Os preparativos do casamento envolvem muitos detalhes, seja sobre a cerimônia, os convites e, claro, a escolha das alianças de noivado e casamento. Elas serão o símbolo da união entre você e seu amor. Mas antes de começar a visitar joalherias em busca do modelo perfeito, muitas dúvidas surgem. Qual a espessura das alianças? Com pedra ou sem? Lisa ou fosca? E, principalmente, como agradar aos dois na escolha?

Chegou a hora de conferir algumas dicas que preparei para te ajudar na escolha das alianças perfeitas!

como-escolher-aliancas-de-noivado-e-casamento-perfeitas-para-voce

frufru

O estilo da joia

O ponto de partida na escolha das alianças de noivado e casamento perfeitas para vocês é o estilo que melhor representa o casal. Cada vez mais existem novas opções de modelos, desde os tradicionais, lisos e sem detalhes, até os cravejados de pedra. Neste ponto é importante se atentar ao fato de que as alianças do casal não precisam ser iguais, é possível, por exemplo, que apenas a noiva adorne a sua com pedras.

Outro ponto importante é quanto a escolha de alianças lisas ou foscas. As primeiras possuem um brilho natural inexistente na fosca. Se você gosta dos dois estilos e não consegue se decidir, procure modelos com detalhes nas diferentes texturas.

frufru

A espessura ideal

A espessura das alianças de noivado e casamento deve levar o tamanho e espessura dos dedos em consideração para se tornar mais harmoniosa na mão. O ideal é que pessoas com dedos mais grosso não utilizem alianças muito espessas para não atrapalhar o movimento do dedo. O mesmo vale para pessoas de dedos curtos, as alianças espessas podem atrapalhar ao dobrá-los. Para dedos finos e/ou longos, há maior flexibilidade quanto à espessura.

frufru

A escolha do tipo de ouro

Tradicionalmente, as alianças de noivado e casamento são feitas em ouro amarelo. Existem três possibilidades: a primeira delas é o tradicional 18k, feita com 75% de ouro e o restante em liga metálica de prata e cobre. Ela é a mais utilizada por ser uma composição mais resistente à deformidade, oferecendo uma durabilidade melhor. Existem também alianças de 24k, que apesar de ser o mais puro, é maleável e pode se deformar mais facilmente. Já o 14k é uma liga inferior com menos pureza.

frufru

Conforto e adaptação aos dedos

As alianças se tornam praticamente parte do corpo. A maioria das pessoas não a retira nem mesmo para o banho, por isso, devem ser confortáveis. Ao escolher as alianças, opte por modelos anatômicos, eles possuem as bordas internas levemente arredondadas, causando menos atrito com o dedo.

como-escolher-aliancas-de-noivado-e-casamento-perfeitas-para-voce

frufru

Custo das alianças de noivado e casamento

Todos os itens da lista na hora de escolher as alianças de noivado e casamento devem ser levados em consideração, dentre eles o orçamento. Existem alianças de todos os preços, portanto, você deverá estipular um valor que esteja dentro do orçamento do casal. Mas lembre-se: produtos muito baratos podem significar baixa qualidade. Já que vocês irão utilizar a aliança por toda a vida, pensem em investir um pouco mais neste item.

frufru

Tradição da joalheria

A qualidade das alianças é muito importante para que sejam duráveis e permaneçam com aspecto de novas, por isso, é importante pesquisar a joalheria antes de comprar. Procure joalherias com tradição, preferencialmente se você conhece alguém que já tenha comprado por lá. Além disso, algumas joalherias possuem modelos mais exclusivos, produzidos artesanalmente para o casal, o que permite dar a cara e história do casal a peça.

frufru

A escolha das alianças de noivado e casamento faz parte de uma série de preparativos que tornam o evento único na vida do casal. Se vocês estão se preparando para organizar o evento e ainda não sabem por onde começar, confira um guia dos primeiros passos dos preparativos.

Tem alguma amiga planejando o casamento que ainda não comprou as alianças ou quer dar uma direta no noivo? Compartilhe com ela essas dicas!