Como todos sabem planejar um casamento não é uma tarefa fácil. Há inúmeras decisões a serem tomada antes do grande dia e, diante de cada decisão aparece um dilema diferente.

Claro que passar por toda essa jornada de planejar um casamento é algo muito emocionante e, como é um evento muito importante, até os mínimos detalhes devem ser cuidados com atenção.

Entre eles, está um dos primeiros passos de todo casamento: a compra do anel ou das alianças. Muitas pessoas não sabem, mas há uma diferença bem significativa entre os dois. Você descobre, abaixo, quais são essas diferenças, e como cada joia deve ser usada. Acompanhe!

frufru

Anel de noivado

O anel de noivado representa o pedido de casamento. Presentear a namorada ao fazer o pedido de casamento virou tradição após o arquiduque Maximiliano oferecer a Maria, duquesa de Borgonha, um anel na hora de fazer a grande pergunta.

O modelo do anel de noivado mais clássico é feito em ouro branco, tendo apenas um diamante como diferencial da joia. Essa peça é conhecida popularmente como solitário.

anel noivado

frufru

Alianças

As alianças são usadas durante a cerimônia matrimonial. Essas joias são feitas em ouro amarelo. Agora não tem mais como confundir as joias, não é? Lembre-se que o material de cada uma se difere e representam momentos diferentes.

frufru

Diferentes tipos de alianças

Hoje em dia, os casais têm diversas opções durante a escolha de suas alianças, já que existem inúmeros modelos. Assim, podem decidir por aquela que mais combina com seu estilo e personalidade.

Há alianças largas, finas, com ou sem diamantes, e alianças em diferentes tons de ouro, como o ouro amarelo, branco ou rosé. Os nomes dos noivos podem ser escritos externamente, e não internamente, como as alianças mais tradicionais são gravadas.

anel-de-noivado-ou-alianca-de-casamento-entenda-a-diferenca27416

frufru

O uso de alianças no Brasil

No nosso país, muitos homens fazem o pedido de casamento já com as alianças. Desse modo, elas devem ser usadas na mão direita e feita a troca para a mão esquerda durante a cerimônia de casamento. Há muitos casais que trocam as alianças usadas durante o noivado por um novo par de alianças.

frufru

Escolha entre alianças ou anel de noivado

Afinal, comprar alianças ou anel de noivado? Essa questão depende muito de cada casal. Se vocês estão com o orçamento um pouco limitado, comprar alianças para fazer a troca durante a cerimônia é uma boa opção.

E o romantismo fica intacto, já que ao fazer a troca da aliança da mão direita para a esquerda, a crença romana de que no quarto dedo da mão esquerda, passa uma veia que é ligada diretamente ao coração vai atravessando gerações.

Mas, se vocês estão dispostos a gastar um pouco mais, comprar um anel de noivado é uma ótima opção! Se você optar por uma peça de boa qualidade, certamente ela irá durar por muitos anos, podendo virar uma joia de família, que será passada de geração em geração, entre seus descendentes. Há algo mais bonito que isso?

anel-de-noivado-ou-alianca-de-casamento-entenda-a-diferenca27416

frufruE agora, decidiram se irão usar anel de noivado ou alianças? Ficaram com alguma dúvida? Não deixe de comentar e compartilhar esse post em suas redes sociais!