Ei amores! Temos mais um episódio da nossa série “O cerimonial vai te responder!” Quem responde as dúvidas de hoje é a Mariella Carvalho Eventos, sinônimo de profissionalismo e competência (amooo)!

Vamos começar?

frufru

1. As decorações em cerimônias religiosas estão com algumas restrições. O que as igrejas impõem e são todas as igrejas católicas?

(pergunta feita pela leitora Izabella Caroline)

Cada igreja tem suas próprias regras e essas são passadas assim que os noivos definem a data e assinam o contrato, o mesmo acontece com as músicas e entradas permitidas. Mas a maioria limita sim, o uso de muitos arranjos e também a colocação de decoração ao longo da nave. Os decoradores que estão habituados a decorarem as igrejas já estão cientes dessas regras! A minha dica é entrar em contato com os outros casais que casarão no mesmo dia, e, dessa forma chegarem num consenso sobre como será essa decoração! Se todos quiserem um pouco mais do que a igreja permitir, agendem um horário para poder conversar melhor e se possível com a companhia do cerimonial.

Nina Fernandes Fotografia

Nina Fernandes Fotografia

frufru

2. Como prender a cauda do vestido e em que momento isso deve ser feito? Da para prender a cauda de qualquer vestido?

(pergunta feita pela leitora Camila Campolina)

Normalmente prendemos essa cauda após as fotos oficiais, para que a noiva fique mais a vontade pra entrar na festa e dançar! Mas isso depende do tamanho da cauda e da dança, se não for atrapalhar, pode ser presa após a dança. Se o vestido tem uma cauda, sugiro que seja presa! E a forma com que isso deve ser feito é passada na última prova do vestido! O ideal é que o cerimonial esteja presente nessa última prova, mas se não puderem acompanhar, ​peça ​a equipe da loja ​para ​filma​r​ como se faz ! Não tem erro! É importante também, que o local em que a cauda será presa aguente o peso do vestido! Já tive muitos casos em que o uso de alfinetes foi necessário para garantir que ela ficasse presa até o fim da festa!

Foto: iPhoto Studio

frufru

3. Os votos personalizados não são comuns em cerimônia religiosa, é proibido? 

(pergunta feita pela leitora Thainá Moura)

Não é proibido não! Algumas igrejas permitem, mas como isso foge do ritual da cerimônia, deve ser conversado anteriormente com o Padre que fará a cerimônia.​

Casamentos-reais-cerimonial

Foto: Marina Ushiro

frufru E deixe aqui nos comentários a sua pergunta que no próximo “episódio” da nossa série “O cerimonial vai te responder” ela será respondida 😉