Sejamos francas: o atraso no casamento é um assunto muito polêmico. Muitos convidados acham que ele pode representar um desrespeito, mas a prática é uma verdadeira tradição e algumas vezes é até estimulada por profissionais e familiares.

Com opiniões tão divergentes assim, muitas noivas ficam sem saber o que fazer. Pensando nisso, criei uma postagem de amiga para amiga com as principais dúvidas sobre atraso no dia do casamento. Vamos juntas entender qual o melhor caminho a seguir?

Confira!

 

83917-papo-de-amiga-vamos-conversar-sobre-atraso-no-dia-do-casamento

frufru

Até quanto o atraso no casamento é aceitável?

É claro que ninguém espera que a noiva entre pontualmente na hora marcada. Isso prova que existe um limite ou um atraso que está dentro do aceitável.

Entrar 15 ou 20 minutos depois do tempo sinalizado no convite é muito comum e ninguém vai ficar irritado por isso. O período pode se prolongar e chegar até 30 minutos — um tempo bastante tolerável.

Depois disso, o atraso no casamento pode simbolizar descaso e acabar irritando os convidados. Acredite: pode ser que você entre e as pessoas nem aproveitem a sua cerimônia, já que estão cansadas de tanto esperar.

frufru

O que pode provocar um atraso?

A principal causa de atraso de muitas noivas é a desorganização. A moda de se arrumar com as madrinhas e amigas mais próximas fez com que a produção e o cabelo da noiva acabassem ficando disputadas com várias outras pessoas e se as pessoas envolvidas (profissionais, madrinhas, mães e noiva) não se organizarem, tudo pode desandar.

Se atente ao horário e contrate profissionais que tenham esse cuidado também!

Além disso, o trânsito e o deslocamento também devem ser levados em conta. Planeje bem o seu tempo e faça com que ele jogue a seu favor. O ideal mesmo é que você esteja esperando o momento certo para entrar e não correndo atrás do tempo.

frufru

O que fazer para não se atrasar?

Se você não quer sofrer, invista em um planejamento. Para não se descabelar na produção do Dia da Noiva, é bom conversar com o salão e garantir profissionais específicos para você. Essa é uma maneira de aproveitar o dia com as pessoas mais próximas e se livrar do estresse.

Espaços de beleza que já tenham o hábito de cuidar de noivas e madrinhas dificilmente se atrasarão porque eles já tem esse cuidado como parte do pacote. Opte por profissionais que já tem esse know how.

Além disso, é bom ponderar e listar tudo que pode acontecer como imprevisto. Essa é uma ótima maneira de ver como agir em cada tipo de situação e garantir um atraso no casamento dentro do limite aceitável.

frufru

O que fazer quando os padrinhos chegam atrasados?

Esse é outro problema comum e é bom que você saiba de antemão: algumas vezes os culpados do atraso da noiva são os padrinhos. Eles não consideram os imprevistos e acabam chegando mais tarde que o planejado.

Antes do seu grande dia chegar, é muito importante conversar com cada um deles. Explique que a sua ideia é não atrasar muito e que você conta com a colaboração deles para chegar na hora. Para dar uma pressão, você pode até afirmar que não pode esperar para entrar e que vai prosseguir com o casamento com ou sem eles.

É claro que essa pode não ser uma verdade absoluta. Pode ser, sim, que você espere um pouco, já que se tratam de pessoas especiais e escolhidas a dedo. Ainda assim, falar dessa forma faz com que eles estejam mais comprometidos.

frufru

Agora que você já sabe como prosseguir nas questões de atraso no casamento, não deixe de demonstrar esse cuidado com seus convidados. Esteja dentro da margem aceitável e ganhe a admiração de todos eles.