A Gabriela, leitora do blog, me mandou a dúvida: “já comprei meu vestido (1 ano antes), queria dicas de como conservar o vestido branquinho e lindo até o grande dia… como faço? Na loja me disseram para enrolar o vestido em papel de seda azul claro que isso o deixaria branquinho sempre! Você tem mais alguma dica?”

Como eu não sabia o que responder à Gabi, fui procurar quem entende do assunto: pedi assessoria para a Cristiana Dias – representante da marca Cymbeline em BH. E ela, de lambuja, ainda ensinou como lavar o vestido após o casamento.

Vestido Cymbeline – modelo Eleane

Dá só uma olhada:

frufru

Como guardar meu vestido de noiva?

Em relação a guardar o vestido comprado algum tempo antes do casamento, a noiva pode mantê-lo na própria embalagem que a loja lhe forneceu, que a princípio, é uma embalagem própria, ou seja, uma capa de TNT ou uma caixa de papelão ou prolipropileno. Existem caixas específicas para guardar vestidos de noiva, e numa das minhas pesquisas pela internet descobri uma pessoa que faz (nicklouzan@hotmail), mas porém não tive oportunidade de ver nenhuma pronta.

A capa de TNT é porosa, então permite que o vestido respire. Você pode dependurá-lo no armário, sempre longe de luz e umidade, e de vez em quando, retirá-lo da capa para que ele “respire” um pouco.

frufru

Como lavar meu vestido de noiva?

Após o casamento, o que recomendamos é o seguinte: dependendo do tecido, o vestido tem que ser lavado a seco. Isso é necessário para os vestidos cujos tecidos são mais puros, ou seja, sem composição sintética. Como a lavagem a seco não retira a sujeira, recomendamos que a noiva lave a calda, que normalmente é o que suja mais, em sua própria casa. Coloque o vestido pendurado acima do tanque e vá esfregando a sujeira com Veja Multiuso pra tirar a sujeira mais pesada (tem que ser o Multiuso, o outro não resolve!), depois jogue a água, de forma que a água suja vá caindo no tanque. Depois disso, pode tirar o restante da sujeira com sabão de glicerina. Após essa primeira lavagem, pode-se levar o vestido na lavanderia e pedir para lavar a seco.

Os vestidos com tecidos mais sintéticos podem ser lavados na água, mas é sempre bom procurar uma boa lavanderia e uma boa indicação de alguma noiva que já lavou seu vestido lá.

Após voltar da lavanderia, retirar o plástico e colocar na capa de TNT ou na caixa como descrito acima. O vestido pode ser envolto em papel de seda ou plástico azul, o que protege também, mas pelo menos umas três vezes ao ano, tem que retirá-lo da embalagem para que ele respire!”

vestido noiva cymbeline

Obrigada, Cris! Com certeza ajudou muito, né meninas? Nada como consultar quem entende do assunto. Assim podemos ficar tranquilas e confiar!