O tão esperado dia do seu casamento se aproxima e você já começou a pensar nos preparativos? Que tal organizar seu evento de forma sustentável? O orçamento apertado e a vontade de ser mais engajado estão fazendo com que muitas pessoas optem pelo eco wedding, um jeito mais responsável de fazer uma festa de casamento.

Se você se interessa por uma celebração de casamento sustentável, tendência que vem se popularizando entre os noivos, acompanhe o post de hoje e veja as 5 dicas que preparei! Vamos lá?

eco-wedding--5-ideias-para-uma-festa-de-casamento-sustentavel27828

frufru

1. Aposte em uma decoração diferente

Se as luzinhas já eram uma tendência americana, agora, elas chegaram para ficar nos casamentos brasileiros. Essa opção é um verdadeiro charme para a parte externa da festa, principalmente se você for explorar espaços ao ar livre. É possível comprar as luzinhas prontas ou fazê-las você mesmo, colocando as lâmpadas.

As garrafas e potes de vidro também podem ter um papel muito importante na decoração. Você pode colocar algumas flores dentro e deixá-los sobre a mesa. Também, um detalhe que chama muita atenção é optar por pendurá-los e deixá-los suspensos. Assim, você consegue decorar todo o ambiente do casamento de uma maneira diferente e mais romântica.

frufru

2. Aproveite para economizar energia

Quer maneira melhor de economizar energia que casar durante o dia? Dessa forma, você consegue usar a iluminação natural. E não precisa ser nada muito cedo, caso a ideia não lhe agrade ou você não goste tanto das manhãs, pois é possível aproveitar a claridade também no final da tarde.

Outra opção a ser explorada é o uso de velas — elas dão um toque especial e clássico à sua decoração e ainda poupam energia.

frufru

3. Use os caixotes encontrados nas feiras

Muita gente não dá nada pelos caixotes de feiras, mas eles podem ser explorados de forma criativa. Com uma simples lixada eles dão um ar bem diferente e você pode decorá-los com flores dentro, montar uma estante para colocar os bem-casados (ou outra lembrancinha) e o que mais sua criatividade imaginar. E o melhor de tudo é que você consegue vários deles na feira sem pagar nada, sendo uma opção super econômica.

Prisma-Blanco-Fotografia

Prisma-Blanco-Fotografia

frufru

4. Desenvolva opções alternativas para o convite e menu

O conceito de eco wedding pode estar relacionado inclusive com o convite e a papelaria do seu casamento. Você pode optar por papéis mais simples, preferencialmente os reciclados, na hora de encaminhar para os seus convidados. Até porque, convenhamos, simplicidade é um conceito considerado muito charmoso hoje em dia.

Já os menus que ficam nas mesas e outras papelarias também podem ser inteligentemente substituídos pelas lousas — que, além de tudo, ainda são charmosas.

frufru

5. Dê uma lembrancinha verde

Muitos convidados saem do casamento esperando alguma lembrancinha para recordar aquele momento tão especial. Então, para fechar a noite com mais um exemplo de sustentabilidade, você pode distribuir lembrancinhas verdes, formadas por mudas de árvores e sementes. Essa é uma ideia alternativa e pode estimular seus convidados a também cuidarem do meio ambiente, tendo um papel importante no reflorestamento.

Aqui no blog tem um post super completo com várias sugestões de lembrancinhas ecológicas. Passa lá para conferir!

frufru

Essas são algumas dicas para que seu eco wedding seja um verdadeiro sucesso, encantando todos os convidados. Assim, você conseguirá surpreender cada um deles e, quem sabe, estimular medidas mais sustentáveis no dia a dia de cada um.

Possui alguma outra ideia legal para compartilhar? Deixe seu comentário!