entrar com uma rosa branca, por exemplo. Ou qualquer outro objeto que faça referência àquela pessoa.

entrada-dama-boho-porta-aliancas

frufru

7. Cadeira reservada

Um outro jeito de deixar claro para as pessoas que você gostaria muito que aquela pessoa estivesse ali e que ela é insubstituível é deixando na cerimônia uma cadeira reservada.

Pode ser só uma cadeira com escrito “reservado” e aí seus assessores cuidarão para que ninguém se sente ali.

Ou uma cadeira onde você vai colocar a foto daquela pessoa, ou o nome, para que as pessoas entendam que aquela cadeira está reservada para ela.  Uma cadeira que vai ficar vazia representando aquela pessoa que não está presente naquele momento mas que está ali, de alguma forma.

cadeiras-diferentes-decor

frufru

 

8. Um acessório especial

Um outro jeito muito delicado e bem sutil é você colocar algum acessório da pessoa que quer homenagear. Algo que tenha sido dela: um colar, pulseira, brinco…

Você pode, inclusive, bordar por dentro do seu vestido, um pedaço de um tecido de uma roupa que tenha sido dessa pessoa.

E se for o caso, pode também usar o vestido de noiva que foi da pessoa querida, já pensou que homenagem linda?

relicario noiva

frufru

 

9. Balões brancos

Outra ideia é em algum momento da cerimônia você pedir para o celebrante fazer alguma referência à essa pessoa. Nesse momento todos os convidados estarão com um balão branco na mão à gás e soltarão esses balões.

Também há a versão de rosas brancas sendo distribuídas aos convidados nesse momento, representando uma bela homenagem. Mas se prepare para muita emoção porque esse tipo de atitude costuma deixar as pessoas bem comovidas.

 

frufru

 

10. Um cantinho especial

Outra ideia para a decoração é  colocar uma mesinha e criar um cantinho em homenagem àquela pessoa.

Nesse cantinho você vai colocar fotos, cartas, objetos marcantes, etc. Tudo o que te remeta àquela pessoa pode ser colocado ali, como um altar.

Pode também escrever uma linda mensagem e deixar ali. Um cantinho daquela pessoa no seu casamento!

 

frufru

 

11. Junto ao noivo

E a última dica é para o noivo. Ele pode colocar na lapela, por exemplo, um brochezinho com o nome da pessoa ou com a foto da pessoa. Mas também pode ser um lenço especial ou mesmo uma flor especial.

Também vale para o noivo a dica de bordar por dentro da roupa um pedacinho de tecido da pessoa especial ( se não tiver um tecido que foi da pessoa, que tal só bordar o nome dela? Já fica bonito!). Porque o que importa é levar um pedacinho da pessoa com ele, não importa o que seja.

relicario lapela noivo

Foto: Aproximar Fotografia

frufru

Pense na pessoa especial

Essas foram algumas idéias que eu selecionei mas como eu sempre digo: vocês podem sair do óbvio, vocês podem pensar fora da caixa.

E eu acho que é a melhor dica pra conseguir pensar numa forma bacana de homenagear qualquer pessoa, esteja ela presente ou não, é pensar na pessoa. Como ela era, o que ela gostava, o que você sentia…  Porque assim naturalmente as idéias vão surgindo.

Eu dei algumas aqui só para inspirar vocês mas o mais legal é você mesmo fazer essa reflexão, pensar nessa pessoa e tentar descobrir a melhor forma de fazer essa homenagem. Qual a forma que vai mais te emocionar mais e fazer realmente você sentir que essa pessoa vai estar presente no dia mais especial da sua vida?

frufru

E para assistir esse conteúdo em vídeo, é só clicar no play!

 

 

 

frufru

Comente aqui o que você achou! Você já fez ou está pensando em fazer alguma homenagem diferente das que eu falei aqui? E se você tiver alguém nessa situação (infelizmente) compartilhe porque esse post pode ajudar essa pessoa também.

Um beijo e até o próximo post!

frufru