Eu vivo falando aqui e ali sobre a importância de se fazer um casamento personalizado, de colocar a marca do casal na celebração e na festa de casamento. Mas sei que falar isso às vezes pode ser muito vago. A gente até quer personalizar mas fica sem saber como fazer, na prática.

Quer saber como exatamente você pode personalizar seu casamento e colocar a sua identidade nele?

Pensando nesse dilema fiz uma seleção de 47 ideias de como personalizar o dia do seu casamento. Para você não ter mais dúvidas do que fazer. Tenho certeza que as ideias vão fervilhar na sua cabeça depois de ler esse post!

E se quiser assistir esse conteúdo em vídeo, ele está logo abaixo, no final do post 😉

 

frufru1. Drink “assinado” pelos noivos

Muito comum nos EUA, a ideia é que vocês criem um drinque (junto a um mixologista) que tenha um toque pessoal e agrade os convidados. Vocês podem criar um drink novo, ou adicionar ingredientes a drinques já existentes.

Você pode, inclusive, colocar a cor do seu casamento no seu drinque e deixá-lo ainda mais personalizado.

Se vocês optarem por ter um bar de drinks no casamento, outra ideia é colocar nomes em todos os drinks oferecidos. E aí a sugestão é que vocês criem um tema e coloquem os temas com base nesse tema. Pode ser o nome de alguns familiares, dos amigos de um grupo, personagens de filmes, e o que mais a criatividade de vocês mandar.

drink-personalizado-casamento

frufru2. Vocês amam assistir filmes?

Então que tal colocar na cerimônia (ou na festa) a trilha sonora dos filmes que vocês mais gostam? Vale também montar uma playlist com as músicas das séries preferidas.

Se quiser ir ainda mais a fundo nessa ideia, você também pode fazer um casamento temático e colocar vários detalhes dos filmes mais especiais da vida de vocês. Tem um vídeo no canal, inclusive, com uma querida, a Sílvia, onde ela conta os detalhes do casamento dela que foi assim: todo inspirado nos filmes que ela e o marido adoram. Legal demais para se inspirar!

frufru3. Sua comida preferida

Ofereça na festa uma versão (mesmo que mini) da comida preferida de vocês! Mini pizza, brigadeiro, cachorro quente, e por aí vai… Vale uma bobagem gostosa mas também o prato preferido de vocês no jantar.

“Comida de casamento” é aquela comida boa, gostosa e que tem a ver com o gosto pessoal de vocês, não tenha medo de fazer escolhas que saiam do óbvio.

frufru4. Personalize sua entrada

Pense no sentido da entrada da noiva: o que esse momento significa para você? Quais os simbolismos que estão envolvidos nesse momento do casamento?

Depois de fazer essa análise, você pode avaliar quais são as pessoas que merecem fazer parte desse momento com você. O tradicional é que a noiva entre na cerimônia de braços dados (ou mãos dadas) com o pai. Mas você pode adaptar e entrar com seu pai e sua mãe. Ou só com sua mãe. Ou com sua mãe e seu irmão. Pode também entrar sozinha ou mesmo junto com o noivo.

O que eu quero dizer é que você pode fazer essa entrada da forma que for mais conveniente para você. Personalize.

entrada-noivos

Foto: Val + Wander

frufru5. Use símbolos da sua profissão

Pode ser que a profissão de vocês seja um bom tema para personalizar o casamento também. Você é estilista? Que tal colocar tecidos diversos no decor? É músico (a)? Que tal usar as claves de sol na identidade visual? Geógrafa? Pode ser uma boa colocar  lindas pedras na decoração.

Pense nos símbolos da sua profissão e use-os a seu favor.

frufru6. Personalize seu pré wedding

Na hora de definir como será a sua sessão de fotos pré wedding pense em locais que fazem parte da história de vocês. Que tal o colégio onde vocês se conheceram? Ou um bloco de carnaval que tenha feito parte da história de vocês? 

Já pensou também em contextos que façam parte da história familiar de vocês? A Igreja onde seus pais se casaram, a cidade onde eles se conheceram, a casa onde vocês cresceram…

Outra possibilidade é pensar nos locais que farão parte da vida de vocês daqui pra frente, como por exemplo, a casa onde vocês vão morar.

