Os casamentos ao ar livre são lindos, românticos e o sonho de muitos noivos. Mas alguns cuidados devem ser tomados para que tudo corra bem no dia mais importante da vida de vocês como casal.

A primeira pergunta de quem vai casar em lugares abertos, como chácaras ou praia é: “e se chover?”.  Pois é, a chuva no casamento ao ar livre é o pavor de todo mundo que sonha com uma cerimônia embaixo de uma árvore ou com o pé na areia, mas não adianta se desesperar.

Antes de tudo, é preciso planejar algumas alternativas para o caso de isso acontecer. Quer saber quais? Veja as dicas que separei para vocês:

o-que-fazer-quando-chove-no-seu-casamento-ao-ar-livre

frufru

Atente-se a data

Cada lugar tem um período mais chuvoso — evite escolher os meses que chovem muito para diminuir a chance de ter o casamento ao ar livre em um dia de chuva. Você deve ser flexível na hora de escolher a data. Converse com seus fornecedores sobre o mês mais propício para a realização do casamento, explicando quais suas vontades e expectativas.

frufru

Tenha um plano B

Ao escolher o local, é importante verificar se ele oferece alternativas, como tendas em caso de chuvas fracas e um espaço fechado no caso de chuvas mais fortes.

O sonho de toda noiva é que o casamento saia exatamente como o planejado, mas não dá pra controlar a previsão do tempo e nesse caso é melhor ter um plano B para que os convidados estejam abrigados.

Caso seja uma chuva fraca, você pode escolher distribuir guarda-chuvas para que a cerimônia possa acontecer ao ar livre — as fotos ficam lindas. Mas tenha sempre em mente o seu conforto e de seus convidados.

frufruContrate um gerador

Em muitos lugares, principalmente os que são abertos e com muitas árvores, a falta de energia se torna um problema em dias de chuva, por isso antecipe-se e entre em contato com algumas empresas que forneçam geradores. Faça cotações e veja a disponibilidade para um contrato emergencial.

frufru

Prepare-se para as fotos

As fotos na chuva ficam lindas, divertidas e românticas. Dê uma olhada em inspirações na internet e providencie acessórios para que você possa fazer suas fotos tranquilamente. Separe galochas, guarda-chuvas incrementados e tudo mais que você achar válido. Seus padrinhos e madrinhas podem entrar na brincadeira também — com certeza irá render ótimas fotos.

frufru

Não se desespere

Por mais que seu sonho seja se casar ao ar livre, se chover no dia, não se desespere. Confie nos fornecedores que você contratou. Eles certamente farão o possível e impossível para que você tenha um casamento maravilhoso.

Não fique triste! O que importa é que seus amigos e familiares estarão lá para compartilhar com vocês esse momento tão importante. O amor é o melhor ingrediente para um casamento perfeito, então relaxe e aproveite cada momento.

frufru

E não deixe de assistir esse vídeo que eu gravei com todo carinho contando a minha opinião sobre o que se deve fazer quando chove no dia do seu casamento. Tem até depoimento no final, é lindo.

frufru

Organizar um casamento em espaços abertos requer atenção a vários detalhes então é importante que você se preocupe com a questão da chuva no casamento ao ar livre. Mas, se antecipando a esse acontecimento, você conseguirá manter os planos e ter um casamento maravilhoso faça chuva ou faça sol.

Quer saber mais sobre casamento ao ar livre? Que tal ler o nosso post “Casamento ao ar livre: como fazer?