O micro wedding é um estilo de casamento para até 50 convidados. Menor que o mini wedding (que é considerado um casamento para até 100 pessoas) e maior que um elopement wedding – evento para até 10 convidados. A ideia aqui é que os noivos convidem para seu casamento somente amigos e parentes muito próximos e íntimos.

Esse tipo de evento tem despontado como uma forte tendências entre os casais. Nos Estados Unidos, em 2018, 10% dos casamentos foram micro. E no Brasil é bem provável que a tendência caia no gosto dos noivos rapidamente.

Vamos saber mais sobre ele para entender se ele é o tipo certo de casamento para você?

Micro wedding no jardim / Foto: With Love and Embers
frufru

Quais as vantagens de um micro wedding?

Há poucos anos atrás o mini wedding – casamentos para até 100 convidados – caiu nas graças dos noivos. E as razões para ele ter feito tanto sucesso são as mesmas que tornam o micro wedding tão atrativo.

1. Conexão

Num casamento menor os noivos têm a oportunidade de desfrutar de muito mais tempo de qualidade com seus convidados na recepção.

Os convidados são pessoas próximas, muito conectadas aos noivos e poderão partilhar de momentos realmente íntimos e aconchegantes com as pessoas mais queridas.

O momento se torna muito mais familiar e acolhedor. O clima de um micro wedding é muito mais caloroso, por causa da conexão entre as pessoas.

Além disso, todos os convidados tem a oportunidade de passar mais tempo e se divertirem com os noivos.

Micro wedding no jardim / Foto: With Love and Embers
frufru

2. Economia

A matemática é simples: menos convidados, menos custos. Esse é um claro – e adorado – benefício do micro wedding. Se a sua ideia é economizar, escolher esse tipo de casamento pode ser uma excelente opção.

Mas se a sua preocupação não é essa, esse ainda pode ser um ótimo estilo de casamento para você. Isso porque muitos casais optam por diminuírem o número de convidados, mas mantendo (ou aumentando) o custo por convidado. Se a ideia é proporcionar uma experiência incrível para seus convidados, pode fazer sentido gastar o mesmo (ou até mais) num micro weddign do que você gastaria numa recepção tradicional.

Tudo vai depender do orçamento de vocês e de como pretendem que seja esse casamento. Resumidamente, o micro wedding pode ser uma opção bem econômica, mas não obrigatoriamente. Pode ser bem cara e sofisticada também.

frufru

3. Mais possibilidades

E quando você diminui a sua lista de convidados acaba recebendo de presente, novas possibilidades. Isso significa que você pode realizar o seu casamento em praticamente qualquer lugar: um restaurante preferido, uma praça da sua cidade, a casa da sua sogra, um barco.

Vai ser mais fácil conseguir a comida que você sonha e até disponibilizar lembrancinhas mais personalizadas e especiais para seus convidados. Já imaginou que delicadeza poder acrescentar bilhetes (ou até cartas!) escritas à mão para cada um dos seus convidados? Pequenos “luxos” que só um micro wedding pode te oferecer.

Micro wedding no jardim / Foto: With Love and Embers
frufru

4. Menos pressão

Quanto maior o casamento, maior a pressão sentida pelos noivos. Muitos olhares, muitos julgamentos, muitas necessidades para serem atendidas.

Os micro weddings são mais leves. É possível ser mais criativo, seguir sua personalidade sem se sentirem tão pressionados socialmente.

Como seus convidados são pessoas bem íntimas e conectadas à vocês, a tendência que é tudo seja mais fácil e simples.

Micro wedding / Foto: Alison Conklin
frufru

E quais as desvantagens de um micro wedding?

A única desvantagem é ter que ficar explicando para todas as pessoas que seu casamento será muito íntimo e que por isso não poderá convidá-las.

Para muitas pessoas esse é um “preço” social muito alto a se pagar. Mas a verdade é que a maioria absoluta das pessoas entende perfeitamente a opção dos noivos.

E para você não ficar sem graça na hora de dizer isso aos seus amigos, segue uma dica: use a técnica do “mas”. Funciona assim, na hora de dizer à pessoa que não poderá convidá-la, acrescente rapidamente um “mas”seguido de um carinho para aquela pessoa. Alguns exemplos:

  • Nós vamos nos casar em uma cerimônia muito íntima, mas eu faço questão que a gente almoce juntas na véspera para fazermos um brinde.
  • Fulano e eu vamos nos casar em uma cerimônia só para a família mas eu faço questão de trazer um bem casado para você para agradecer pelo seu carinho conosco.
  • Fulana e eu vamos nos casar em um momento só nosso, mas faço questão que você vá almoçar na nossa casa nova no mês seguinte.

O que as pessoas querem mesmo é se sentirem queridas. Portanto, deixe claro seu sentimento e carinho por elas, mostrando que isso independe do convite para o dia do casamento.

Micro wedding / Foto: Alison Conklin
frufru

Como organizar um micro wedding?

Apesar de mais simples na organização, as etapas não diferem muito das de um casamento tradicional: espaço, buffet, fotografia, vídeo, música, vestido de noiva, terno e por aí vai.

Você vai precisar de uma assessoria?

É bem possível que sim. Tudo vai depender do tamanho do seu micro e da quantidade de tarefas e contratos que você terá que administrar. Num casamento para 50 pessoas, com recepção eu recomendo que você pense seriamente em contratar uma assessoria. Mas numa cerimônia civil com almoço em casa para 10 familiares você não vai precisar.

frufru

Pode ter música? Dia da noiva? Entradas?

Pode. Pode ter TUDO que uma festança para 300 pessoas teria. E pode não ter nada disso, se não for a vibe de vocês.

A graça de se ter um casamento personalizado e simples é exatamente essa. Avaliar item por item e decidir, por afeto e não por obrigação, o que vai ou não ter na celebração de vocês.

Micro wedding / Foto: With Love and Embers
frufru

Micro wedding é pra mim?

A essa altura do campeonato é bem provável que você já esteja, assim como eu apaixonada por esse estilo aconchegante e prático de casamento.

Mas é importante lembrar que apesar de suas inúmeras vantagens, o micro wedding não é para todo mundo.

Casais com círculos sociais grandes, que sonham com casamentos tradicionais com festas animadíssimas: essa provavelmente não é a praia de vocês.

Casais muito ligados à família e que tem famílias enormes… também não parece ser o caso.

Para saber se esse é o estilo certo de evento para vocês, a chave é avaliar o estilo de vida, o sonho e o círculo social de vocês. Na dúvida, sonde com familiares mais próximos para que eles te ajudem na decisão.

frufru