E claro, pense em restaurantes que gostam de frequentar, esportes que vocês praticam, hobbies que gostem. Tudo pode ajudar a encontrar o local ideal para as suas fotos.

frufru7. Faça com que seu celebrante te conheça

Para ter uma celebração que seja bem a cara de vocês, faça com que o(a) celebrante do seu casamento conheça mais sobre vocês. Para que essa pessoa possa fazer uma cerimônia realmente personalizada é importante que elas conheçam vocês, a história de vocês, para que possa preparar palavras que realmente façam sentido para vocês.

Outra ideia para tornar esse momento ainda mais especial é pedir que alguém próximo seja o celebrante (caso seu casamento não vá acontecer numa Instituição religiosa, é claro). Já pensou na sua mãe celebrando? Seu pai? Irmã? Avô? Madrinha? Todos eles juntos (cada um celebrando um momento)?

frufru8. Um texto especial na celebração

Mais uma possibilidade: convidar uma pessoa especial para escrever o texto – ou parte dele – que será usado na celebração. Ou fazer um convite para que ela leia um texto especial (um poema, uma citação Bíblica, etc) na cerimônia – ou mesmo na festa.

 

frufru9. Topo de bolo

Personalize seu topo de bolo. Bonequinhos caricaturados, frases cortadas a laser, flores, fotos, personagens de desenhos… As possibilidades são infinitas! Não pense no topo de bolo como uma coisa “fechada”, você pode criar o seu, de um jeito totalmente autêntico.

topo-de-bolo-casamento

frufru10. Diversão na festa

Vocês tem um símbolo pelo qual seus amigos ou familiares sempre se lembram de vocês? Leve esse símbolo para a festa e todos darão ótimas risadas. Vocês são conhecidos como o casal dorminhoco? Levem travesseiros para a pista. São conhecidos como bons cozinheiros? Levem aqueles chapéus clássicos dos chefs. São fãs de um cantor? Levem máscaras com a cara dele.

Garanta boas risadas dos seus convidados levando características de vocês para a festa!

frufru11. Conte sua história

Muitos convidados não conhecem a história dos noivos, como vocês se conheceram, como decidiram se casar, etc. Que tal contar essa história para todo mundo? Você pode montar um livrinho contando tudo e deixar nas cadeiras da cerimônia.

Outra maneira legal de contar é espalhar lousas pela decoração contando episódios vividos por vocês. Um varal com um cordel também é outra linda ideia.

frufru12. A identidade visual

A identidade visual é um clássico quando a ideia é personalizar, né?

No convite, caso você queria colocar uma frase, busque na história de vocês. Que tal rever cartas (ou melhor, e-mails, rs) antigos trocados por vocês e escolher essa frase ali? Ou uma frase da música de vocês.

Outro jeito lindo de personalizar o convite é desenhar o local do casamento aquarelado.

frufru13. Atrás das cadeiras

Escreva uma frase, ou um desenho, ou uma palavra para colocar nas costas da cadeira que tenha a ver com vocês. Que tal o apelido de vocês, por exemplo? Ou uma expressão que usem muito? Investiguem a própria vida para encontrar algo que seja único de vocês dois!

frufru14. Os bem casados

Bora trocar os bem casados por alguma coisa que vocês simplesmente amem? Um mini bolo de milho, um pedaço de broa, uma compota do seu doce preferido…

Coloque uma tag pedindo que seus convidados registrem a mordida perfeita e postem nas redes sociais no dia seguinte. Vai ser delicioso acordar e ver seus convidados se deliciando nas redes sociais com o mimo que vocês escolheram especialmente para eles!

frufru15. Detalhes no decor

Vocês amam histórias em quadrinhos? Que tal colocar detalhes dessas histórias na decoração do seu casamento? Você também pode incluir frases épicas dos filmes, nomear as mesas com os nomes dos filmes ou de personagens.

Pense nos hobbies de vocês, e tente inserir objetos e símbolos desses hobbies na decoração.

personalizacao-casamento

frufru16. Padrinhos e madrinhas sem pares

Escolha os padrinhos e madrinhas do seu casamento de acordo com os seus critérios, sem pensar em números. Muitas vezes a gente fica tentando encaixar as pessoas nas quantidades ditas “ideais”. Você tem quatro amigas queridas e fica feito doida procurando quatro amigos para fazer par com elas. E no fim das contas você acaba convidando para um papel tão importante pessoas que não fazem nenhum sentido em estarem ali.

