Vamos falar sobre casamento rústico?

Um estilo de casamento que vocês pediram muito, que é um dos mais amados no momento e que é cheio de detalhes encantadores!

frufru

O que é um casamento rústico?

Quando falamos em casamento rústico, em geral, nos referimos à decoração do casamento. Diferente do clássico, por exemplo, que pode se referir à vários elementos do casamento (como o vestido de noiva, o espaço, o buffet, a lembrancinha, etc), o casamento rústico faz menção à forma como a festa de casamento é decorada.

É um estilo de casamento que combina muito com casamentos em espaços abertos, no campo. As construções campestres, em geral, são rústicas.

frufru

A decoração rústico chique

O estilo rústico chique é quando mesclamos a simplicidade do rústico com uma determinada sofisticação. A ideia é ter o charme da simplicidade, mas com um toque de sofisticação, que acaba deixando o ambiente mais bonito e aconchegante.

Imagine, por exemplo, colocar uma linda prataria numa rústica mesa de madeira. Ou usar numa mesa super caprichada, alguns sousplats de sisal ou ratan. Outra ideia linda é pensar num local rústico, como um celeiro, e nele colocar um objeto luxuoso, como um lustre de cristal.

decoracao-casamento-rustico-chique

Fotografia: 18 Elementos

frufru

Objetos reciclados: garrafinhas decoradas são um ótimo exemplo

As garrafinhas decoradas são clássicos objetos de decoração rústica! Aqui no blog tem até post + vídeo ensinando a decorar as garrafinhas para serem usadas no seu casamento rústico.

Além de serem lindas, dá para inserir a família e amigas na decoração das mesmas, sem contar que é sustentável e ecologicamente correto reciclar objetos, né? O planeta agradece!

decoracao-casamento-rustico

frufru

Muita madeira

É claro que num casamento rústico não pode faltar muito madeira, né? Pode ser no próprio espaço, nos móveis, na decoração ou nos detalhes. Mas a maneira mais fácil de se associar um casamento ao estilo rústico é pensar em muita madeira na sua montagem!

Lembre-se dos palets, aqueles caixotes de madeira que podem ser usados de várias formas e das plaquinhas de madeira que muitas vezes são recicladas e nelas o casal escreve frases bonitas para enfeitar o local!

Outros materiais mais simples como juta, algodão e palha também são excelentes para compor uma decoração nesse estilo. Bastidores decorados com renda ou outro tecido da sua preferência…

Ah, e claro, não podemos nos esquecer das luzinhas, que são o maior charme nesse tipo de decoração!

frufru

Flores do campo

As flores do campo são um clássico dos casamentos rústicos! Mas isso não significa que sejam as únicas, todas as flores e plantas consideradas mais simples são perfeitas para decorar um evento com esse estilo.

A forma de dispor as flores também influencia para dar o ar mais “simples” ao casamento. Flores dispostas de forma menos arrumadinha, buquês mais desconstruídos e arranjos mas bagunçadinhos dão o tom de rusticidade!

Todas as flores mais simples, como as do campo, combinam muito com o casamento rústico. Mas se a sua ideia é usar flores mais diferentes ou mais sofisticadas, elas podem ser o tom “chique” que vai casar super bem com os outros ítens mais rústicos.

casamento-rustico-ao-ar-livre

Foto: Cleber Massao

frufru

Vestido de noiva

Não existe um vestido de noiva rústico, certo? Mas é verdade que alguns estilos combinam mais com esse formato de evento, que tende a ser menos formal. O estilo boho, por exemplo, combina demais! Mas nada impede que você use vestidos mais sequinhos ou até os mais clássicos (princesa, pode? PODE!).

Todos os modelos e estilos são possíveis de se usar no casamento rústico, desde que você use seu bom senso. O que costuma ficar meio over são vestidos com muito brilho, bordados ou muito luxuosos, já que esses acabam de encaixando melhor em eventos de gala, mais formais e tradicionais.

frufru

O que servir no casamento rústico?

Pense na simplicidade na hora de montar seu cardápio. Comidinhas e bebidas mais simples (não estou dizendo que não devem ser gostosas e de boa qualidade, hein?) são a melhor pedida.

Pense com carinho também na forma como elas serão servidas. Se a ideia é fazer um estilo rústico mesmo, evite peças mais luxuosas e opte pelas mais simples (e não menos charmosas) como panelinhas de barro – que casam muito bem!!!

frufru

Onde fazer um casamento rústico?

Esse estilo de casamento combina muito com eventos ao ar livre, durante o dia. O campo é uma ótima opção de local para um casamento rústico. Mas pode ser em casa, num jardim, sítio, fazenda ou até num espaço fechado que tenha esse ar mais simples, mais grosseiro (como um celeiro, por exemplo).

frufru

E o convite de casamento?

É fundamental definir com cuidado o seu convite de casamento porque é ele que vai contar para os seus convidados qual será o estilo do seu casamento.

Por isso montei aqui no blog um post especial sobre isso, com várias ideias de convites rústicos, vem conferir!

frufru

E para assistir esse conteúdo em vídeo, é só dar o play:


frufru

Créditos:

Filmagem e edição: Compota IP