No post de hoje vou esclarecer todos os pontos relacionados a lugares marcados na festa de casamento. Será que vale a pena? Em quais casos? Quais são os pró e contras? E como criar uma logística e fazer com que ela funcione no seu casamento?

Venha saber tudo sobre isso aqui!

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Porque no Brasil não se usa muito?

Marcar o lugar de cada convidado na festa de casamento é uma prática comum nas festas de casamento na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, não é tão comum. Sabe porquê?

O formato das recepções no Brasil costumam ser bem informais. Convidados interagindo uns com os outros, se socializando, andando pra lá e pra cá, se acabando na pista de dança. Dificilmente você terá um momento na festa onde todos os convidados estarão sentados. A menos que haja um jantar à francesa, é claro. Mas não é comum nas nossas festas.

Isso não significa, é claro, que não possamos adotar essa prática, que inclusive, deixa a festa bem mais organizada! Mas muitos pontos devem ser levados em conta antes de vocês se decidirem pelo Lugar Marcado. Vamos ver quais são eles?

Lugar marcado no casamento

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Um custo a mais

Para que o lugar marcado funcione, é importante que se tenha uma (ou mais, a depender da sua quantidade de convidados) recepcionista na entrada do casamento. Essa pessoa será a responsável por acompanhar os convidados até seus lugares e garantir que todos se sentarão nos lugares destinados a eles.

E por isso, é provável que o seu serviço de assessoria/cerimonial te cobre um percentual a mais, já que precisarão de mais funcionários.

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Setorizando sua festa

Uma outra opção para quem quer deixar tudo organizado é setorizar a festa.

É uma opção mais flexível que o lugar marcado e é provável que agrade mais seus convidados.

A ideia aqui é dividir as mesas em setores. Por exemplo, três mesas para o setor da família, duas para os amigos do trabalho, duas para os colegas da academia, etc. Assim os convidados saberão em quais mesas poderão se sentar e não ficarão “presos” a um lugar específico.

No momento de definir as mesas, coloque as pessoas mais próximas nas mesas mais próximas à dos noivos.

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RSVP muito bem feito!

Para que o sistema de marcação de lugares funcione no seu casamento é importante que você tenha feito uma confirmação de presença muito bem feita!

Com o nome das pessoas que realmente vão comparecer ao seu casamento em mãos, você vai poder fazer a marcação de lugares de forma assertiva. Caso contrário você pode acabar cometendo gafes horríveis, como deixar uma pessoa sozinha na mesa porque todos os outros convidados que estavam destinados à ela, não comparecerem. Já pensou em como seria desagradável?

Portanto, capriche na confirmação de presença. Questione um a um dos seus convidados para se assegurar de quem realmente vai e quem não vai. Só assim o lugar marcado vai funcionar de forma segura.

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Fazendo o mapa de lugares

Com a confirmação de presença em mãos, é hora de montar o mapa de lugares. Essa será uma tarefa a ser realizada nos dias anteriores ao casamento. Reserve bastante tempo para poder se dedicar à tarefa e executar um bom trabalho!

Pense em cada um dos seus convidados e em seus colegas de mesa. Essas pessoas têm assuntos em comum? Alguém tem algum tipo de desavença com um colega de mesa? Muito cuidado para não colocar, por exemplo, ex casais numa mesma mesa! Até ex paqueras de infância podem deixar o clima meio tenso.

Para evitar um possível mal estar, dedique-se à tarefa de montar os mapas de mesa com paciência.

Lembre-se também de que idosos, grávidas e cadeirantes devem ficar em locais de fácil acesso. Ah, e não se esqueça de reservar uma mesa para os profissionais que estarão trabalhando no seu casamento.

Pra finalizar: deixe uma ou duas mesas sem ninguém para que a recepcionista tenha flexibilidade caso surja a necessidade de fazer ajustes de última hora. Por exemplo: alguém que não confirmou presença pode aparecer. Ou amigos que não se vêem há muito tempo podem fazer questão se sentarem juntos. Essas alterações momentâneas podem acontecer e a recepcionista vai precisar de um plano B para acomodar as pessoas.

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Vantagens e desvantagens

A maior vantagem do lugar marcado é a garantia que cada um dos convidados vai ter um lugar para se sentar. Elimina aquela correria habitual de todo mundo querendo pegar uma mesa ( de preferência perto da cozinha, rs).

Além disso, inibe os eventuais penetras. Já pensou que situação desagradável ser a única pessoa a não ter onde se sentar?

Quando os casamentos tem menos convidados, o lugar marcado funciona melhor. Para festas grandes, pode ser mais complicado. Muitos convidados não gostam de serem “obrigados” a se sentarem em lugares marcados. Alguns, inclusive, não obedecem e acabam criando um probleminha para a recepcionista que está organizando. É chato, mas é bem comum acontecer.

Quando você marca o lugar, você pode deixar ali lembrancinha dele. Isso é legal porque você não precisa montar uma mesa só para as lembrancinhas e evita que algum convidado acabe pegando mais de uma 🙂

 

Lugar marcado no casamentofrufru

E como marcar o lugar?

Existem três formas principais de se marcar o lugar dos seus convidados no casamento.

A primeira forma de fazer isso é com os:

Place cards

São aqueles cartões (que nem sempre são cartões) com o nome do convidado e que indica o local onde ele deve se sentar.

Lugar marcado no casamento

 

frufruEscort cards

Na entrada da festa os convidados vão encontrar cartões (ou presentinhos) nominais. Cada um pega o seu e ali estará escrito onde ele deverá se sentar.

 

Lugar marcado no casamentoLugar marcado no casamentofrufruSeating charts

Também fica na entrada da festa. É uma espécie de “mapa” onde constam todas as mesas e os nomes de todos os convidado. A pessoa vai procurar seu nome e vai saber qual mesa deverá procurar.

Lembrando que todas as mesas devem ser identificadas com números ou nomes.

Lugar marcado no casamento Lugar marcado no casamento

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E aí, o que achou dessa ideia de marcar os lugares no casamento?

Quer ver esse conteúdo em vídeo? Já adianto que tem mais dicas e fotos por lá. Ah, e é só clicar no play.

Agora me conta, você vai colocar lugares marcados no seu casamento?

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