Para que você tenha um squad de padrinhos e madrinhas que realmente tenham a ver com vocês, pense nas pessoas primeiro. E depois, só depois, você monta seu cortejo. Tem vídeo aqui no canal falando como montar seu cortejo sem ser com pares, tá?

frufru17. Presentear um ao outro

Dê um presente para seu (sua)  noivo (a) no dia do casamento, mas tente sair do óbvio. Muitos noivos mandam flores para a noiva no dia, enquanto ela está no making of. Mas você pode mandar um presente que tenha mais a ver com ela. E vice versa.

Que tal um relicário com a foto dos pais dele para que ele use na lapela? Ou que tal mandar no dia da noiva dela, os docinhos que ela mais ama?

homenagem-noivo-lapela

frufru18. Cante, dance, escreva

Gosta de cantar? Que tal surpreender seu amor cantando na cerimônia (ou na festa)? Mas se cantar não é a sua praia, pense na possibilidade de coreografar uma dança, escrever e/ou recitar um poema especial ou mesmo tocar aquele instrumento que você adora. Use suas habilidades para fazer uma surpresa especial para seu (sua) noivo (a).

Uma outra ideia é você fazer uma música e pedir que ela seja tocada no dia do casamento pelos músicos contratados. Já pensou que surpresa linda?

frufru19. Pessoas ausentes

Algumas pessoas amadas provavelmente não estarão presentes fisicamente no dia do seu casamento. Ou porque já faleceram, ou porque estão distantes ou até mesmo doentes.

Pense então em maneiras de trazer essas pessoas para perto de vocês no dia do casamento. Tem vídeo no canal com dicas específicas para isso, vale a pena dar uma olhada. Mas você pode pensar em usar um relicário no buquê com a foto da pessoa, colocar uma foto dela na mesa da celebração, deixar uma cadeira separada para essa pessoa…

frufru20. Móveis pessoais

Que tal levar alguns ítens da sua casa, ou da casa dos seus pais (ou ainda dos avós) para o casamento? Vale levar a cristaleira da vovó para decorar, a sua mesinha para ser a mesa da celebração… Mas se você acha que a logística para levar móveis pode ser complicada, que tal levar aquela passadeira da sua sogra? Ou aquela toalha especial da sua mãe?

Pense em objetos simbólicos da família de vocês e use na decoração 😉

frufru21. Parede com fotos ou frases

Separe um cantinho na festa para colocar fotos de vocês ou mesmo frases especiais. Reveja as cartas (ou e-mails) trocados por vocês por vocês no início do relacionamento e use as frases e lembranças na decoração do seu casamento.

frufru22. O look de vocês

Nada melhor do que colocar personalidade na roupa de vocês! Vale usar tênis, um brinco da família, colocar aquele esmalte que é sua cara, um batom vermelho, deixar o véu de lado, optar por um buquê com suas flores favoritas, etc.

O noivo pode usar chapéu, suspensório, bermuda, bigode, barba, cabelo comprido, deixar as tattoos à mostra, e tudo mais que for relacionado ao estilo e personalidade dele!

Não tenham medo de serem vocês mesmos!

casamento personalizado

frufru23. Brinde com sua bebida preferida

E se a bebida favorita de vocês não é o champanhe, porque brindar com essa bebida? Você pode fazer o brinde com uma bebida que realmente vocês gostem! Vale brindar com café, cerveja, suco ou qualquer outra bebida que vocês amem!

frufru24. Família ajudando

Peça à sua família para participar da organização do seu casamento. Peça a sua amiga que adora artesanato para customizar os potinhos de doce, à sua mãe para bordar as toalhas que ficarão nos banheiros, àquele amigo prendado para fazer os souplats das mesas.

Convoque todos os parentes e amigos para ajudarem com suas habilidades e deixar seu casamento cheio de detalhes especiais.

frufru25. Playlist da festa

Na hora de montar a playlist da festa, que tal convocar seus amigos mais baladeiros para ajudar?  Marque uma reuniãozinha com eles, e deixe que opinem e ajudem vocês a construírem a lista final de músicas da festa.

Já pensou como eles vão se sentir especiais e ainda mais animados na pista de dança escutando as músicas que eles próprios selecionaram?

frufru26. Faça algo manualmente

É muito gostoso ter a sensação de que você mesma botou a mão na massa e fez alguma coisa para o seu casamento. Mesmo que você não tenha tantas habilidades manuais, tem coisinhas fáceis que você pode fazer para ter um pouquinho mais de você no seu dia.

