Essa semana quero conversar com vocês sobre um momento muito especial na festa de casamento: a dança dos noivos, ou a primeira dança, como costumamos chamar.

Vocês já devem ter ouvido falar, que em determinado momento da festa de casamento é bem comum os noivos fazerem uma dança, esse é mais um dos protocolos formais de uma festa tradicional de casamento. Só que como nós temos desconstruído muitas coisas nesse ritual de casamento, a primeira dança é um dos símbolos que tem sido ressignificado e muitos casais tem até mesmo excluído esse momento da festa de casamento.

O sentido original dessa dança é bem antigo, e está relacionado ao momento onde o casal se apresentava à corte e aos convidados pela primeira vez, como marido e mulher. Ou seja, o significado da primeira dança está completamente desatualizado, mas nós podemos dar uma repaginada nele, não é mesmo? Assim você cria um momento delicioso no seu casamento, cheio de intimidade e carinho.

Hoje em dia ela é somente mais um dos protocolos, junto com o corte do bolo e o brinde dos noivos, mas poucos pensam no significado dela e em como transformá-la em um momento autêntico e único.

Nos últimos anos temos vistos alguns casais tentando já dar uma modernizada nesse momento e coreografando a dança, convidando os padrinhos para dançarem junto, alguns se arriscando até mais e fazendo um flash mob… E isso é muito legal, uma forma de dar mais autoria para o momento e transformá-lo em algo mais personalizado.

frufru

A primeira dança tem que ser uma valsa?

Para início de conversa você não tem nem que fazer a primeira dança, se isso não fizer sentido para vocês. Mas se optarem por viverem esse momento, podem escolher a trilha sonora e o estilo que preferirem!

Se quiserem ser tradicionais, a valsa é sim uma ótima escolha! Caso contrário, sintam-se abertos para escolherem.

Vocês podem escolher uma música que seja especial para vocês dois ou para a família. Que tal a música do casamento dos pais de vocês, como uma homenagem, por exemplo?

frufru

É legal coreografar a primeira dança dos noivos?

Esse “é legal” é muito pessoal. Cada um tem uma opinião a respeito. Tudo vai depender de qual é o seu objetivo com aquele momento, qual é o significado que você quer dar a ele.

Por exemplo: a sua ideia é animar a pista de dança, e ter uma festa bem animada com a pista bombando? Então fazer uma dança coreografada, com uma música bem animada e padrinhos envolvidos pode ser uma ótima forma de começar passando essa ideia para seus convidados!

Mas se a sua intenção for, em outro exemplo, ter um momento mais romântico e íntimo com o marido, uma música especial e um dois pra lá, dois pra cá vão funcionar muito bem!

Vocês adoram dançar e esse é um hobby dos dois? Pode ser um bom momento para mostrar a todos como vocês mandam bem  e como tem sintonia na hora da dança.

No final das contas, a resposta é única e intransferível. Pensem no que vocês querem que essa primeira dança represente para vocês e só depois definam como ela será!

frufru

Uma ideia

Uma ideia legal para se fazer nesse momento da primeira dança é fazer aquela chuva de pétalas! Seja de pétalas, arroz, corações, sparkles, não importa. Além de animar o momento, as fotos ficam lindíssimas!

frufru

Qual música escolher?

Não tenho resposta pra isso, infelizmente. Ou felizmente, rs. Ia ser bem chato se alguém decidisse por vocês quais as melhores músicas para os momentos do seu casamento, não é verdade?

Pense com carinho e escolha uma música que “fale” de vocês, que faça parte da história de vocês e que tenha realmente um significado especial.

frufru

E a minha dica final é…

Encontre um significado especial para a sua primeira dança na sua festa de casamento. Não faça só porque todo mundo faz, somente para seguir um protocolo. Transforme esse momento em mais uma lembrança muito especial do dia do seu casamento. Seja ele animado, ou romântico, não importa, que seja especial, único e inesquecível.

Não perca a oportunidade de viver esse momento, que pode ser muito legal, se vocês cuidarem dessa maneira.

frufru

E agora, bora assistir esse conteúdo em vídeo 😉