Um pretinho básico é um coringa absoluto no guarda roupa de qualquer mulher. Elegante, ele serve para qualquer ocasião, certo? Bem, nem sempre! Afinal, cada evento tem uma simbologia específica, e, algumas vezes, a cor preta pode não combinar muito. A cerimônia de casamento é um exemplo disso.

Todas nós sabemos que não se deve nunca cometer a gafe de usar branco em um casamento (a não ser que a noiva peça!). Mas e o preto? Será que ele não é mesmo bem-vindo ou isso é coisa do passado?

Confira as dicas que eu trouxe hoje para você e tire já a dúvida sobre se pode ou não usar preto no casamento!

convidadas de preto

Foto: Lauren Renne

frufru

Entenda a simbologia do casamento

O casamento é um ritual simbólico em que os pais entregam a sua filha para a sociedade (representada pelo noivo). Assim, a noiva está começando uma nova fase na sua vida adulta. É um momento de festa, alegria e celebração, e não de tristeza. Como o preto remete ao luto e a perdas, é uma cor que não orna com o propósito dessa cerimônia.

Por isso, tradicionalmente, as mães dos noivos e as madrinhas não devem usar preto, afinal, elas têm lugar de destaque na cerimônia. Se você for madrinha e aparecer de preto no casamento sem avisar, isso pode ser visto como falta de respeito com os noivos.

frufru

Na dúvida, pergunte à noiva

Apesar da tradição, nos últimos anos, uma tendência forte para casamentos é todas as madrinhas usarem preto, em contraste com a noiva, vestida em branco. Várias celebridades inclusive aderiram a essa moda. Além de chique, a escolha do preto é ousada e contemporânea, tudo a ver com noivas modernas.

Tendência ou não, a escolha do preto deve ser uma iniciativa da noiva, e não da madrinha. Se ela decidiu que a cor vai harmonizar com o casamento e com a personalidade dela, então tudo certo. Se você vai ser madrinha, antes de comprar o vestido, é sempre bom conversar com a noiva.

Assim, se aquela amiga desencanada, moderninha e que não liga para tradições te convidou para ser madrinha e disse que você poderia usar o que quisesse, não caia numa cilada: antes de tirar seu vestido preto do armário, pergunte à noiva se ela realmente aprova o uso dessa cor.

frufru

Veja quem pode usar preto no casamento

Em geral, não existem grandes problemas se as demais convidadas usarem preto em um casamento. Porém, é sempre bom lembrar que esse tipo de cerimônia é um evento formal, portanto, não é o lugar certo para agir como revolucionária da moda e testar tendências fora do comum.

A convidada pode usar preto, mas precisa ter bom senso e elegância. Nada de exageros ou vestidos ultracurtos e decotados. Casamento não é necessariamente uma balada! Quem deve chamar a atenção são os noivos. Portanto, se o seu vestido preto for discreto (mas sofisticado, claro), pode contar com ele para arrasar na festa!

Na polêmica sobre se é certo ou não usar preto no casamento, uma coisa é fato: o ideal mesmo é sempre consultar a vontade da noiva. Afinal, esse é o grande momento para ela brilhar e ter a festa que sempre sonhou! E você, que vai ser parte desse dia tão especial, deve fazer de tudo para que ele seja muito feliz e inesquecível!

frufru

E você? Vai casar e anda preocupada com o seu vestido de casamento? Não escolheu ainda, ou, quem sabe, já escolheu, mas não sabe como cuidar dele? Então tire já todas as suas dúvidas lendo boas dicas sobre o vestido de noiva que você precisa ter!