No canal tem vídeo com dicas de 10 coisas DIY que você pode fazer!

frufru27. Levando as alianças

Pense em alguém especial para levar as alianças. A maioria dos casais pensam em uma criança ou um avô ou avó. Mas você pode optar por qualquer outra pessoa relevante na sua vida. Um irmão, uma prima, um amigo especial. Não importa a idade, qualquer pessoa especial pode se encarregar desse momento e levar as alianças de vocês.

frufru28. Os mimos de vocês

Sabe aquele mimozinho que sempre te faz lembrar daquela pessoa especial? Aquele churros que ele adora, aquela bala que ela ama? Que tal fazer uma surpresa pra ele e colocar um carrinho de churros na festa? Ou mandar uma caixa cheia das balas que ela adora na casa dela, no dia do casamento?

frufru29. Fotos da família

Coloque fotos da sua família no site também. Muita gente coloca fotos do casamento dos pais e avós na decoração do casamento, mas a ideia aqui é colocar também muitas fotos da família de vocês no site de casamento. E fazer uma espécie de árvore genealógica.

frufru30. Alianças personalizadas

As alianças vão acompanhar vocês para sempre! Então capriche na hora de escolher a sua e não leve em conta somente a estética da joia.

Que tal procurar um ourives e pedir que vocês mesmos façam as alianças? Ou providenciar para que elas sejam feitas com joias antigas da família (já pensou que lindo usar as mesmas alianças que seus avós?). E outra possibilidade é colocar nas alianças um desenho ou frase que seja único e especial para vocês.

frufru31. Atração na festa

Coloque na festa uma atração que tenha a ver com vocês! O mascote do time de futebol, a escola de samba da qual vocês são fãs, uma banda do estilo musical preferido, um mágico para brincar com os convidados, um correio elegante, um realejo distribuindo mensagens da sorte e por aí vai…

frufru32. As habilidades dos amigos

Tem um amigo que canta super bem? Uma amiga DJ? Convide esses amigos para dar uma palinha na festa do casamento. Eles vão se sentir homenageados e você terá atrações super especiais na sua festa!

frufru33. As lembrancinhas

Pense em uma lembrancinha que tenha a ver com vocês:  um vaso de suculentas se são natural vibe, pote de temperos se gostam de cozinhar, potinhos de brigadeiro se essa é a sobremesa favorita de vocês.

algodao-doce-casamento

frufru34. Vocês amam viajar?

Decore a sua festa com mapas, deixe cartões postais para que os convidados deixem recados neles ou monte um espaço com os fotos dos locais que vocês já estiveram juntos.

Isso sem contar na possibilidade de fazer um destination wedding, né? Que é a cara dos casais que amam viajar!

frufru35. Seu bicho de estimação

Já pensou em inserir o seu bichinho de estimação no casamento? Existem várias formas de fazer isso (não necessariamente colocando o cachorro para levar as alianças, que é o mais comum) e aqui no blog tem um post com várias dessas ideias.

Ah, e não vale só para os cachorrinhos não, vale para qualquer animal! O bacana é que você consiga colocar ainda mais personalidade no seu casamento com a presença do bichinho que é especial para você.

frufru36. Ritual diferente na cerimônia

Pense num ritual especial para dar ainda mais personalidade à cerimônia de casamento de vocês. Cerimônia das areias, ritual do vinho… São várias possibilidades (além de você poder resignificar todas e criar a sua própria, né?) e no canal tem vídeo sobre isso para você se inspirar!

cerimonia vinho casamento

frufru37. Presente para padrinhos

Na hora de presentear os padrinhos pense em algo que eles gostariam de ganhar, mas também em algo que tenha a ver com vocês! Vocês são ótimos em fazer bolo de chocolate? Que tal presentear sua madrinha com um bolo feito por vocês? São ótimos em escrever? Façam uma carta inspiradora. Mestres na arte de pescar? Levem os padrinhos para uma tarde de pescaria.

Coloquem um pouco de vocês no que vão presentear as pessoas queridas, com certeza eles vão se sentir muito queridos!

frufru38. O porta alianças

Quem foi que disse que para levar as alianças você precisa de uma almofada ou de um pratinho específico?

Compre um pratinho que gostem numa viagem a dois para esse fim, ou pegue um pratinho (ou almofada) bonito na casa da sua avó e voi la! Você tem um pratinho cheio de significado e totalmente personalizado!

porta-aliancas-personalizado

Foto: Milla Magalhães

frufru39. Homenageie alguém

E a gente não precisa homenagear só que está ausente, né? Coloque aquela música que a sua mãe ama na hora da entrada dela. Escolha as flores preferidas da sua madrinha para seu buquê. Coloque o instrumento musical do seu avô na decoração.

Pense nas pessoas importantes da sua vida, no que elas gostam e faça pequenas homenagens no seu casamento.frufru40. Personalize também a data

Coloque personalidade também na data do seu casamento. Também tem vídeo aqui no canal onde eu dou dicas de como escolher a data do casamento.

Mas a ideia é: que tal escolher a mesma data em que seu pai e sua mãe se casaram? Ou a data do aniversário daquela avó especial? Não escolha uma data aleatória e sim uma data que faça parte da história de vocês.

frufru41. Local do casamento

Na hora de escolher o local do seu casamento, pense em locais que tenha a ver com vocês. Às vezes a gente se perde e fica pensando em locais óbvios como salões de festa e deixa de lado opções mais personalizadas.

Por exemplo, a Manu e o Gabriel (do “Meu mundo babaca“, no You Tube) se casaram num buffet infantil porque tem tudo a ver com eles, que são um casal engraçado, divertidissímo.

E vocês podem pensar em locais que tenham a ver com vocês também: a escola em que estudaram juntos, a praça em que deram o primeiro beijo, a Igreja onde seus pais se casaram, a cidade para onde viajaram pela primeira vez, o restaurante onde costumam comemorar os aniversários de namoro… Saia do óbvio 😉

frufru42. O livro de assinaturas

Faça um livro para as assinaturas que seja cheio de história. Coloque fotos de vocês com os melhores momentos e frases da vida de vocês.

Use a técnica de scrapbook e monte páginas cheias de história e detalhes da vida de vocês. Vale colocar fotos e detalhes dos pais e padrinhos também!

frufru43. Corte da gravata virtual

Essa ideia é muito legal. O corte da gravata (e qualquer outro pedido de dinheiro/presente no casamento) é polêmico. Tem os que amam e os que odeiam a ideia.

Para inovar você pode fazer essa brincadeira através de um site e usar todo o dinheiro recebido para uma causa social. Ou seja, sem convidados constrangidos na festa e uma boa causa sendo beneficiada.

frufru44. Pajens e damas de honra

Escolha para pajens e damas as pessoas que realmente participam da vida de vocês. Não fique procurando crianças aleatórias para ocuparem lugar. Busque por crianças (ou não!) que realmente tenha uma relação de afeto com vocês.

E se não houver crianças próximas, coloque crianças maiores, adolescentes e até mesmo adultos para ocuparem essa função. Desde que haja sentimento verdadeiro, tá tudo certo!

frufru45. Homenageie seus pais

No dia do casamento, mande um buquê de flores ou uma cesta de café da manhã para seus pais com um cartão especial logo pela manhã.

Ou prepare um café da manhã bem especial para que vocês tomem juntos. A ideia é usar esse momento para agradecer a eles por tudo, já que daquele momento em diante, você vai morar em outra casa e vocês não compartilharão os cafés da manhã mais com tanta frequência.

Lembre-se de marcar o final dessa fase da vida de vocês de um jeito carinhoso e especial.

frufru46. Valorize suas crenças

Se você é militante de alguma causa, ou mesmo tem uma crença importante em sua vida, lembre-se dela na hora do seu casamento.

Ou seja, se no seu dia a dia você sempre busca ter atitudes que buscam uma sustentabilidade maior, que tal levar isso para o seu casamento? Se você tem uma postura totalmente contra bebidas alcoólicas, não sirva no seu casamento. Se você é feminista, não jogue o buquê para suas amigas. Ou seja, faça uma cerimônia/festa que vá realmente de encontro aos seus valores e crenças.

frufru47. Votos personalizados

Nada mais lindo e personalizado do que ler os seus próprios votos. Não perca a oportunidade de dizer aos quatros ventos o que você sente e espera para o futuro de vocês. É importante deixar isso registrado e dizer quais são seus planos dali pra frente.

Mas se você morre de vergonha e não gosta de se expor dessa forma, não tem problema. Escreva seus votos e leia para seu (sua) companheira após o casamento, num momento íntimo só entre vocês dois. Mas não perca a oportunidade linda de personalizar esse momento do jeito mais especial, com suas próprias palavras e sentimentos!

votos-personalizados

Foto: Val + Wander

frufru

E para quem gosta de vídeos, esse conteúdo também pode ser assistido aqui:

A segunda parte, vai ao ar na semana que vem, aguarde!

frufru

E não deixe de compartilhar as suas ideias para personalizar o casamento!